Especialista da Progic indica que engajar colaboradores e treinar lideranças é essencial e só será possível com o advento da tecnologia.
Nos últimos anos, a comunicação corporativa passou por mudanças significativas, impulsionadas pela tecnologia e por novas demandas e estratégias de comunicação. O que antes era visto como um custo operacional tornou-se um ativo essencial para fortalecer marcas, engajar colaboradores e impulsionar resultados. Para ilustrar, dados da Abracom (Associação Brasileira das Agências de Comunicação). revelam que 38% das empresas pretendem aumentar os investimentos destinados a agências de comunicação corporativa em 2025.
Nesse cenário, para Igor Vazzoler, CEO da Progic, empresa líder em tecnologia para Comunicação Interna no Brasil, não é possível pensar no futuro da comunicação interna sem considerar o papel das redes. “Com o uso do celular sendo tão predominante, seja no ambiente operacional ou nos escritórios, as redes sociais serão uma tendência para otimizar a comunicação interna das companhias e torná-la mais eficaz. Elas se tornam um meio de comunicação que traz muitos benefícios, já que, com a ferramenta, é possível divulgar notícias e novidades, compartilhar campanhas, inserir ações de gamificação e incentivar a participação em atividades”, garante o especialista.
Pensando nisso, a própria Progic desenvolveu um aplicativo e rede social, que é parte da sua plataforma multicanal de comunicação interna Caqui. O objetivo da ferramenta é fomentar a colaboratividade e a interatividade, premissas básicas de uma rede social. Essa movimentação foi impulsionada por uma necessidade de colocar os funcionários como protagonistas, seja na geração de conteúdos, ou nas campanhas internas. Tudo isso, para resolver uma necessidade cada vez maior dos gestores de buscar as melhores experiências.
Além disso, Igor aponta que outra tendência que deve ser observada nos próximos anos é a maior preocupação com a saúde mental dos colaboradores, o que faz com que seja essencial o treinamento das lideranças. Nesse cenário, ações de endomarketing, são importantes ferramentas para treinar e engajar as lideranças para que estejam prontas para lidar com as novas demandas. Por isso, em um momento em que a saúde mental é uma preocupação, soluções que promovem a integração dos processos de comunicação, seja por TV ou outras tecnologias, não só ajudam a manter os colaboradores informados, como também são importantes agentes para a pulverização da cultura organizacional.
“A junção de uma liderança humanizada com uma comunicação sólida e 360, impulsionada pelas ferramentas diversas e tecnologias, é uma receita para o aumento da produtividade dos colaboradores. Com isso, é possível criar um ambiente positivo, que gera resultados constantes, com uma estrutura que incentiva o desenvolvimento através do diálogo e da escuta. Dessa forma, a comunicação interna passa a ser mais do que um custo operacional, e se torna um importante investimento para a inovação e o crescimento das empresas”, complementa Igor.
Sobre a Progic:
A Progic é líder em tecnologia para comunicação interna no Brasil e marca presença em mais de 15 países na América Latina, Europa e África. Conta com mais de 800 clientes, como Michelin, Danone, Bauducco e FGV, alcançando diariamente mais de 750 mil pessoas ao redor do mundo. Por meio do Caqui, uma plataforma multicanal de comunicação corporativa que inclui TV corporativa, aplicativo e newsletter, a Progic auxilia empresas a se conectarem com 100% de seus colaboradores através de uma comunicação unificada, dinâmica e moderna, contribuindo para o aumento do alinhamento com a cultura e os objetivos da empresa. Acesse o site da Progic e saiba mais.