Tecnologia
Tendência

Ranking destaca empresas de tecnologia com cultura mais ética do Brasil

Dados apontam que menos de 1% do total de empregos formais são ocupados por pessoas com deficiência, mas algumas organizações já estão em busca de boas práticas para melhorar esse índice

Uma cultura ética é fundamental para que empresas cresçam de forma sustentável. Promover um ambiente de trabalho que siga essa base favorece a retenção de talentos e alavanca o sucesso dos negócios. Para avaliar o grau de ética das empresas brasileiras, a consultoria de alta gestão Virtuous Company divulgou o Ranking Virtuous Company de Cultura Ética 2020. O estudo inédito contempla vários segmentos, entre eles  o de  tecnologia e telecomunicações. A  Involves, empresa de Florianópolis que desenvolve soluções para gestão de trade marketing, ficou em primeiro lugar geral da avaliação do setor de tecnologia e telecomunicações. A ThoughtWorks e a Bluesoft completam o topo da lista nas 2ª e 3ª posições. 

Para criar o ranking, a Virtuous Company desenvolveu um indicador que mede o nível de cultura ética nas empresas. Ele é composto por dez critérios, cinco  positivos e cinco negativos. Os aspectos positivos considerados são confiança organizacional, liderança ética, orientação para o bem comum, empatia e liberdade para falar; e os  negativos  são injustiça organizacional, liderança abusiva, orientação egoísta, falta de consciência e medo de retaliação. Uma lista com 5.370 palavras e expressões associadas a cada aspecto foi considerada para estabelecer a pontuação. 

A pesquisa analisou 1.871 organizações brasileiras com base em mais 376,7 mil avaliações publicadas por  colaboradores no site Glassdoor entre  2015 e 2019. O grau de cultura ética de cada empresa foi calculado pela diferença entre os aspectos positivos e negativos das avaliações. Do setor de tecnologia e telecomunicações foram analisadas 268 organizações. A Involves ocupa a primeira posição do ranking e também aparece em 1º lugar em “Liderança Ética” e em 6º lugar na categoria “Orientação para o bem comum”. 

Para o CEO da empresa, André Krummenauer, o reconhecimento é fruto da cultura organizacional baseada na transparência e na diversidade desenvolvida na empresa desde o início, há mais de 10 anos. “Estar no topo desse ranking representa o resultado dos valores que cultivamos na Involves, do nosso foco em promover um ambiente ético, responsável, diverso e saudável”, afirma André. 

A Gerente de Pessoas da empresa, Thuany Schutz, acredita que a prática dos valores da empresa no dia a dia é fundamental para o desenvolvimento dessa cultura. “Na Involves, os valores não são apenas palavras bonitas, eles norteiam todas as nossas decisões e entregas. A cultura humana, baseada na comunicação aberta e no respeito, está enraizada no nosso trabalho e acredito que é justamente por isso que estamos em primeiro lugar”, completa. 

Criada em 2009, a Involves tem sede em Florianópolis (SC) e filiais em São Paulo (SP), México e Bolívia, atende clientes em 21 países com soluções de gestão de trade marketing e acompanhamento da performance de equipes de campo em tempo real. As soluções da Involves tem na carteira de clientes grandes nomes como L’Oréal, Fini, Unilever, Playstation, Motorola, Seara, Danone e 3 corações. Além disso, em 2019 a empresa deu início a seu processo de internacionalização. 

 

Vejas as dez primeiras posições do Ranking Virtuous Company de Cultura Ética para o setor de tecnologia: 

  1. Involves
  2. ThoughtWorks
  3. Bluesoft
  4. Mercos
  5. DOC88
  6. Eduzz
  7. DP6
  8. Soften Sistemas 
  9. Dextra
  10. Guiabolso 

 

 


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo