As habilidades técnicas são, sem dúvida, relevantes, mas já não suficientes para se destacar na carreira
Por Ronaldo Costa Pinto – Diretor sênior de RH para LATAM da PTC Therapeutics
Atribuída a Sócrates, a frase “conhece-te a ti mesmo” pode ser encarada como um mantra para quem deseja ter uma jornada de sucesso nas funções que ocupe ao longo de sua carreira. E a área de Recursos Humanos de qualquer empresa pode ajudar nessa jornada ao fomentar o autoconhecimento dos funcionários ao oferecer formas de estimulá-los a crescer. Nesse sentido, duas ferramentas combinadas, a Herrmann Brain Dominance Instrument (HBDI) e a Clifton Strengths, proporcionam uma visão holística da personalidade do profissional, que pode potencializar a produtividade harmônica entre os diversos perfis, com uma abordagem personalizada e focada na identificação das fortalezas individuais e na diversidade de pensamento e comunicação.
Criador do método Clifton Strengths, o psicólogo, educador, escritor e pesquisador norte americano Donald Clifton foi uma figura central e um dos pioneiros no desenvolvimento da psicologia positiva. Ele enfatizava a importância de reconhecer e valorizar os pontos fortes das pessoas. Dessa forma sua ferramenta identifica, por meio de uma pesquisa dividida em quatro áreas (execução, influência, construção de relacionamento e pensamento estratégico), as características naturais e únicas de cada indivíduo, fornecendo uma lista de suas 34 fortalezas ou temas de talentos, classificados em ordem de intensidade.
Com isso, é possível se concentrar no que as pessoas fazem melhor, e impulsionar a promoção do autoconhecimento e do desenvolvimento de aptidões pessoais e profissionais para alcançar o sucesso e a realização pessoal. Ao reconhecer e valorizar seus pontos fortes, as pessoas se sentem mais confiantes e isso cria um ambiente de colaboração benéfico para todos.
As habilidades técnicas são, sem dúvida, relevantes, mas já não suficientes para se destacar na carreira. Se as chamadas soft skills já eram dadas como importantes, hoje e para além elas são a chave para o sucesso profissional. E como tirar proveito e mesmo desenvolvê-las? Novamente, o verbo é se autoconhecer. Ao conhecer seus estilos de pensamento predominantes, se adquire clareza sobre suas forças e preferências cognitivas, o que permite uma maior compreensão do funcionamento do indivíduo no dia a dia, como potencializar algumas áreas e desenvolver outras para alcançar um melhor desempenho.
Esta é a base da teoria da dominância cerebral, criada por Ned Herrmann, escritor norte americano, conhecido por sua pesquisa em pensamento criativo, que deu origem à Herrmann Brain Dominance Instrument (HBDI). Seu modelo de análise de perfis é baseado nos atributos de cada área do cérebro que define as preferências de pensamento e de comunicação, e, portanto, as características próprias de comportamento. Herrmann criou quatro distintos padrões identificáveis e sistematicamente qualificáveis pela forma com que os indivíduos reagem às situações e desafios diários.
Por exemplo, pessoas com um perfil cerebral dominante em áreas no hemisfério direito do cérebro, geralmente associado a habilidades artísticas e criativas, podem ser mais propensas a ter capacidades relacionadas à empatia, compaixão e comunicação interpessoal. Já aqueles com um perfil dominante em áreas como o hemisfério esquerdo, que é geralmente associado a qualidades analíticas e lógicas, podem ser mais propensos à resolução de problemas e pensamento crítico.
Sabemos que a chave para o sucesso profissional é ter uma abordagem holística, ou seja, a capacidade de superar desafios utilizando das diversas habilidades que a pessoa vai adquirindo e desenvolvendo em seus anos de experiência. É muito simplista resumir que o sucesso de um profissional seja pautado por seu conhecimento técnico, ainda que crucial para muitas profissões. “Conhece-te a ti mesmo” é que pode possibilitar moldar um profissional. Se você é capaz de fazer isso, não há limites para o que possa vir a alcançar. E, se sua empresa puder te ajudar nessa jornada, melhor para ela e para você.