Além de ter a liberdade para trabalhar em home office quando quiserem, colaboradores terão espaço para refeições, frutas, chopp, snacks e games em dias de jornada presencial
A Recovery, empresa do Grupo Itaú e especialista em recuperação de crédito, acaba de reabrir o seu escritório na capital paulista optando por um modelo de trabalho flexível – sem obrigatoriedade de estar presente no escritório. A decisão da empresa potencializa a tendência de “anywhere office” tão marcante no mundo do trabalho hoje em dia.
Anywhere office é um modelo de trabalho em que os funcionários realizam as suas atividades em qualquer lugar. A Recovery possui atualmente funcionários trabalhando de 11 diferentes estados: São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Goiás, Ceará, Paraíba, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.
Já para os dias em que os colaboradores quiserem trabalhar pessoalmente, a empresa proporciona um ambiente completo. Os colaboradores contam um espaço moderno na Avenida Paulista, com 144 estações de trabalho, um espaço de convivência e copa com infraestrutura para as refeições. Há ainda mesas para uso livre e colaborativo, além de armários com senha para utilização rotativa. A reserva das estações de trabalho é feita de maneira prática, por meio de um aplicativo.
Para adotar essa dinâmica, a Recovery realizou uma pesquisa no segundo semestre de 2020, ainda no primeiro ano da pandemia, para avaliar alguns aspectos do home office em comparação com o modelo presencial. Nos resultados, a maioria dos Reclovers, como são carinhosamente chamados os funcionários da empresa, mostrou interesse em seguir com flexibilidade para trabalhar de qualquer lugar, pelo menos, três dias por semana. A Recovery decidiu, então, oficializar o modelo flexível, sem a exigência da ida presencial ao escritório. Não existe escala de trabalho presencial e o funcionário que preferir, por exemplo, ficar 100% remoto, terá seu pedido atendido. Para 72% dos entrevistados, três dias ou mais era o ideal para trabalhar remotamente. Os benefícios citados pelos colaboradores foram produtividade, qualidade de vida e dinâmica no trabalho.
Um outro estudo recente, dessa vez feito por acadêmicos de Harvard, nos Estados Unidos, com 130 funcionários administrativos das principais empresas norte-americanas, apontou que um ou dois dias no escritório é a configuração ideal para o trabalho híbrido.
“O aprendizado dos últimos dois anos nos mostrou que o modelo flexível, é eficaz. E assim, a Recovery mantém esse foco, conseguindo os mesmos resultados de eficiência e engajamento dos nossos 280 Reclovers. Queremos engajar nosso time e criar um ambiente propício para um crescimento horizontal e conjunto”, afirma Márcia Salgado, Diretora de Pessoas na Recovery.
Frutas, foodbike e Chopp
Além da modernização do espaço, após a reabertura total e oficial do escritório, algumas iniciativas foram novamente incorporadas. A empresa voltou a oferecer chopp e amendoim duas sextas por mês e cestas de frutas duas vezes por semana, além de disponibilizar vídeo game, jogos de tabuleiro e cartas. A máquina de snacks e bebidas da copa foi reativada e o serviço de foodbike foi implementado uma vez por mês, oferecendo possibilidade de almoço no local. No clima de #sextou, o expediente às sextas continua terminando mais cedo, às 16h.
Contratação 100% digital
Nos últimos anos, a Recovery também adotou um processo de contratação digital que será mantido mesmo no pós pandemia. Segundo Márcia Salgado, a companhia tem apostado em ações que ajudam a identificar o fit entre o candidato e a empresa durante um processo seletivo, como usar gamificação e dinâmicas comportamentais no processo de seleção e promoção.
“Buscamos pessoas apaixonadas por impactar positivamente outras vidas. O nosso ambiente é dinâmico, leve, colaborativo e aberto à diversidade, portanto os talentos que procuramos precisam se identificar com essas características”, finaliza Márcia Salgado.