RH: cresce a procura de seguro-viagem nas empresas

Companhias buscam soluções para mitigar riscos por acidentes em viagens

Até a entrada em vigor da Resolução 315, em março de 2016, muitas empresas usavam o seguro viagem oferecido pelos cartões de crédito para cobrir as viagens de seus colaboradores. Após as novas regras, mesmo que a empresa compre a passagem aérea com o cartão de crédito, o seguro só pode ser oferecido se o viajante entrar no site da operadora e emitir uma apólice para o período da viagem.

Com esta restrição e temendo que seus funcionários esqueçam de emitir o seguro-viagem, as empresas começaram a buscar soluções no mercado. De olho neste nicho, a ASSIST CARD, líder mundial dedicada ao oferecimento de assistência integral ao viajante, passou a oferecer um produto exclusivo, válido por um ano e que basta ser emitido apenas uma única vez. Conhecido como Multitrip, a nova solução caiu nas graças do mercado corporativo e hoje já representa 15% das vendas da empresa no Brasil.

Segundo Alexandre Camargo, country manager da ASSIST CARD Brasil, o novo produto evita a burocracia de ter que emitir um seguro a cada viagem e permite ao responsável por compras apresentar uma grande economia para sua empresa. “Um produto com cobertura médica de US$ 150 mil, comprado de forma avulsa, chega a custar US$ 11,00 por dia de viagem. O novo produto oferecido pela ASSIST CARD pode custar menos de US$ 0,85 por dia de viagem”.

Outra vantagem do Multitrip sobre o seguro oferecido pelo cartão de crédito é a cobertura médica. “Os cartões oferecem normalmente cobertura de US$ 25 mil. Nossas soluções corporativas oferecem coberturas de US$ 150 mil, US$ 250 mil e US$ 1 milhão”, explica Camargo.

Segundo Simone Rocha, gestora de viagens da Dannemann Siemsens, empresa que possui mais de 60 apólices anuais contratadas com Assist Card, o produto Multitrip além de oferecer vantagens aos viajantes também proporciona facilidades para as equipes operacionais da empresa. “Tivemos alguns contratempos desagradáveis com nossos funcionários em viagem e se não fosse pela ASSIST CARD seria muito mais difícil contornar a situação. Desde então, optamos pelo produto anual porque além dos benefícios ao viajante, ele também oferece muita agilidade para a nossa equipe operacional, que não precisa mais emitir uma apólice a cada viagem. Outra vantagem, e não menos importante, é que o produto se estende também às viagens particulares de nossos funcionários, o que acaba se transformando em mais um benefício oferecido pelo nosso escritório”.

A ASSIST CARD tem investido consistentemente em serviços on-line que facilitam ainda mais a viagem dos seus consumidores, especialmente dos passageiros corporativos que realizam viagens curtas e têm pouco tempo disponível para ir a um hospital. Entre estes serviços estão o autoatendimento (e-ASSIST) e as consultas por vídeo conferencia com médicos on-line (Telemed). Com eles, o colaborador pode agendar a ida de um médico ao seu hotel ou até mesmo realizar uma consulta on-line, via aplicativo, sem precisar deixar o conforto de seu quarto.