Treinamento

RH da Stefanini destaca a força do autodesenvolvimento

Invista em si mesmo: saiba como o autodesenvolvimento pode fazer a diferença em sua carreira

Benjamin Franklin não poderia estar mais correto quando disse que investir em conhecimento rende sempre os melhores juros. É indiscutível que o autodesenvolvimento traz inúmeros benefícios para a carreira e também para a vida pessoal.

Hoje, a informação se tornou mais acessível e há diversas formas de aprender. Há, inclusive, opções gratuitas e que podem ser encaixadas na sua agenda, apesar da correria do dia a dia. É possível se aprimorar por meio de palestras, cursos presenciais e à distância, workshops, entre outros, como os listados abaixo:

  • Coaching: buscar alguém que possa ser seu orientador é uma boa maneira de crescer e atingir os seus objetivos;
  • Leitura: Livros, artigos e jornais são fontes repletas de conhecimento e ajudam a refletir sobre suas ações;
  • Benchmarking: aproveite sempre que possível para saber o que os outros estão fazendo. Isso sempre o favorece a inovar, sugerir e fazer a crítica saudável;
  • Assumir novas responsabilidades: participar de novos projetos e desafios, além de saber mais sobre novas áreas são fontes de conhecimento e aquisição de novas habilidades e competências;

Também é importante levar em conta o seu plano de carreiras. Para isso, é preciso questionar sobre onde quer chegar, em quanto tempo, por qual caminho tem que passar, além de identificar suas fortalezas e fragilidades.

Quem atua com vendas, por exemplo, precisa ter boa comunicação, capacidade para articular um bom argumento, ter um bom relacionamento com os clientes e saber ouvi-los. Para isso, é importante conhecer bem o produto que será vendido, além de procurar capacitações que ajudem a perceber as nuances dos clientes e aguçar a percepção.

Já na indústria, ter habilidade com números, boa capacidade de raciocínio analítico e muita lógica é fundamental. Além disso, a capacidade de inovação é importante, já que um simples ajuste pode representar milhões. Assim, buscar formação em exatas é uma boa opção, já que ajuda com a lógica e o raciocínio analítico.

O autodesenvolvimento sempre traz os melhores frutos, além de te deixar preparado para crescer e enfrentar os desafios que surgirão. Invista em conhecimento! Afinal, ele certamente será o seu grande diferencial.

Cintia Bortotto é Diretora de RH da Stefanini, umas das maiores provedora global de soluções baseadas em tecnologia.

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios