Atualmente, a Comunicação Interna define-se como um conjunto de ações que vai além da informação, ou de simplesmente comunicar
A falta de comunicação eficaz nas empresas é um problema crítico que muitas vezes não ganha a devida atenção no cenário corporativo. De acordo com o estudo “Comunicação Trends 2022”, desenvolvido pela Progic, empresa de Comunicação Interna e plataforma em TV corporativa no Brasil, para 53% das empresas, o principal desafio dos profissionais da área de gestão dos setores de RH e CI é manter os colaboradores cada vez mais engajados.
Atualmente, a Comunicação Interna define-se como um conjunto de ações que vai além da informação, ou de simplesmente comunicar. É uma ferramenta estratégica de relacionamento com os colaboradores e que possui grande valor para compreensão e assimilação dos objetivos da organização. E com isso, os funcionários passam a ser mais motivados em saber que os seus objetivos pessoais são semelhantes aos da instituição. A grande questão é: para ter uma comunicação mais clara, é necessário realizar um planejamento conciso. Mas como isso pode ser feito?
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“A comunicação com os funcionários é um fator estratégico para as empresas e recebe ainda mais destaque no home office e no modelo híbrido, já que há a necessidade de informar e alinhar os colaboradores de forma constante. Os resultados da nossa pesquisa deixaram isso evidenciado. Nas empresas que possuem uma comunicação interna efetiva houve uma melhora de 42,5% na retenção de talentos se comparado às empresas com uma comunicação interna menos efetiva,” diz Igor Vazzoler, CEO e fundador da Progic.
Somente a construção de uma comunicação eficaz permitirá a interação e integração de todo o universo corporativo, por isso, o CEO e fundador da Progic revela algumas ações simples que podem garantir o sucesso desse setor tão importante de qualquer empresa, seja qual for o seu tamanho. Veja abaixo!
Diagnóstico
Realizar um diagnóstico é o ponto inicial para identificar o que está funcionando e onde é necessário mudar. Com isso será possível identificar qual o perfil do público interno e entender o cenário da comunicação atual. Depois, é importante traçar metas e objetivos, desenvolver uma mensagem estratégica e planejar um calendário de ações, lembrando que todos devem estar envolvidos e cientes destes acontecimentos.
Objetivos e Estratégias
Após visualizar o cenário atual da comunicação organizacional com o diagnóstico, o próximo passo é visualizar onde o setor de CI quer chegar, definindo objetivos e estratégias. Ter uma visão do que se quer alcançar facilitará o planejamento de ações, a escolha dos canais que serão utilizados e de que forma a mudança irá ocorrer.
Execução
Para a execução, é crucial mapear o que será realizado e acompanhar constantemente a evolução do que está sendo aplicado. Com uma boa base planejada, a execução das ações tem grandes chances de alcançar os resultados esperados. Aos poucos a comunicação vai se tornando parte essencial da organização e fator primordial das relações entre os colaboradores.
Boas Práticas
Para promover um clima organizacional saudável e manter os colaboradores engajados e cientes do que se espera deles, algumas boas práticas são importantes. O diálogo face a face, escutar mais do que falar e também segmentar o público-alvo ainda são os melhores métodos para criar boas conexões entre as pessoas.