Com esses cinco conselhos em mãos, o desafio é colocar a mão na massa. Por onde você deseja começar?
A influenciadora financeira Bruna Santtos (@meudetoxdevida) fez uma lista para a Serasa com cinco dicas sobre como as pessoas podem melhorar a sua relação com o dinheiro no próximo ano. Na avaliação de Bruna, antes de mais nada, é preciso entender que o dinheiro não é nosso inimigo, mas um meio para viabilizar os nossos sonhos e projetos.
“Você já parou para pensar na sua vida ideal? Quanto você receberia? Quanto gastaria? Saber o que desejamos é fundamental para criarmos estratégias para construir, ‘tijolo por tijolo’, a vida que desejamos viver”.
Confira a lista com as recomendações da influenciadora:
- Tenha um sonho para colocar na ponta do lápis
Normalmente, temos uma lista infinita de coisas que desejamos realizar. Que tal começar pelo principal? O sonho é seu motor para ser mais criativo(a) e ousado(a). Se sonhar for difícil demais para você, estabeleça um objetivo ou uma meta para que você canalize sua energia e ação. Em seguida, pergunte-se: como eu poderia realizar este sonho hoje? O que eu preciso fazer para que este objetivo se torne realidade? Como diria Emicida, “você é o único representante do seu sonho na face da terra. Se isso não fizer você correr. Eu não sei o que vai”.
- A prática leva à perfeição
Administrar seu dinheiro todos os meses é um processo constante e desafiador. Há diversos modelos de acompanhamento para conseguir saber quanto entra e quanto sai. O segredo não está em anotar os gastos; o ideal é planejar antes para onde o dinheiro vai e depois seguir o plano. Pode ser que você fracasse no primeiro mês, faz parte da jornada do autoconhecimento financeiro. Observe o que falhou e teste novamente. Após um tempo de prática, você vai entender melhor qual seu jeito de lidar com as suas finanças. Lembre-se: planejamento financeiro é feito para pessoas, e não para máquinas, caro ser humano!
- Sua inteligência emocional te ajudará a lidar melhor com o dinheiro
Conheço muitas pessoas que gastam dinheiro compulsivamente para lidar com suas emoções, mas não precisamos pensar somente no compulsivo. Observe sua relação emocional com o dinheiro: o que eu faço quando estou _________ (triste, estressado(a), magoado(a), feliz)? Comece a observar como você gasta seu dinheiro quando se sente assim. Como disse Bion, “a razão é escrava da emoção e existe para racionalizar a experiência emocional”. Então, se for possível, busque ajuda psicológica para tratar a raiz da questão.
- Aprenda a gerar mais renda
Seja ambicioso(a) para gerar mais dinheiro. Quanto você deseja receber de renda? O que você tem feito de forma prática para gerar mais dinheiro? Eu gostaria que alguém tivesse me ajudado a pensar mais nos meus próximos passos em relação à minha carreira. Qual é o seu próximo cargo? Você está trabalhando e estudando para conseguir esta oportunidade?
- Não há uma fórmula mágica para o enriquecimento
Sei que muitas pessoas buscam atalhos para dobrar, triplicar o dinheiro e, por falta de conhecimento, caem em golpes e pirâmides financeiras. Neste caso, quanto mais conhecimento melhor. Então estude, pratique guardar dinheiro com constância e disciplina, procure fontes confiáveis, converse com as pessoas e profissionais da área antes de tomar qualquer decisão em relação ao seu dinheiro. Rentabilidades exorbitantes não existem!