Um tema que causa bastante polêmica no mercado de trabalho é o das premiações, não porque as pessoas acreditem que ele não deva ser dado e sim como deve ser esse reconhecimento: dinheiro, benefícios, uma cesta com alimentos típicos da época?
O que importa é que esse agradecimento pelos resultados entregues ao longo do ano seja um reconhecimento e proporcione algo especial ao colaborador, além de conferir uma memória que remeta à boa experiência naquela empresa e, claro, que seja algo proporcional ao empenho e dedicação. Isso, certamente, vai ajudar na construção da marca empregadora para muitos players do mercado.
Ninguém quer guardar outra bugiganga, por mais incrível que ela pareça ser, por essa razão, para que uma estratégia de reconhecimento seja eficaz, ela precisa possibilitar recompensas significativas à equipe.
Neste mesmo cenário, claro que receber um dinheiro extra é bom, mas os valores se perdem na recordação das pessoas, uma vez que muitas vezes o valor é usado para pagar alguma dívida ou vai para um investimento.
Por isso, oferecer experiências é o melhor que uma companhia pode fazer para congratular seu colaborador pelo trabalho realizado. Proporcionar ao colaborador uma série de itens que podem aguçar sentidos, parece ser o melhor para ele e para a companhia. Experiências que promovam bem-estar são lembradas com carinho e se for uma viagem, por exemplo, ainda traz bagagem cultural e de vivência.
Outra forma de possibilitar um impacto duradouro é envolver familiares ou amigos dos funcionários na comemoração. Nada melhor do que ter por perto quem nos faz feliz em um momento de reconhecimento.
Uma coisa é certa: Não importa qual seu cargo em determinada companhia, o reconhecimento de quem está no dia a dia da empresa é fundamental para o sucesso do negócio. Até porque, um colaborador motivado pensará duas vezes ao aceitar uma nova proposta do mercado.
Bruno Carone, co-fundador da startupFérias & CO