Encontrar uma agulha no palheiro. Quem já tentou, sabe como é complicado e parece uma causa perdida. Muitos RHs de empresas se sentem exatamente assim durante a busca por talentos profissionais. Porém, o recruitment marketing é a ferramenta que pode facilitar esse processo.
Neste artigo, explicaremos o que é esse conceito. Falaremos também sobre os seus principais benefícios e como implantá-lo na sua empresa. Acompanhe os próximos tópicos!
O que é Recruitment Marketing?
O recruitment marketing ou em português, marketing de recrutamento, é uma metodologia para atração de talentos que utiliza técnicas da área de marketing. O objetivo é conseguir o maior número de candidatos com o perfil adequado para uma vaga interna.
Para chegar nesses profissionais, o recruitment marketing faz com que os candidatos atravessem as etapas do funil de vendas: atração, nutrição, engajamento e conversão. Na jornada pelo funil, o RH usa diferentes estratégias que visam capturar a atenção, estimular o desejo de trabalhar na organização e elevar a retenção de talentos.
Não confunda recruitment marketing com employer branding. Podemos dizer que são estratégias que se complementam, mas que possuem objetivos diferentes. O primeiro é direcionado para a atração dos melhores talentos. Já o segundo, é voltado para a construção de uma imagem positiva do negócio.
Na prática, o employer branding cuida do valuation (valor da marca) da empresa, gerando visibilidade. Por sua vez, o recruitment marketing reforça essa visibilidade para atrair valiosos profissionais.
Quais são os principais benefícios?
São muitos os benefícios da implantação do recruitment marketing. A seguir, apontaremos alguns deles.
Engajamento dos candidatos
Um processo de recrutamento feito com o recruitment marketing aumenta o engajamento dos candidatos, provocando o desejo pela contratação. O resultado são processos seletivos mais assertivos, uma vez que a disputa entre os candidatos fará com que revelem todo o seu potencial para os recrutadores.
Investimento estratégico
Com as técnicas de atração do recruitment marketing, a empresa economiza tempo e capital com candidatos não alinhados com o cargo ou a cultura interna. Em vez disso, o RH canaliza os investimentos para ações inteligentes que trarão um excelente retorno para a empresa.
Buscas e filtros estratégicos
O recruitment marketing torna mais efetivas as buscas e os filtros para encontrar os candidatos compatíveis com os desejos da empresa. Sendo assim, o tempo de contratação sofre uma redução expressiva. O resultado disso é a otimização nos serviços do time de recrutamento e seleção.
Equipes formadas por talentos
Com um processo de recruitment marketing estruturado, o seu recrutamento irá decolar e a empresa construirá um time repleto de colaboradores talentosos e altamente produtivos.
Como ele impacta o setor de RH?
O marketing de recrutamento é uma mudança na maneira de pensar do RH. Antes, a área não se preocupava muito com transformar profissionais em candidatos, pois o foco era “jogar a rede” e arrastar uma pilha de currículos para a mesa dos recrutadores.
Nesse novo cenário, podemos destacar três estratégias do recruitment marketing que remodelaram o processo seletivo do RH. São elas:
- O candidato é como um cliente. O anúncio da vaga é como uma oferta de venda;
- A contratação não é o fim, mas o começo de um relacionamento de parceria entre a empresa e o contratado;
- O RH precisa conquistar os candidatos e não o contrário.
Como colocar o recruitment marketing em prática?
O sucesso do marketing de recrutamento se sustenta em práticas eficientes. Sem elas, o processo não entregará todo o seu potencial e muito menos se firmará na cultura interna. A seguir, mostraremos como realizar uma implantação bem sucedida.
Transparência
A empresa deve se comunicar com os profissionais com transparência e sinceridade. Não adianta passar a impressão de que a organização é um dos melhores lugares para trabalhar se essa não é a realidade. Para evitar essa falsa impressão, o RH pode se perguntar:
- Por que trabalhar aqui seria bom para a carreira de um profissional?
- O que a empresa oferece para os talentos profissionais?
- Quais são os pontos fortes e os fracos do negócio?
Empatia
A empatia ajuda o RH a conhecer o ponto de vista dos profissionais, bem como os seus desejos quanto a um emprego dentro da organização. Por que isso é importante? Dessa forma, é possível desenvolver estratégias que façam os profissionais percorrerem todas as fases do recruitment marketing.
Chegando, por fim, à conversão ou contratação. Outra vantagem de identificar o perfil dos talentos é construir uma boa experiência para o processo de recrutamento e seleção. O resultado poderá ser o retorno dos profissionais em outros processos seletivos.
Indicadores de desempenho
Ao aplicar as técnicas do recruitment marketing, é importante que o RH use os indicadores de desempenho (KPIs) para acompanhar os resultados das campanhas. Entre os KPIs mais eficientes, podemos citar:
- Número que candidaturas que se alinham com o perfil da vaga e a cultura do negócio;
- Nível de engajamento com a divulgação das vagas;
- Taxa de sucesso nas contratações.
Cultura interna
O objetivo do recruitment marketing não é somente atrair candidatos que preencham os requisitos de uma função. Esse conceito visa também chamar a atenção de profissionais que tenham valores e perfis alinhados à cultura do negócio.
Dessa forma, os contratados terão uma boa experiência profissional e serão mais produtivos, além de fortalecerem o engajamento com a marca. Para alcançar esse tipo de candidato, é essencial que os anúncios das vagas revelem a cultura do negócio e sejam personalizados segundo o perfil do profissional que deseja atrair.
Ferramentas
As tecnologias voltadas para a área de recrutamento e seleção são ideais para a promoção de uma boa experiência no processo seletivo. É possível utilizar ferramentas que ajudam o RH a segmentar o tipo de profissional que será alcançado pelos anúncios das vagas.
Outra aplicação digital que pode ajudar no recruitment marketing é o software de gestão de competências, uma vez que realiza testes que auxiliam o RH na definição do perfil profissional adequado para a organização. Além disso, é possível realizar entrevistas online.
No contexto empresarial, a busca por talentos tende a continuar. Afinal, o atual cenário exige que os negócios tenham um capital humano de alto desempenho. Olhando para o futuro, podemos prever que um time talentoso será a diferença entre o sucesso ou não de uma organização.
Sobre a Convenia
A Convenia é uma HR tech com soluções voltadas para otimização de tempo e custos das empresas. Nasceu há alguns anos, com o objetivo de trazer alta tecnologia para o setor de RH, de forma acessível e prática.
Desde então, trabalha fortemente para que os produtos evoluam junto com os clientes, pois entendem que diminuindo o tempo gasto com rotinas operacionais, as empresas têm mais tempo para as pessoas.
Atualmente as soluções abrangem admissão digital, férias e departamento pessoal, onde você pode gerir todo seu time em um sistema em nuvem.