A pandemia afetou, no ano passado, não só as vendas diretas feitas por ocasião do Natal. Sem a possibilidade de encontros familiares, as brincadeiras de amigo secreto foram deixadas de lado. Diante do novo cenário proporcionado pelo aumento da vacinação na população, a expectativa é que até mesmo esse tipo de atividade ajude a movimentar a economia.
Para o presidente da Federação Varejista do Estado do Rio Grande do Sul, Ivonei Pioner, o estado deve acompanhar a tendência no cenário nacional.
“A prática é positiva no sentido de promover a integração não só em famílias, mas nos ambientes empresariais. Ainda que os valores de investimento médio por presente não possam ser comparados com as compras de Natal, há uma movimentação importante para o varejo, beneficiando especialmente micro e pequenas empresas, uma vez que em muitos casos, as aquisições são feitas nesse tipo de estabelecimento”, afirma Pioner.
O diretor de Expansão da Federação Varejista do Estado do Rio Grande do Sul e presidente da CDL Santa Cruz do Sul, acrescenta que as CDLs cumprem um papel importante de incentivar práticas como essa do Amigo Secreto que sempre ajudam no fortalecimento dos negócios. Para Ricardo Fernando Bartz, o trabalho de uma Câmara de Dirigentes Lojistas vai muito além de serviços e ferramentas que facilitam a vida do empresário.
“Há um valor de representatividade com informações relevantes para as tomadas de decisões e a força que a iniciativa privada precisa, neste cenário de retração e incertezas”, disse.
O trabalho que vem sendo desenvolvido pela Federação Varejista do Estado do Rio Grande do Sul desde a criação da entidade, em setembro deste ano, foi apresentado pelo diretor da entidade, Ricardo Fernando Bartz em conversa com o diretor do Meta Notícias, Ticiano Marins. Também participaram a gestora comercial, Letícia Rodrigues e a executiva da CDL Santa Cruz do Sul, Fabiana Fuchs.
37% dos consumidores pretendem participar
De acordo com um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer Wise Pesquisas, 37% dos consumidores pretendem participar de amigo secreto este ano. Estima-se que 59,7 milhões de pessoas devam participar deste tipo de evento no período do Natal. Entre os que devem entrar na brincadeira, 53% adoram participar deste tipo de evento, 48% consideram que é uma boa maneira de economizar nos presentes e 14% participam apenas para não serem julgados como antissociais.
Por outro lado, entre os 44% que não pretendem participar, 34% afirmam que não gostam da brincadeira, 30% querem evitar aglomeração de pessoas devido à pandemia, com queda de 11 pontos percentuais em comparação à 2020, e 28% não irão participar porque parentes, amigos ou colegas de trabalho não tem o costume de fazer esta brincadeira.
Gasto médio será de R$ 64 por presente
Em média, os consumidores pretendem participar de 1,6 evento de amigo secreto, principalmente entre familiares (75%), com amigos (36%) e com colegas do trabalho (26%). Os consumidores pretendem gastar R$ 64,4 com cada presente, em média. Estima-se que a brincadeira movimente R$ 6,3 bilhões na economia.
Redação e coordenação: Marcelo Matusiak