Alcoa lança programa de aceleração de carreira para profissionais LGBTQIAP+
Profissionais LGBTQIAP+ que trabalham na Alcoa contam agora com mais um forte incentivo para ir além. A mineradora global, que é líder na produção de alumínio no país, acaba de lançar o Blend, programa de aceleração de carreira que impulsiona o desenvolvimento interno deste público com preparação para posições estratégicas e de liderança. O projeto começa com um grupo de 23 pessoas que, ao longo de nove meses de formação, passará por uma trilha de desenvolvimento com mentorias e treinamentos que também fortalecem conceitos relacionados à equidade e pertencimento.
O Blend é o mais recente de um conjunto de quatro programas direcionados para grupos sub-representados dentro da Alcoa, como parte da estratégia global de diversidade, equidade e inclusão da companhia. Ele se junta ao Advance (mulheres), Leap (pessoas pretas e pardas) e Enable (pessoas com deficiência). A primeira turma, que começa no dia 4 de abril, conta com profissionais de diferentes orientações sexuais e identidade de gênero, sendo 2 pessoas transgênero.
Empoderamento e senso de liderança são a base dos programas, que estão fundamentados em quatro pilares: Transformação, Experiência, Gestão e Conexão. O objetivo é construir uma rede de afinidade heterogênea, multidisciplinar e sensível ao tema para discutir questões importantes sobre respeito e igualdade, dentro e fora da organização.
“Queremos desenvolver o protagonismo, trabalhar vieses inconscientes e incentivar a empatia. A formação busca ainda explorar com profundidade habilidades comportamentais e técnicas, sempre com o enfoque no empoderamento e autoconhecimento pessoal. Com isso, ganhamos profissionais que conquistam posições por causa da força e da consistência da sua formação e profissionalismo. Trabalhamos fortemente para que as pessoas tenham liberdade para ser quem realmente são dentro da companhia”, afirma André Rolim, diretor de Recursos Humanos da Alcoa.
Além dos programas de aceleração de carreiras, os colaboradores contam ainda com grupos de inclusão, como a AWN (Rede de Mulheres da Alcoa), o ABLE (Alcoanos e Alcoanas indo além de expectativas limitantes), o AWARE (Alcoanos e Alcoanos trabalhando ativamente para a equidade étnico-racial) e o EAGLE (Alcoa pela igualdade LGBTQIAP+). Todos investem em pautas de conscientização e contribuem para que a companhia seja cada vez mais inclusiva.
Por todo esse cuidado com as pessoas e valorização da diversidade, a Alcoa foi reconhecida neste ano com as certificações GPTW e Top Employer e também incluída no Índice Global de Equidade de Gênero da Bloomberg.