Ao contrário do que muita gente pensa, jogar não é uma perda de tempo. É uma atividade saudável que permite desenvolver habilidades, algumas das quais bastante exigidas nas organizações.
Além de tudo, também acabou se tornando uma excelente fonte de renda, com vários jovens e adultos se profissionalizando e começando a ganhar pequenas fortunas com prêmios, patrocínios, vendas de produtos e transmissões, dentre outras.
Mas para chegar até esse ponto, eles se dedicam muito, e algumas dessas capacidades que desenvolvem, podem somar bastante em qualquer carreira. Por isso resolvemos trazer algumas regras de ouro que os maiores gamers seguem e que são positivas para qualquer outro profissional:
Manter a disciplina e entender seus limites
Um bom profissional não se faz de uma hora para outra. São necessárias várias horas de dedicação diárias caso queira se profissionalizar. Em média, um profissional tem uma rotina que inclui 8 a 12 horas de prática, somando-se a isso algumas horas de estudos.
As horas dedicadas ao estudo são necessárias para aprender técnicas, estratégias e ir conhecendo os macetes. Uma maneira bastante utilizada por eles é observar outros gamers e sabe como eles lidam com determinados estágios do jogo. E, assim, ir aprendendo melhor.
Quando falamos em dedicação e esforço jamais minimizamos a saúde. É necessário que todos tenham uma rotina saudável que inclua outras atividades, pois a saúde emocional interfere diretamente no dia a dia, incluindo ações dentro de um jogo. E os gamers profissionais entendem isso.
E mesmo que passem horas em frente à uma tela, eles também deixam uma brecha de seus dias para exercícios físicos e um tempo livre para se dedicar a qualquer atividade que lhe seja útil ou divertida. Com isso, saber impor limites e saber quando parar é algo levado muito a sério por quem deseja manter-se mentalmente saudável.
Ter Paciência
Uma das características mais marcantes dos jogos é a paciência. Um bom jogador sabe que precisa manter a calma em meio a situações conflitantes, sabendo o momento certo de realizar jogadas que garantam sua vitória. Essa é uma aptidão comum entre os jogadores de jogos como o poker.
No jogo, que é um dos mais tradicionais do mundo dos games, os competidores precisam ser extremamente pacientes para saber a hora certa de fazer uma jogada perfeita e ter consistência nos movimentos, sobretudo em sua versão online, onde a ausência de leitura corporal se torna um desafio.
Geralmente eles adquirem as habilidades ao participar dos chamados cash games (a forma mais usual do jogo) para poder aplicar com maestria em grandes torneios como o WPT (World Poker Tour) – que também possui sua versão online.
Ter paciência possibilita, inclusive lidar com os vários níveis no jogo. Um bom jogador saberá dosar as atitudes que podem significar uma derrota, e saber que, se essa vier, sempre poderá começar de novo. Afinal, isso faz parte do jogo.
Ser criativo e também estratégico!
Os jogos fazem com que os usuários entrem em contato com mundos diferentes, realidades alternativas e todo um mundo imaginário que acaba por abrir a mente ao criativo. E isso acaba sendo muito positivo para quem trabalha, tanto em ramos que envolvam a criação, como Design e Marketing digital, quanto em outras categorias. Afinal, todas as atividades precisam de uma boa dose de criatividade para lidar com as situações que surgem.
Agora se há uma lição que todo jogador já aprendeu é que é necessário ter muita estratégia para passar por todos os estágios. Por isso acabam desenvolvendo um pensamento estratégico que permite lidar com situações que exigem soluções imediatas. Ele precisa, portanto, planejar suas ações antes de executá-las. E isso é um bem necessário em nosso mundo conectado, já que estamos sendo constantemente estimulados a pensar rapidamente e dar respostas rápidas.
Aprender Novos idiomas
A grande maioria dos jogos, como o Resident Evil ou The Godfather, trazem roteiros em inglês. E para ir avançando no jogo, é necessário saber um pouco de inglês, e mesmo que o jogador não perceba, ele vai aprendendo aos poucos outra língua e algumas gírias específicas utilizadas na linguagem oral.
O trabalho pode ser completo quando pensamos que também é desenvolvida a capacidade auditiva, necessária para entender outras pessoas falando, já que os personagens podem conversar entre si. Ou seja, é um aprendizado na prática. E isso é tão comum entre os gamers que, até quando o jogo possui versão na língua portuguesa, eles preferem manter na língua original, fazendo pequenas alterações na configuração do game.
Saber trabalhar em equipe
Jogos como o League of Legends exigem trabalho em equipe. Imagem: Reprodução
Jogos como League of Legends são jogados em equipe, e para que essa saia vencedora, é necessário que todos se organizem e as habilidades únicas de cada jogador ajude-os a chegar à vitória. Com isso, cada membro deve conhecer seu colega e aproveitar suas características nas melhores posições, sabendo que tais habilidades irão ajudar a enfrentar juntos um desafio. E tem algo mais profissional do que isso?
Quem joga tem um objetivo claro, assim como quem deseja alcançar boas posições profissionais. E, como pudemos perceber, o mundo corporativo, negócios ou qualquer outro ramo tem mais em comum com os gamers do que imaginávamos. Uma última regra de ouro é filtrar o melhor deste mundo e aplica-lo em sua jornada profissional, tornando-a mais suscetível à vitória.