Tecnologia

RH como porta de entrada da transformação digital nas empresas

É inevitável que a transformação digital altere também a maneira de gerir as equipes

Transformação Digital é um movimento que envolve tecnologia, mudança de mindset e cultura corporativa. Na prática, a transformação digital revoluciona os modos de produção, o que promove não apenas a melhoria na performance, como também na forma de pensar e fazer negócios. E há todo um contexto que vem impulsionando esse movimento. De acordo com a Open Democracy, a América Latina é o terceiro mercado regional online do mundo e o aumento no uso dos smartphones só tem feito crescer o índice de presença online. Segundo a Brasscom, as tecnologias relacionadas à transformação digital vão ultrapassar os R$ 249,5 bilhões até 2021.

É inevitável que a transformação digital altere também a maneira de gerir as equipes. As tecnologias estão agora em todos os lugares e esse processo é irreversível. Portanto, acompanhar as mudanças significa também melhorar o desempenho do time e da empresa, o que passa por mudar posturas também no setor de recursos humanos. Para isso, as empresas estão investindo em tecnologias de fácil acesso. Aqui na Ahgora atuamos no sentido de desenvolver aplicações que ajudem as empresas a facilitar esta transformação, levando mais facilidade ao dia a dia.

Um exemplo disso são os aplicativos que ajudam os gestores a gerir o banco de horas dos times. Desta forma, conseguem avaliar em um time composto por skills semelhantes, os profissionais que possuem banco negativo e podem fazer hora extra sem onerar o caixa da empresa, por exemplo. Além disso, faz gestão de entrada e saída destes colaboradores, tornando este acompanhamento mais preciso e desonerando o RH destas atividades.

É necessário acrescentar que precisamos aderir às aplicações tecnológicas, estimulando também a inovação e o teste de novos processos, na busca por aprimoramento constante. O que percebemos é que as inovações tecnológicas permitiram que o setor de RH automatizasse as rotinas operacionais e assumisse um papel mais estratégico, tornado-se assim o impulsionador da transformação digital nas empresas. Entre as prioridades do setor estão incentivar a proatividade e reconhecer o talento dos profissionais, que são o maior valor da empresa.

Tendo isso em mente, precisamos considerar quais são os cinco passos principais para o RH da empresa entrar no ritmo das mudanças.

 

  1. Escolher ferramentas para aumentar a eficiência

A tecnologia é  sim uma aliada para simplificar os processos. Com algumas inovações tecnológicas, a empresa pode tornar todas as áreas mais estratégicas e alavancar os bons resultados. Um exemplo é o termo People Analytics, que se trata do uso de ferramentas de análise de dados qualitativos e quantitativos para guiar o engajamento dos colaboradores, tornando a gestão mais eficaz.

 

  1. Estimular a mudança de pensamento

Além de boas ferramentas, para que a transformação digital exista, é preciso uma mudança de postura por parte da empresa e dos colaboradores. Resumindo, é necessária uma mudança na cultura da equipe, voltando-se para a constante melhoria dos processos.

 

  1. Aperfeiçoar os processos internos

À medida que softwares e ferramentas são incorporados no cotidiano, os times ganham tempo para assumir novos desafios. Mas lembre-se de que a cultura da empresa deve confluir para a mudança de postura, no caminho para a inovação e para a transformação digital.

Com um bom planejamento e com as atitudes certas e a partir de ações de RH, é possível direcionar toda a empresa no rumo à transformação digital, aprimorando processos e, especialmente, maximizando os resultados.

Por Tiago Peixoto, Product Owner do Ahgora Leader

 

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios