Áreas eficientes de Recursos Humanos não concentram seus esforços apenas na identificação de talentos, mas também trabalham para o crescimento dos profissionais mais valiosos para a empresa. As organizações que colocam essa cultura em foco se diferenciam dos seus concorrentes, viabilizando a inovação contínua, níveis de satisfação mais elevados e maior produtividade.
Hoje as organizações que se preocupam com seus talentos podem contar com tecnologias para aprimorar seu trabalho. O uso da nuvem, por exemplo, permite que empresas de todos os portes avancem, garantindo um mecanismo ideal para integrar uma grande variedade de processos que anteriormente exigiam software e hardware complexos. Pequenas e médias empresas também podem ser beneficiadas, pois a nuvem facilitam a melhoria da estrutura, produtividade e competitividade com um investimento acessível, ou seja, empresas menores podem reduzir a complexidade dos processos de trabalho entre os funcionários e desenvolver mecanismos transparentes que proporcionam estabilidade e eficiência.
Segundo Maribel dos Santos, vice-presidente de HCM da Oracle para a América Latina, esses aplicativos modernizam o contato com a força de trabalho para alinhar os objetivos organizacionais com a ação dos funcionários. Além disso, garantem informações que ajudam a quantificar e avaliar a situação da empresa e facilitam a tomada de decisões estratégicas.

A executiva explica que, com ferramentas de RH preditivas otimizadas na nuvem, qualquer empresa estará melhor posicionada para ter uma gestão de talentos mais produtiva. Para se ter uma ideia desta tendência, um estudo realizado pela Deloitte revelou que empresas que investem em tecnologias analíticas e preditivas para gestão de Recursos Humanos superam seus concorrentes em termos de qualidade de recrutamento, competências e taxas de retenção de capital humano, além de terem um melhor posicionamento de marca. “Diretores de Recursos Humanos ganharam acesso a sistemas eficazes de gestão por um custo menor que agora permitem que eles se concentrem na realização eficaz de suas funções de forma proativa e flexível sem a necessidade de conhecimento de TI”, aponta.
A nuvem está se tornando o novo padrão das empresas modernas e, consequentemente, os procedimentos internos estão se tornando mais ágeis. Chegou o momento do RH se posicionar como um parceiro propulsor da otimização de custos e da racionalização dos processos de negócios, um objetivo que pode ser alcançado graças à nuvem.