Engajamento autêntico e transformador: Integrando responsabilidade socioambiental na cultura corporativa
Por Fabiana Galetol, diretora executiva de Pessoas e Responsabilidade Corporativa na Sodexo Benefícios e Incentivos
Você já foi questionado, no momento de pagar uma compra, se gostaria de arredondar o valor e doar a diferença para uma ação social? Você pode não ter percebido na hora, mas o funcionário do caixa promoveu uma conexão entre o cliente, a empresa e uma causa. E talvez ele não tenha se atentado, mas seu papel é fundamental para o sucesso da jornada.
Empresas que tem metas e compromissos de responsabilidade socioambiental como um dos pilares do negócio, promovem ações que geram não só valor para comunidades e sociedade civil, mas também provocam no seu público interno o sentimento de pertencimento e orgulho.
Quando elemento do planejamento estratégico corporativo, a responsabilidade social passa a fazer parte do processo de tomada de decisão e a cultura da empresa e, vou além, vira uma oportunidade de integrar nossa proposta de valor para clientes, comunidades, fornecedores e colaboradores.
Trago alguns exemplos: os programas de voluntariado costumam gerar um bom engajamento interno e até mesmo impactar na qualidade de vida no trabalho. Há um interesse natural do ser humano por ações de ajuda ao próximo, além de atividades voltadas à redução de impactos ao meio ambiente, desperdício de alimentos, redução da emissão de carbono e desenvolvimento de projetos de capacitação em comunidades.
Uma das mais inspiradoras iniciativas corporativas que acompanho e participo é o Stop Hunger, movimento mundial que nos últimos 20 anos atua no auxílio alimentar de pessoas vulneráveis, em parceria com importantes instituições como a Global Foodbanking Network (GFN) e a Federação Europeia de Bancos de Alimentos (FEBA).
Todos os anos, o Stop Hunger promove o Servathon, uma maratona mundial de voluntariado focado na captação de recursos financeiros e doação de alimentos. A ação realizada no Brasil reverte 100% da arrecadação para pessoas em situação de vulnerabilidade social assistidas por ONGs de várias regiões do País e neste ano contou com o envolvimento de 320 colaboradores.
Estamos falando não apenas de doar recurso e alimento, mas também em se envolver em uma causa e todas as suas complexidades, como de promover a geração de renda para que o impacto da nossa atuação seja duradouro e promova transformação. Nesta linha, apoiamos o AgroFavela, uma horta comunitária que capacita mulheres com técnicas de cultivo ao mesmo tempo em que contribui com a nutrição das famílias; os projetos Bistrô Mãos de Maria e Marmita das Marias, que distribuem refeições a moradores e promovem capacitação de mulheres na área da gastronomia; e a iniciativa Rede Mulher Empreendedora, voltado para ajudar mulheres em situação de vulnerabilidade social a alcançar a autonomia econômica e poder de decisão nos negócios e na vida.
Sabemos da importância do engajamento de cada colaborador e, por isso, incentivamos a mudança de atitudes e a prática de pequenas e grandes ações até que se tornem parte natural do trabalho. Há pouco tempo, por meio de uma iniciativa de clean commute (locomoção sem impacto ao meio ambiente), conseguimos movimentar nosso público interno, gerar interação e trazer novas experiências de responsabilidade social e ambiental para a nossa cultura através de palestras sobre benefícios de mobilidade urbana e degustação de soluções sustentáveis. Cientes de sua responsabilidade, 96% da população participou da Academia de Responsabilidade Social com treinamentos voltados a conscientização para a nossa missão de zero emissões de carbono até 2040.
O engajamento dos colaboradores com a causa apoiada pela marca é imprescindível, mas deve ser verdadeiro e espontâneo. Ao compreender o seu papel na geração de impacto positivo, ele se torna um defensor e, sobretudo, um porta-voz qualificado da marca.
Como empresa, temos consciência do nosso papel social e das necessidades diárias do nosso público. Por isso, a transparência em todos os processos se torna essencial. Não basta apenas traçar estratégias e implementar projetos, é nosso dever prestar contas (acesse aqui o relatório da Sodexo Benefícios e Incentivos) a todos os nossos stakeholders – incluindo nosso público interno. É preciso dar visibilidade ao compromisso da empresa com a sociedade, comunidade e meio ambiente.