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RH: 5 dicas para tornar um anúncio de vagas mais efetivo

Escolher bem o título, ser claro e ter uma boa descrição da oportunidade estão entre as recomendações do portal empregos.com.br para encontrar o candidato ideal.

O número de brasileiros que estão em busca de uma nova oportunidade de trabalho é cada dia maior. De acordo com o IBGE, o desemprego já atinge mais de 14% da população e, nesse cenário de grande disputa, os sites de emprego são a maneira mais rápida e eficiente de achar os melhores candidatos para cada posição aberta nas empresas. Segundo levantamento realizado pelo empregos.com.br, um dos maiores portais de vagas no Brasil, só em agosto foram abertas mais de 81 mil novas vagas. E para preenchê-las, é fundamental que o anúncio seja feito de forma adequada para que a companhia encontre o profissional que mais se encaixa no perfil.

De acordo com Leonardo Casartelli, Diretor de Marketing do site empregos.com.br, o candidato deve ficar atento às exigências descritas, mas o recrutador tem um papel importante ao detalhar a função de forma clara e estratégica para o que a empresa realmente busca. “Muitos recrutadores relatam dificuldades para achar o candidato ideal e isso diz muito sobre o anúncio. Muitas vezes, ele não é elaborado de forma efetiva e há diversas maneiras de atrair os melhores talentos desde o primeiro contato com a vaga”, explica Leonardo.

Para evitar esse problema, o especialista indica 5 formas de deixar os anúncios mais efetivos e atrair novos talentos. Confira!

1 –  Escolha bem o título da vaga 

O título da vaga é a coisa mais importante, pois é ele que define qual profissional irá se interessar pela oportunidade. Por isso, seja objetivo e use termos mais comuns ao mercado para facilitar a busca dos candidatos. Nos casos de vagas operacionais, focado em públicos de baixa escolaridade, evite termos complexos, em inglês e linguagens técnicas.

2 – Seja Claro

Lembre-se que você está em busca de uma pessoa para compor sua equipe e as expectativas devem ser alinhadas desde o início. Então, seja claro e objetivo sobre o que você realmente procura. É importante que o interessado tenha ciência de suas funções, seus desafios e a bagagem que precisará ter para assumir essa responsabilidade. Deixe evidenciado também quais são os conhecimentos técnicos,  experiências necessárias e inclua aquelas que são desejáveis, porém não obrigatórias. Essa relação deve ter o máximo de transparência, para que nenhum dos dois lados saia frustrado.

3 – Humanize-se 

Por que não aproximar o candidato da empresa? Fale um pouco da história da instituição, do propósito, mostre as vantagens de ser um colaborador. Destaque a importância da função para os objetivos da empresa. Motive-o! Um profissional entusiasmado e apaixonado vai te render muito mais que uma pessoa que não se identifica com os ideais da companhia.

4- Seja Específico

O que você procura? Diga! Quanto mais específico for, melhor será para encontrar o candidato ideal. Deixe claro a forma de contratação, benefícios oferecidos, requisitos necessários, horas de trabalho e todas as informações possíveis sobre a vaga.

5 –  Deixe claro as etapas do processo seletivo

É importante que todo o processo ocorra de forma transparente, não só as especificações da vaga. O candidato deve saber quais são as etapas que ele deverá passar até chegar ao final da seleção. Por exemplo: quantas entrevistas deverá fazer e com quem, se há testes e uma previsão de quando essas etapas devem acontecer.

“A aplicação a uma vaga é o primeiro contato que um candidato tem com uma empresa, e por isso é importante que esse processo seja bem alinhado desde o começo, de forma efetiva e transparente. Isso vai ajudar para que a empresa ganhe destaque e consiga atrair os melhores talentos para seus processos seletivos”, finaliza Casartelli.

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