Soluções para RH

Recrutamento preditivo e inteligente é fundamental para as organizações

Qualquer empresa que buscar seus candidatos de forma preditiva e inteligente, vai manter a competitividade em momentos instáveis

Já é uma realidade o fato de que as empresas precisam se reinventar, com frequência, para se manterem competitivas em mercados cada vez mais dinâmicos. “Essa capacidade de se reinventar para garantir o desempenho das organizações depende das pessoas que a compõe. Diante disso, um recrutamento inteligente e assertivo é fundamental. Estamos na era dos dados”, afirma o diretor do Grupo Selpe Recursos Humanos, Hegel Botinha.

Segundo ele, a seleção das pessoas adequadas para ocuparem cargos cada vez mais orientados para o engajamento, cultura e valores da empresa, é um passo fundamental para ter um diferencial competitivo. Hegel Botinha ressalta que as grandes empresas estão atentas às ferramentas e tecnologias que agregam modernas práticas ao recrutamento e seleção. “Neste momento de grandes mudanças, elas estão atentas para adequar e equilibrar os objetivos do negócio aos individuais dos empregados “, explicou.

A tecnologia e a internet trouxeram ferramentas que potencializam a assertividade do trabalho de R&S a fim de torná-lo mais estratégico por meio de análise e mensuração de dados que apoiam na tomada de decisão. Para o diretor do Grupo Selpe, as principais corporações – seja por meio de consultoria ou de um setor de RH atualizado – já conseguem conectar as boas iniciativas para seleção de pessoas com as metas e o planejamento de crescimento do negócio, além de conseguir medir e apresentar os resultados esperados.

“As organizações que ainda não fazem o recrutamento e seleção de pessoas orientados por dados precisos, alinhado à estratégia de crescimento, precisam conhecer as possibilidades tecnológicas para automatizar processos e buscar candidatos aderentes ao perfil da vaga”, ressaltou Hegel. Para ele, os processos de tomada de decisão ficam mais ágeis e confiáveis quando seguem uma orientação analítica e preditiva.

No mercado, estão disponíveis ferramentas que capturam e avaliam informações sobre o comportamento dos candidatos e colaboradores. Essas informações servem para cruzar com o perfil adequado para a vaga e da equipe, de acordo com as necessidades e atribuições do cargo em questão.

Essa abordagem mais analítica, também pode ser usada no desenvolvimento de profissionais que já fazem parte da equipe interna. Para isso, são feitos levantamentos dos comportamentos e das condições em que os colaboradores se apresentam mais engajados e motivados, de modo a estimular condutas qualificadas para a busca de resultados ainda melhores para a organização.

Dessa forma, segundo o especialista, o software de gestão de recrutamento inteligente e seleção preditiva, podem oferecer eficiência operacional e produtividade aos processos do RH, além de favorecer a busca de profissionais mais alinhados com o perfil traçado e ainda asseguram que os novos membros da equipe, permaneçam na empresa e ofereçam o resultado esperado.

Por fim, ele destaca que também já é prática entre as grandes empresas fazer a mensuração de resultados e análise de dados obtidos com as ferramentas para garantir um desempenho diferenciado para as empresas que adotam estas tecnologias.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo