O que é RH 4.0? Aprenda como implementar na sua empresa
Mudanças na tecnologia trazem mudanças para nossa maneira de trabalhar, e isso não é diferente no setor de Recursos Humanos. Nesse sentido, o RH 4.0 é o nome dado a uma tendência que surge a partir das novidades tecnológicas nas áreas da informação e comunicação, levando a maior digitalização das nossas interações e atividades no trabalho.
Trata-se de uma tendência global que traz uma série de oportunidades para melhorar o trabalho da área de RH. Ao mesmo tempo, vem acompanhada de desafios novos que profissionais dessa área devem saber navegar. Diante da importância crescente desse tema, vamos explicar a seguir o que é o RH 4.0, o novo papel que ele traz para a gestão de pessoas, e muito mais.
O que é RH 4.0?
Segundo o Fórum Econômico Mundial (WEF), o RH 4.0 é um modelo de gerenciamento que inclui a aplicação de tecnologias da Quarta Revolução Industrial à área de gestão de pessoas. Diante dessas novas tecnologias, a organização acredita que líderes de negócios na área de Pessoas (como CHROs e CPOs) devem ter uma abordagem diferente sobre sua atuação.
A “Quarta Revolução Industrial” foi um termo criado em 2016 por Klaus Schwab, fundador e diretor do Fórum Econômico Mundial. As novidades que ela traz incluem a conectividade quase constante facilitada por smartphones, interfaces cada vez mais diretas entre sistemas e pessoas, e uma aceleração sem precedentes dos ritmos de trabalho graças à facilidade de se automatizar tarefas.
Essas mudanças têm um impacto sobre os trabalhadores, e a organização crê que cabe à área de RH adotar novas estratégias para lidar com esse impacto de maneira positiva. Nas palavras do WEF, o RH 4.0 ajuda líderes da área de Pessoas a “apoiar trabalhadores na adaptação e transição conforme seus papéis, suas tarefas e as habilidades exigidas deles mudam”.
Os 4 pilares do RH 4.0
Como fica claro nos relatórios do WEF, o RH 4.0 não vem diretamente das novas tecnologias ou de mudanças no comportamento das pessoas, mas de uma interseção entre esses dois fatores. Logo, deve ser pensado considerando essas duas partes.
Dessa forma, podemos dividir o RH 4.0 entre quatro pilares dessa interseção. Cada um deles se relaciona com os demais, e quando pensados de forma unificada, eles ajudam a dar uma visão panorâmica do escopo de uma estratégia robusta de RH 4.0.
Pessoas
Uma das diretrizes do RH 4.0, segundo o WEF, é o desenvolvimento entre novas lideranças da mentalidade ligada à Quarta Revolução Industrial. Nesse sentido, focar na jornada do colaborador é mais importante do que nunca. Também é essencial incorporar diversidade e inclusão a todas as áreas da empresa, especialmente na tomada de decisões.
Estratégia
O RH 4.0 não é apenas mais um processo empresarial, mas um parceiro estratégico na gestão dos negócios. As lideranças devem reconhecer no RH uma área capaz de contribuir significativamente para os objetivos de negócio. Os colaboradores, por sua vez, devem enxergá-lo como um parceiro em seu desenvolvimento. Oferecer oportunidades de aprendizado e avaliações de desempenho eficazes é essencial nesse paradigma.
Processos
A gestão por processos é o modelo mais adequado para colher os benefícios traduzidos pelo RH 4.0. Isso significa que recrutamento, admissão, pedidos de férias, avaliações de desempenho e outros processos de RH devem ser estruturados, mapeados, padronizados e automatizados tanto quanto possível.
Esse é o primeiro passo para implementar automações e outras vantagens trazidas pelas tecnologias mais recentes — e deve se tornar ainda mais importante no futuro.
Tecnologia
As novas tecnologias trazem novas possibilidades, mas exigem novas habilidades. Ter acesso a elas é importante, mas ainda é pouco se esse acesso não for acompanhado de treinamentos e de uma mudança na mentalidade da liderança. A integração da tecnologia no ambiente de trabalho deve ser o foco do RH 4.0.
Qual é o objetivo do RH 4.0?
O RH 4.0 nasce das mudanças tecnológicas trazidas pela Quarta Revolução Industrial. Seu principal objetivo é criar líderes e áreas de Recursos Humanos capazes de apoiar colaboradores nesse novo cenário.
Isso posto, a implementação do RH 4.0 vai ao encontro de diversos outros objetivos de negócio comuns a muitas empresas. São metas essenciais para organizações que aspiram a uma posição de destaque no cenário competitivo do mercado atual. Entre elas, podemos destacar:
Transformação digital
A transformação digital não se caracteriza apenas pela implementação de certas tecnologias, mas por uma mudança de mentalidade. Nesse novo cenário, mudanças tecnológicas são constantes, e adaptabilidade é uma soft skill extremamente valiosa. Um dos objetivos do RH 4.0 é alinhar-se a essa perspectiva, agir proativamente para desenvolver essa habilidade nos colaboradores, e contratar novos talentos com essa demanda em mente.
Ganho de produtividade com tecnologias
Embora já se saiba que a implementação de novas tecnologias pode gerar ganhos de eficiência e produtividade, o RH 4.0 destaca: não se trata só de tecnologia, mas também das pessoas que as utilizam.
Preparar os colaboradores para trabalhar com essas novidades é tão importante quanto torná-las disponíveis. Nesse sentido, o RH 4.0 tem como objetivo garantir que a automação dos processos e a implementação desses novos recursos renderá os frutos esperados.
Cultura voltada a dados e eficiência
Com a Quarta Revolução Industrial, saber mensurar o efeito que cada iniciativa tem sobre o resultado final da empresa não é mais tarefa apenas da liderança. Espera-se que cada colaborador seja capaz de guiar sua atuação de acordo com dados gerados por cada atitude, projeto e entrega. Um dos objetivos do RH 4.0 é deixar isso claro e criar um ambiente em que essa lógica possa prosperar.
Automação de tarefas manuais e repetitivas
O RH 4.0 tem a oportunidade de liderar pelo exemplo ao implementar tecnologias de automação para seus processos. Ao automatizar tarefas burocráticas em fluxos como admissão, onboarding e gestão de solicitações, o RH não só agiliza seu próprio trabalho como também mostra aos demais times as vantagens que as novas tecnologias podem trazer. Esse pode ser o primeiro passo em um salto de eficiência na empresa inteira.
Diferenças entre o RH comum e o RH 4.0
As inovações tecnológicas da Quarta Revolução Industrial citadas por Schwab trazem mais rapidez e protagonismo à atuação dos colaboradores. Assim, como você deve imaginar, o RH 4.0 se diferencia do RH comum por ter um papel mais estratégico, uma postura mais proativa e uma atuação mais ágil.
Mais uma vez: não se trata apenas da digitalização do trabalho, mas de uma mudança no papel que se espera do RH. Resumindo em alguns pontos, podemos elencar as seguintes diferenças entre o RH comum e o RH 4.0:
Características do RH tradicional:
- Postura mais reativa a demandas;
- Realização de tarefas burocráticas primeiro;
- Não tem processos estruturados;
- Gerenciamento de demandas por papéis, emails e/ou planilhas;
- Reação às decisões de negócio;
- Respostas a colaboradores quando o RH é acionado;
- Está presente em momentos pontuais da jornada do colaborador na empresa.
Características do RH 4.0
- Postura proativa, buscando oportunidades de melhorar;
- Automação ou otimização de tarefas burocráticas para ganhar tempo e focar nas pessoas;
- Tem processos estruturados, com execução padronizada de cada tarefa;
- Gerenciamento de demandas por meio de plataformas dedicadas, integradas entre si;
- Age como parceiro estratégico, informando as decisões de negócio;
- Tem canais abertos de comunicação com os colaboradores e dialoga com eles constantemente;
- Acompanha cada etapa da jornada do colaborador na empresa, oferecendo oportunidades de treinamento, aprendizado e desenvolvimento.
Processos que o RH 4.0 pode beneficiar
Por sua atuação estratégica e abrangente, o RH 4.0 traz vantagens à atuação da empresa como um todo. Mas essa tendência também beneficia os processos do próprio RH, que se tornam mais eficazes e ágeis graças a essa mudança de paradigma.
Recrutamento e seleção
As tecnologias do RH 4.0 simplificam a comunicação entre time e candidatos no recrutamento. Elas fazem isso organizando o recebimento de candidaturas em um só local, agilizando o agendamento de entrevistas e fornecendo feedbacks quando um candidato é eliminado no processo seletivo.
Com a otimização dessas tarefas, o time de RH tem mais tempo para realizar triagens, conduzir entrevistas e avaliar os perfis dos candidatos. Sua avaliação de cada candidato pode ser mais aprofundada e embasada. A melhoria na comunicação com os departamentos e solicitantes também ajuda a garantir que cada nova contratação seja precisa e alinhada às necessidades da empresa.
Admissão
A admissão é uma etapa que envolve uma série de tarefas burocráticas, como a coleta de documentos e a inserção do novo colaborador na folha de pagamento. Ao mesmo tempo, é muitas vezes o primeiro contato do novo contratado com a empresa, e por isso é um ponto especialmente importante para o RH 4.0.
Com o uso de plataformas dedicadas, o time de RH pode coletar os dados do novo colaborador com um formulário customizado, e ter fácil acesso a eles sempre que preciso. A integração entre plataformas também facilita as demais tarefas burocráticas desse processo, dando ao RH mais tempo para integrar o colaborador à empresa e conquistá-lo desde o primeiro momento.
Solicitações ao RH
A gestão de solicitações como férias, benefícios e promoções pode tomar muito tempo das equipes de RH. Com o RH 4.0, porém, elas deixam de ser tarefas repetitivas e se tornam oportunidades para que o time construa sua relação de confiança e parceria com os colaboradores.
As solicitações também podem ser colhidas num software específico, com formulários customizados. É possível automatizar pedidos de aprovação a superiores e a notificação do time sempre que sua ação for necessária, agilizando a resolução desses pedidos. E o próprio colaborador pode acompanhar o status de sua solicitação dentro da plataforma, sem precisar chamar alguém da equipe para isso, gerando mais visibilidade e poupando trabalho.
Desafios do RH 4.0
Naturalmente, há obstáculos para a obtenção desses benefícios. O RH 4.0 frequentemente enfrenta algumas dificuldades no momento de sua implementação, nem todas as quais se relacionam a mudanças tecnológicas.
Construir uma cultura digital, inovadora e data-driven
Mudar a mentalidade é o verdadeiro desafio do RH 4.0, mais até do que mudar as tecnologias. É comum que as áreas de negócio e lideranças retenham comportamentos e posturas ainda relacionadas à maneira de fazer negócios anterior à Quarta Revolução Industrial, e um dos desafios do RH 4.0 é promover uma renovação dessas atitudes.
Integrar as tecnologias no dia a dia dos colaboradores
A adoção de tecnologias que agilizam e aumentam a eficiência do trabalho pode exigir alguma adaptação. É papel do RH 4.0 auxiliar nessa transição, ajudando colaboradores a desenvolver as habilidades (técnicas e comportamentais) que serão exigidas deles no cenário atual — o que raramente é um processo simples.
A pandemia da COVID pode servir de exemplo: para muitos departamentos de RH, foi um desafio imenso integrar as tecnologias de trabalho remoto ao cotidiano dos times. No entanto, a pandemia ilustra também a importância do RH 4.0 num futuro marcado por teletrabalho.
Acabar ou minimizar burocracias
Embora muitas tarefas burocráticas possam ser agilizadas, nem todas são assim. Muitas vezes, por questões de compliance ou de segurança da informação, algum grau de burocracia é necessário. Um dos desafios do RH 4.0, portanto, é minimizar a burocracia em suas tarefas tanto quanto possível, de maneira que a burocracia inevitável não impacte negativamente a experiência dos colaboradores.
Como implementar o RH 4.0 na sua empresa
Cada organização precisa avaliar os desafios listados acima e entender a melhor maneira de superá-los para implementar o RH 4.0. Além disso, há algumas considerações que podem contribuir para consolidar essa mudança de paradigma dentro da sua empresa.
Analise as necessidades do seu negócio
Qualquer mudança que seja operada sem um objetivo claro tem poucas chances de se concretizar. Por isso, é importante analisar as demandas da sua empresa e entender de que maneiras o RH 4.0 pode contribuir para superar os desafios que ela atualmente enfrenta. Eles podem fornecer um bom ponto de partida para a implementação.
Treine e conscientize a liderança
A implementação do RH 4.0 envolve uma mudança no papel do time de RH. Se a liderança não compreender essa mudança, será muito complicado concretizar essa implementação. Por isso, é importante garantir a adesão dos líderes da empresa e dos demais departamentos a essa transição. Se possível, agende sessões para falar com cada área individualmente, apresentando dados sobre as vantagens desse projeto sempre que estiverem disponíveis.
Incentive a visão da tecnologia como aliada
Aproveite cada oportunidade para mostrar aos colaboradores as maneiras pelas quais a tecnologia pode poupar trabalho manual e repetitivo, liberando tempo para tarefas mais significativas. É essencial deixar claro que as tecnologias da Quarta Revolução Industrial tem o potencial de melhorar bastante o dia a dia dos trabalhadores.
Automatize todas as tarefas manuais possíveis
Uma maneira excelente de aproveitar a dica acima é automatizar tanto quanto possível as tarefas manuais repetitivas do RH. Essa automação deve agilizar o trabalho do time e fornecer uma experiência melhor aos colaboradores. Mas além disso, também dará aos clientes internos do RH uma perspectiva de como eles podem otimizar fluxos de trabalho em seus próprios departamentos com automação.
Valorize a experiência dos colaboradores
O RH 4.0 prioriza a experiência dos colaboradores, e esse foco deve ficar evidente desde a sua implementação. Ouça os colaboradores, mantenha um canal aberto de comunicação com eles e ofereça orientação sempre que necessário.
Investir em otimizar o trabalho dos times e do RH com tecnologia é importante. Mas se esse trabalho prejudica a experiência dos colaboradores e o RH não age para amenizar os problemas que surgem, não se pode considerar que a implementação do RH 4.0 foi completa.
Invista em bons softwares de RH
As tecnologias da Quarta Revolução Industrial podem revolucionar a maneira como trabalhamos, e nesse sentido o time de RH deve liderar pelo exemplo. Ao adotar uma plataforma de gestão de processos que otimiza seu tempo e facilita seu trabalho, o time de RH mostra à empresa os resultados que a transição para esse novo modelo pode trazer.
O Pipefy é uma plataforma de RH que facilita em muito a transição para o RH 4.0. Ela privilegia a experiência dos colaboradores, oferecendo um local centralizado para a abertura de solicitações ao RH. Para o time, isso também traz mais visibilidade sobre demandas e mais organização na gestão de cada pedido.
Colaboradores podem ver o status de seus pedidos com apenas alguns cliques, e a comunicação com eles e o RH pode ser automatizada por meio de emails personalizados. Esses benefícios se estendem para outros processos da área, como Recrutamento e Admissão, que podem ser montados e automatizados em questão de minutos, sem qualquer conhecimento de programação.
Como resultado, o time de RH consegue colher os principais benefícios do RH 4.0: perde muito menos tempo com tarefas burocráticas, responde mais rapidamente a seus clientes internos, encontra com mais facilidade os documentos e dados de que precisa, e ganha mais tempo para focar no que importa: os colaboradores.
Saiba como Pipefy pode promover a transição ao RH 4.0 na sua empresa.