Em comemoração ao Dia dos Pais, empresas contam como investem em benefícios que atendem a todos os tipos de pais, até os de Pet
O Dia dos Pais é uma data importante do varejo, comemorada anualmente em agosto. Durante este período, é comum acompanhar a mobilização das empresas em dar sugestões de presentes indicadas aos clientes. Porém, tem sido cada vez mais comum também as empresas dedicarem benefícios exclusivos a seus clientes internos – colaboradores, funcionários, empregados, trabalhadores. Essas iniciativas contribuem para a estratégia de atração e retenção de talentos sempre aliada ao employer branding. A licença-parental, por exemplo, é garantida por lei por 5 dias, mas a extensão vem ganhando cada vez mais espaço pelas empresas que estão aumentando o benefício para 20 dias, como a Randstad, Wiz Soluções e Belgo Bekaert. Há ainda empresas que disponibilizam o benefício durante um período maior, como o Compra Agora por 40 dias, Corteva Agriscience por 4 semanas, e a Visa por 14 semanas.
Segundo o Workmonitor 2022, estudo realizado pela Randstad – consultoria global de Recursos Humanos, que ouviu mais de 30 mil pessoas ao redor do mundo para captar seus anseios e apontar as tendências do universo do trabalho, um dos principais pontos importantes é a flexibilidade. Trabalhar com mais liberdade em termos de localização é importante no Brasil para 85%. Diferente dos anos anteriores, o estudo mostrou que o horário do expediente também vem sendo questionado: 90% dos trabalhadores brasileiros consideram importante ter horas de trabalho mais flexíveis.
“Não há dúvidas que a pandemia foi um evento sem precedentes que trouxe novas tendências ao mercado, principalmente aos modelos de trabalho. Dentro deste novo contexto, muitos pais tiveram a oportunidade de ficar mais perto de seus filhos. Com a retomada, ficou o dilema de como poderiam equilibrar a vida pessoal e profissional após esses dois anos. A solução das empresas tem sido investir em horários flexíveis na jornada diária e nos benefícios oferecidos para seus colaboradores”, disse Fabio Battaglia, CEO da Randstad Brasil.
Dando voz ao público interno
A General Mills, dona das marcas Yoki, Kitano e Häagen-Dazs, passou a atuar sob o modelo eleito pelos colaboradores – essencialmente virtual – para todas as posições administrativas, que permite que os pais não percam a presença familiar conquistada no home office. A empresa também possui um programa de parentalidade chamado Bem Nascer, com uma equipe dedicada a ajudar na marcação de exames e consultas médicas pelo plano de saúde.
A Belgo Bekaert – maior produtora de arames de aço do Brasil, passou a oferecer a possibilidade de horário flexível para cargos administrativos. A jornada laboral pode ser iniciada entre 6h30 e 10h e ser encerrada entre 16h e 19h30, ficando a critério dos empregados. Além disso, cumprindo uma hora a mais de segunda à quinta-feira na jornada de trabalho, podem aderir a Short Friday, encerrando as atividades às 12h.
O Compra Agora – e-commerce para atacadistas e pequenos comerciantes, tem a cultura de que os pais têm autonomia de adaptar suas rotinas como melhor encaixarem nas suas necessidades para poder estar presentes na educação de seus filhos e dividir as responsabilidades com suas parceiras e/ou parceiros. Por isso, toda sua atuação é 100% remota.
Benefícios exclusivos
A Siemens Energy – uma das líderes globais de tecnologia energética possui o auxílio Creche e auxílio Babá, em que todos os colaboradores que retornam ao trabalho após licença parental têm uma ajuda de custo de 12 mensalidades e 1 matrícula por ano com creches, berçários e escolinhas particulares para os seus dependentes de até 04 anos de idade.
A Wiz Soluções — gestora de canais de distribuição de produtos financeiros e seguros, possui um Kit parentalidade, composto por fraldas, bolsa maternidade e produtos de higiene pessoal e cuidado para bebês. Além disso, oferece um curso de paternidade da própria empresa, que é um pré-requisito para aderir à licença paternidade estendida de 20 dias.
Pai de Pet também é Pai
A Royal Canin – empresa multinacional de alimentos para animais domésticos, possui a licença PETernidade. Ao decidirem pela guarda de um cão ou gato, os colaboradores têm 8 horas de licença, equivalente a um dia de trabalho, para adotar um animal doméstico e fazer a adaptação em casa. As horas são vigentes no período de 1 ano, a partir da data de aquisição do Pet, e podem ser distribuídas no decorrer desse período e não necessariamente precisam ser concentradas em um único dia. Na prática, os colaboradores apresentam ao RH as devidas documentações que comprovam a iniciativa e, então, passam a usufruir do benefício para cuidarem de seus pets.
“Nosso desejo é o de que cada vez mais pessoas experimentem os incríveis benefícios oriundos da relação humano-animal e sabemos que para que ela seja saudável desde o início a dedicação de um tempo de qualidade para recepção e adaptação do novo pet em casa faz toda a diferença. Além disso, sabemos que o novo tutor também necessita cuidar da saúde do animal e ter esse tempo disponível para a ida ao Médico-Veterinário, por exemplo, faz toda a diferença. Estamos muito felizes em se juntar a este movimento”, conta Carlos Martella, Diretor de Marketing da Royal Canin Brasil.