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RH: Cuidados com os times em home office

McDonald´s, Votorantim, Veracel, Grupo PareBem e outras empresas contam suas estratégias para manter a proximidade com os times que estão trabalhando de casa

Com o avanço da Covid-19, muitas empresas acabaram mudando temporariamente seus escritórios para a casa de seus colaboradores, literalmente. Entre os números desafios, essa mudança repentina do modelo de trabalho veio acompanhada de dois grandes desafios: manter o engajamento dos times e cuidar das pessoas, mesmo que seja a distância.

De olho nisso, conversamos com 12 empresas de diferentes setores bem diferentes para conhecer as estratégias de cada uma.

Alimentação e nutrição

Com muitos funcionários trabalhando em regime de home office ou licença remunerada, a Arcos Dorados, maior franquia independente do McDonald’s no mundo, desenvolveu algumas ações, como uma série de vídeos trazendo cuidados na prevenção contra o coronavírus e um vídeo específico com dicas sobre saúde mental, que já tem mais de 10 mil visualizações. A peça foi veiculada em canais internos e aborda temas diversos, como o cuidado com o excesso de informações, a importância do estabelecimento de uma rotina diária e a prática da resiliência, entre outras práticas.

Além disso, a Hamburguer University estruturou uma série de cursos online para dar continuidade à formação e desenvolvimento dos colaboradores. Parte do conteúdo preparado para os próximos meses está voltada para ajudar as pessoas a desenvolver mais foco, resiliência e disciplina, habilidades essenciais para superarmos o contexto desafiador que estamos vivendo. Outra iniciativa interessante é uma parceria com a Cisco para oferecimento de cursos de tecnologia online, incluindo temas como inteligência artificial e segurança cibernética.

A Royal DSM, empresa global de ciência para Nutrição, Saúde e Vida Sustentável, fez um plano de ações para aumentar a informação dos colaboradores sobre o posicionamento da companhia frente ao avanço do Coronavírus na América Latina e impactos no dia a dia deles, bem como das operações. Para isso, criou o movimento #VamosJuntosDSM, que conta com uma série de conteúdos para as plataformas Yammer e Instagram (exclusivo) sobre saúde mental, segurança em casa, formas de entretenimento e dicas de home office.

Além disso, o presidente para América Latina, Maurício Adade, tem feito vídeos semanais com mensagens para os colaboradores e seus familiares.

Setor de serviços

Produção de um guia de home office e criação de um programa completo de saúde e bem-estar com atividades como meditação, ioga, treino funcional e dança é a estratégia adotada pelo Grupo In Press, holding de comunicação formada por agências globais de RP e de serviços especializados e com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte. Uma das empresas do grupo, a FleishmanHillard Brasil, tem realizado semanalmente sessões de bate-papo com a diretora-geral, Patrícia Marins. A ação busca humanizar e aproximar as relações nesse momento de distanciamento físico e é uma oportunidade de integração e troca entre todo o time.

O Grupo PareBem, empresa de mobilidade urbana e uma das maiores gestoras de estacionamentos do País, enviou quebra-cabeças para cada um dos funcionários em home office com o objetivo de promover a cultura colaborativa entre o time e incentivar as pessoas a compartilharem momentos de interação dentro de casa. É uma iniciativa simples, mas que foi bem recebida e contou com adesão de todos os níveis hierárquicos da empresa. O time de Gente & Gestão ainda promoveu um concurso de fotos da montagem e as duas melhores imagens ganharam um ovo de chocolate de colher feito por um fabricante artesanal.

Indústria e energia

A Veracel Celulose implementou o sistema de home office para os times do setor administrativo desde o decreto da pandemia pela OMS. A empresa providenciou benefícios como “kits conforto” para os funcionários em trabalho remoto. Esse kit inclui por teclado, apoio de pé, cadeira, mouse e fone de ouvido. E foram entregues na casa de cada colaborador. Estão sendo distribuídas máscaras para todos os colaboradores e foram entregues álcool em gel para as equipes da operação. O teletrabalho acaba de ser estendido até 1º de junho para manter a equipe mais protegida e garantir o bem-estar de todos.

A Veracel desenvolveu ainda um programa de qualidade de vida composto por: canal de atendimento emocional com psicólogos para colaboradores e dependentes, estendido para aos pais dos funcionários; continuidade das aulas diárias de Ginástica Laboral – com recebimento de vídeos tanto para os colaboradores que estão em home office quanto para os colaboradores da operação; e reuniões por vídeo para manter o contato visual.

Diante do novo contexto imposto pela pandemia de Covid-19, a holding Votorantim SA se adaptou rapidamente e implementou medidas com foco na segurança dos funcionários, enquanto mantém a rotina de trabalho. A empresa tem promovido campanhas informativas internas com todas as orientações de prevenção e segurança, regime de home office para mais de 90% de seus empregados. Além disso, a companhia permitiu que os funcionários retirassem não apenas seus notebooks e equipamentos eletrônicos para trabalhar em casa, mas também suas cadeiras, devido à importância de contar com móveis adequados para evitar qualquer tipo de dor ou problema de saúde e também transformou os vales refeição em vales alimentação para que os funcionários possam utilizá-los para comprar alimentos em mercados, e não exclusivamente para adquirir refeições prontas.

Em paralelo, a Votorantim SA mantém suas ações programadas, adaptando-se às novas rotinas. Um exemplo ocorreu em março, quando a empresa anunciou a sucessão do CEO, João Miranda que, a partir de 4 de maio, será substituído por João Schmidt. A medida, prevista havia dois anos, foi mantida no calendário mesmo diante de todas as mudanças de rotina causadas pela pandemia. Em 24 de março, ambos os CEOs realizaram o anúncio para os funcionários em uma live pela internet que contou com a audiência de 600 colaboradores.

A seleção de novos colaboradores segue firme, com o uso de entrevistas por videoconferência. Logo no início da quarentena, 3 novos funcionários foram admitidos de maneira online e iniciaram a integração na empresa também de forma remota.

Em uma das empresas do grupo, a Votorantim Energia, estão sendo promovidas lives com o presidente, Fabio Zanfelice, além de aulas de culinária com experts em gastronomia, cafés virtuais da manhã e da tarde e o Sextou, um show de talentos com os colaboradores.

Já a Votorantim Cimentos vem realizando uma série de ações interativas em sua rede de comunicação interna Workplace. Uma das iniciativas é a Dra. Prevenção, uma assistente virtual para tirar dúvidas sobre a Covid-19 como por exemplo o que é o vírus, sintomas, grupos de riscos, entre outras. Pelo sistema de mensagens da rede social o empregado pode conversar e tirar suas dúvidas com a Dra. Prevenção.

Os profissionais também foram desafiados a publicar vídeos ensinando a produzir máscaras de tecido caseiras, contando com a participação de seus familiares e utilizando a hashtag #UsoMáscaraPorMimEPorVC.

Tecnologia e Finanças

Pensando no bem-estar dos colaboradores que estão trabalhando de casa, a Wiz, gestora de canais de distribuição de produtos financeiros e seguros, passou a oferecer um programa que contempla uma série de conteúdos e atividades, como bate-papo com fisioterapeuta e orientações de exercícios de alongamento para fazer em casa, além de temas voltados para a produtividade durante o período de teletrabalho.

A Remessa Online, fintech brasileira de transferências internacionais criada pela Beetech, organizou diversas ações de saúde mental e bem-estar para os funcionários em tempos de isolamento e trabalho remoto. Uma das inciativas é a promoção de torneios internos online de culinária ou jogos online, por exemplo, onde cada colaborador pode sugerir uma categoria de atividade. As disputas são em tempo real e haverá premiação ao mais pontuado no fim do torneio.

A fintech também tem apostado em dias temáticos, como dia da fantasia ou dia de trabalhar com o pet, para interação entre colaboradores via redes sociais, entre outras ações.

A FS, empresa que desenvolve aplicativos de segurança para devices móveis, enviou as cadeiras de todos os funcionários, depois de higienizá-las, para a casa de cada um deles, tornando o home office mais confortável e adequado.

 

 


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