Novo recorde de demissões no Brasil reforça movimento pela busca de flexibilidade e autonomia, principalmente nos setores mais aquecidos da economia
Mesmo diante do alto número de desempregados, o Brasil vem registrando milhares de pedidos de demissão voluntária mês a mês, movimento que tem sido liderado por profissionais qualificados, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) publicados nesta semana. No acumulado dos últimos 12 meses, até agosto, o país registrou 6.595.634 pedidos entre trabalhadores com carteira assinada, segundo dados do Caged. Diante deste cenário, a Randstad – consultoria global de recrutamento e seleção, tem observado uma nova tendência entre profissionais qualificados, a busca por atuações em projetos com tempo determinado, em que essa força de trabalho atua como consultora em grandes tomadas de decisão, especialmente profissionais de média e alta liderança.
Employer branding: conectando pessoas por meio de propósito
Sua marca pessoal, seu passaporte para o sucesso
O que é a marca do funcionário? E por que sua empresa deve investir nesse propósito
‘Temos visto mensalmente o Brasil bater recorde de demissões voluntárias, que já representa um terço do total de demissões. Esse resultado é reflexo dos movimentos puxados por profissionais mais qualificados que declaram priorizar uma vida mais equilibrada. Vemos uma nova tendência no mercado, em que esses talentos buscam por desafios constantes, mas que ofereçam flexibilidade, não só em relação aos horários, mas também a possibilidade de estarem conectados de qualquer lugar – possibilitando-os se adequar também atividades pessoais”, diz Diogo Forghieri, Diretor de Talent Solutions da Randstad.
O estudo Randstad Workmonitor 2022, que ouviu mais de 30 mil pessoas ao redor do mundo para captar seus anseios e apontar as tendências do universo do trabalho, aponta que 90% dos trabalhadores brasileiros consideram importante ter horas de trabalho mais flexíveis, ficando acima da média global, 83%.
Pensando nesse movimento, a Randstad desenvolveu uma nova solução para atender a este público e às empresas, visando a contratação de profissionais qualificados em cargos de liderança para atuar como consultores em projetos com tempo determinado. “O Interim Professionals é uma modalidade que implementamos há alguns meses e já temos cases relevantes. Temos especialistas a C-Levels que apoiam empresas em todas as alçadas de tomadas de decisões, como projetos de expansão, reestruturação ou que passam por alguma grande mudança”, complementa Diogo.
Os profissionais com muita bagagem e conhecimento atuam como consultores em seus respectivos mercados para projetos específicos, tais como gestão de projetos – implementação de sistemas e otimização de processos, gestão da mudança – como em fusões e aquisições, desenvolvimento de novos negócios e produtos, além de substituição temporária para atender às demandas por habilidades específica.
O modelo é customizado e atende aos setores mais aquecidos, como os de Contabilidade e Finanças, Engenharia e Supply Chain, Jurídico e Compliance, Recursos Humanos, Gestão de Tecnologia, Healthcare & Life Sciences, Vendas e Marketing.
Para saber mais, acesse: Interim Randstad Brasil