Especialista ressalta como a implementação da lógica promove um ambiente de maior engajamento e eficiência de gestão de processos, resultando na lucratividade dos negócios
Com a implementação da tecnologia no setor de Recursos Humanos, os métodos e ferramentas digitais, como o RH Ágil, também conhecido como metodologia ágil, proporcionam um ambiente colaborativo de maior produtividade, engajamento e eficiência dos processos de trabalho, promovendo, consequentemente, melhores resultados nos negócios.
De acordo com Priscila Ventura, Head de People da TotalPass, uma das principais soluções de saúde integrada do Brasil no âmbito corporativo, o RH Ágil influencia no aumento da economia das empresas devido ao olhar estratégico desde o recrutamento até a gestão de talento para o desenvolvimento dos colaboradores.
Segundo a especialista, esse modelo de gestão tem como princípio solucionar as dores relacionadas às demandas e entregas que podem impactar no fluxo da empresa. “Ao contribuir para uma identificação nítida dos pontos a serem melhorados, esse método otimiza as etapas do trabalho, diminuindo refações e trazendo novos insights que aprimoram ainda mais a rotina de todos da empresa”, pontua.
De acordo com um estudo publicado pela consultoria PwC, realizado com mais de dois mil executivos espalhados pelo mundo, 22% das empresas que mais obtiveram lucros usavam metodologias ágeis na maior parte dos projetos.
“A partir da metodologia ágil, a área de Recursos Humanos passa a ter o seu próprio manifesto no que diz respeito à gestão de pessoas nas organizações. Assim, os profissionais de RH compreendem a importância de valorizar a colaboração em equipe acima da hierarquia em prol do engajamento, tornando os processos nas empresas cada vez melhores e motivando uns aos outros”, explica Priscila.
Tendo em vista o desenvolvimento assertivo e estratégico que o RH Ágil atribui às empresas, a especialista elencou quatro passos essenciais para implementar a metodologia na gestão, diminuindo os processos burocráticos e possibilitando tomadas de decisões com maior eficiência e qualificação.
Incentivar as mudanças na rotina do RH e das lideranças
A aplicação do RH Ágil envolve as transformações nos processos de demandas e entregas dos colaboradores da empresa. Entretanto, antes da implementação das ações no dia a dia, o setor de Recursos Humanos e as lideranças precisam introduzir as práticas em sua rotina como incentivo para os demais da equipe.
“É necessário que todos os cargos de gestão estejam envolvidos e dispostos a colocar em prática a nova metodologia, mudando a maneira como todos trabalham e entregam seus resultados para tornar os processos mais assertivos”, explica Priscila.
Entender o RH Ágil
Segundo a especialista, é fundamental o conhecimento prévio por parte de todos os profissionais do setor de Recursos Humanos sobre a metodologia que será aplicada, para que aprendam sobre as melhores técnicas e ferramentas que o RH Ágil pode oferecer e adequar à realidade da empresa e colaboradores.
“O RH é uma das áreas com mais adaptabilidade, visto que o especialista consegue se moldar aos cenários e se envolver em outros temas e setores para se tornar mais estratégico. Unindo essa habilidade com o estudo aprofundado sobre a metodologia ágil, os profissionais de RH podem desenvolver as ferramentas que permitam uma mudança segura e a percepção de valor do RH Ágil para todos da organização,” pontua.
Compreender as principais dores do setor
Nos últimos anos, o setor de RH vivenciou inúmeros desafios com a mudança de modelo de trabalho. “Os especialistas da área precisam lidar continuamente com as transformações, investindo em recursos que garantam a eficácia nos processos de gestão de pessoas”, ressalta a especialista.
Com base nesse cenário, segundo a Head de People da TotalPass, os profissionais de RH devem mapear as principais dores da organização. “A partir dessa identificação sobre os desafios que a empresa precisa enfrentar, como a retenção e atração de novos talentos, experiência do candidato,entre outros, é possível executar ações fundamentadas no RH Ágil em função dos objetivos e soluções para alavancar o setor”, complementa
Manter uma frequência nos feedbacks
A gestão de pessoas e tarefas são pilares primordiais no RH Ágil. “É indispensável a priorização dos processos urgentes mediante as demandas, principalmente quando diz respeito ao gerenciamento de desempenho dos colaboradores. Dentro deste contexto, a cultura do feedback é um fator determinante que promove avanços na qualificação de todos da equipe”, explica Priscila.
Os feedbacks de desempenho apresentam o papel de analisar as habilidades e pontos a serem melhorados, assim como o reconhecimento dos impactos positivos do profissional. “Essa esfera de avaliação e valorização do indivíduo atribui um espaço que impulsiona a capacitação e fortalecimento dos colaboradores”, finaliza.