Neste momento de crise, temos aprendido a ser mais rápidos, flexíveis, criativos e colaboradores com maior produtividade, principalmente por estar exercitando diariamente a troca, a criação de soluções e o engajamento responsável. E para isto estamos sendo exigidos a aprender com maior velocidade.
Muitos relatos da importância desse momento marcante, demostram o quanto servem para afirmar crenças, padrões e modelos sobre o significado da liderança e do poder a ser exercido, a mantra como valoriza e trata as pessoas, os temas de trabalho e seus relacionamentos dentro e fora do trabalho na sua trajetória profissional.
Ouvimos com frequência dois tipos de comentários:
Com o novo cargo, o profissional ficou humilde e não perdeu a capacidade de aprender; ou depois da promoção o poder subiu à cabeça.
Isto mostra como é importante se preparar para ir crescendo em poder e autoridade.
Como encarar este momento:
Desafiando-se para desenvolver-se como líder?
Ou para assumir um cargo de liderança?
Ou para ambas situações?
Vamos listar algumas ações desse preparo sabendo que os principais atributos que distinguem um líder, são pessoais e técnicos. Faça algumas perguntas para definir como quer ser visto:
Que tipo de líder quero ser?
Aquele velho “cão de guarda” que lidera pelo medo, pela agressividade, ou um líder que inspira e faça seguidores engajados?
Quanto me conheço e sou capaz de aprender e o que me falta para formular um plano de capacitação, plano educativo?
Sei ouvir e reconhecer as pessoas?
Sei ouvir um feedback?
Tenho confiança em mim e nas pessoas ao meu redor?
Sou empático com as necessidades do outro para entender e construir melhores relacionamentos?
Ao se fazer essas perguntas você terá uma grande oportunidade de montar ações para crescer e evoluir como pessoa e líder.
Há outra faceta que se refere ao seu papel como líder e que também pode se apoiar em perguntas para construir ações eficazes na liderança. Se estou assumindo um papel de liderança, preciso conhecer três coisas importantes:
O contexto onde vou atuar, as necessidades mais críticas e como funcionam processos e cultura.
Junto a isto será valioso conhecer o que se esperam de mim, quais entregas, desafios, metas e objetivos para transmiti-los a equipe. Também será útil saber com quem vai trabalhar, que pessoas e profissionais e qual é a qualidade do ambiente e as relações para declarar o que se espera deles, como gosta de trabalhar e principalmente aonde querem chegar juntos.
Há uma grande diferença entre ser “chefe” e ser líder.
Lembre-se:
Conheça o descritivo da sua posição;
Conheça os desafios, objetivos e metas;
Conheça as responsabilidades e autoridade do seu cargo;
Conheça quais os contatos da sua rede interna e externa;
Conheça as expectativas do seu superior e da empresa;
Conheça quem é quem na sua equipe, suas forças e vulnerabilidades;
Invista tempo e ações para desenvolvê-los;
Mantenha o foco e o rumo no trabalho;
Mantenha disciplina operacional e fluxo de trabalho conhecido por todos;
Mantenha reuniões frequentes e as pessoas sempre informadas;
Use palavras positivas;
Estimule a colaboração;
Agradeça, recompense e comemore.
Novos líderes estão surgindo, seja um deles.
Por Rosa Bernhoeft, especialista em liderança e gestão de altos executivos