Mal que afeta grande parte dos profissionais pode ser amenizado com pequenas atitudes no dia a dia
Excesso de responsabilidades, falta de reconhecimento profissional e pressões financeiras são grandes causadores da tensão no trabalho, mal que gera estresse e afeta a saúde física e psicológica de grande parte da população nos dias de hoje. Quando fora de controle, essa tensão pode gerar um alto nível de esgotamento profissional, prejudicando não só a saúde, mas também a performance e a carreira. E existe uma fórmula para combatê-la?
Não existe uma fórmula milagrosa, mas algumas atitudes podem ajudar a aliviar a tensão e aprender a lidar com as exigências, elevando a sua performance. Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, elencou as 5 principais estratégias que podem ajudar a reduzir essa tensão no trabalho.
- Mude sua forma de pensar
Assuma de vez que as responsabilidades, decepções e os conflitos sempre estarão no seu caminho. “Quando sua mente estiver preparada para aceitar desafios, você estará preparado para transforma-los em oportunidades de crescimento”, explica Villela.
- Mantenha relacionamentos saudáveis
Relacionamentos saudáveis são fundamentais para uma vida corporativa positiva e produtiva. O segredo para minimizar as tensões, nesse caso, é aceitar as pessoas como elas são. Ou seja, aceitar suas respectivas forças e limitações. “Sabendo lidar melhor com seus chefes, clientes e colegas de trabalho, você evitará conflitos e os enxergará sob novas perspectivas”, recomenda o coach.
- Cultive a positividade
Encarar os desafios de forma mais positiva o ajudará a viver de forma mais edificante. “Comece pelas pequenas atitudes, como um sorriso e pequenas demonstrações de gratidão e respeito. Você notará que as pessoas serão tocadas por isso e, aos poucos, o ambiente de trabalho ficará mais leve”, recomenda Villela da Matta. A ideia é intensificar até que consiga encarar os desafios como oportunidades de aprendizado e crescimento, até que a tensão se transforme em satisfação.
- Pare por alguns minutos
Você é humano, o seu corpo e a sua mente têm limites. Respeite-os. Não espere a carga de trabalho extrapolar o seu limite; não espere o estresse sair do controle; não espere chegar a síndrome de burnout. Cuide de sua saúde – sem ela, não existe performance profissional que resista.
- Tenha vida pós-trabalho
O que você faz nas suas horas vagas? “Mesmo que você tenha pouco tempo livre, é fundamental dedicar algumas horas especialmente para si mesmo”, explica Villela. Pratique esportes, leia livros, vá ao cinema, viaje, saia com os amigos. Vivencie momentos de lazer, o que, além de gerar mais satisfação com a vida, trará mais satisfação no trabalho. Quanto mais prazer você tiver na vida, mais leveza você terá para enfrentar os desafios e lidará melhor com a tensão no trabalho.
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