Plataforma de recursos humanos, ciclo de gestão de desempenho e programas de reconhecimento são algumas das iniciativas da marca para a valorização dos profissionais
Por entender a importância da retenção de talentos para o sucesso de qualquer empresa, a Ticket, marca de benefícios ao trabalhador da Edenred Brasil, investe ano a ano em ações de valorização dos colaboradores. Além das práticas usuais, como a política de flextime e flexplace – programas que difundem a cultura de inovação e bem-estar e garantem jornadas flexíveis e modelo híbrido de trabalho, treinamentos, ações de engajamento, entre outras, a empresa estimula que o feedback seja uma ferramenta presente no cotidiano de gestores e colaboradores. “Ele deve ir além do momento da avaliação de desempenho, favorecendo o engajamento e o bem-estar de nossas pessoas e equipes”, comenta José Ricardo Amaro, Diretor de Recursos Humanos da Ticket.
A última pesquisa de clima realizada pela empresa com a metodologia do Great Place to Work Institute (GPTW), comprova a importância e a presença do feedback no dia a dia das equipes. Diante da pergunta “Quantas reuniões você teve com seu gestor imediato durante os últimos 12 meses para discutir seu desempenho ou receber feedback?”, 85% dos colaboradores apontam que tiveram essas conversas mais de duas vezes no ano e 53% tiveram mais de três conversas de desenvolvimento anuais. O índice de confiança dos colaboradores que tiveram mais de três conversas de feedback foi de 95% – A pesquisa foi respondida por 85% dos colaboradores.
Uma das ferramentas utilizadas pela empresa é o software de gestão de recursos humanos Edenpeople, que permite que os colaboradores acompanhem de forma independente e autônoma seus desempenhos, metas do negócio, da área de atuação e individuais, além de oportunidades de carreira para candidatura interna. Uma mudança importante impulsionada pela ferramenta aconteceu no processo de avaliação de desempenho. Após a avaliação das metas, competências técnicas e comportamentais, e conexão com os valores corporativos, a etapa de discussão de carreira é o momento de registrar as aspirações de futuro, ambições e possibilidades de realocação em outras empresas da Edenred no Brasil e em outros países. “É uma excelente oportunidade de conversar sobre carreira, próximos passos e o que fazer para chegar lá, além de, claro, apoiar as pessoas em relação a seus objetivos. Desta forma, orientamos a carreira e o desenvolvimento das competências necessárias para as funções, indicando o estágio em que o colaborador se encontra e o apontamento das competências que precisaram ser desenvolvidas nos ciclos seguintes a partir de critérios de potencial definidos globalmente e adaptados às necessidades dos negócios. Com esses resultados, estimulamos também à mobilidade interna dentro das empresas do Grupo”, explica Amaro.
O Ciclo de Gestão de Desempenho da Ticket é composto por quatro principais etapas: definição de metas no início do ano; feedback, monitoramento e ajuste de metas; avaliação de final de ano sobre metas e competências; e por fim, os colaboradores que atingem as metas alinhadas no início do ano têm uma motivação a mais para se dedicar na performance: a Participação de Lucros e Resultados (PLR). “Nossa política de gestão de pessoas é formada por dois pilares, que são o Contrato de Metas, um documento eletrônico feito entre o colaborador e seu gestor imediato para defini-las, planos de melhorias e atividades estratégicas para o ano; e o modelo de Gestão por Competências, que define as atitudes, habilidades e conhecimentos necessários para que cada pessoa realize sua função com excelência”, explica o Diretor de RH.
E para identificar o momento de desenvolvimento de cada profissional e direcionar esforços para recuperar, reconhecer ou desenvolver sua equipe, a Ticket conta com o Talent Review, liderado pelo gestor, com a orientação da área de Recursos Humanos e a participação de convidados para contribuição. A ação é desenvolvida em três passos: resultados consolidados da avaliação de metas e competências, para contribuir com a percepção de performance; avaliação de potencial a partir dos critérios comportamentais definidos para todo o grupo Edenred; e a utilização da metodologia 9Box (Matriz performance x potencial) dando, assim, uma visão mais ampla do momento de carreira de cada colaborador e suas necessidades de desenvolvimento para seguir crescendo na empresa.
Como a companhia acredita que o reconhecimento é um pilar da motivação do colaborador, ela também realiza as premiações E.Ward, iniciativa que reconhece os projetos que se destacaram ao longo do ano em todas as unidades de negócios da Edenred Brasil; a homenagem aos colaboradores que completaram 10, 20 e 30 anos de trabalho na empresa; e o Se Vira nos 5, um desafio interno de inovação que é aberto a todos os colaboradores. Todos esses eventos formam uma grande festa de reconhecimento e agradecimento, chamada Celebre. Na Convenção de Vendas da Ticket, as pessoas que mais se destacaram ao longo do ano são reconhecidas no Supera. “Investimos em desenvolvimento para garantir os melhores resultados para as pessoas e os negócios. Procuramos aperfeiçoar a formação, todos os anos, para que eles entendam que são protagonistas de suas carreiras, que podem crescer e evoluir na empresa e ampliar suas habilidades, como profissionais e como pessoas. Aqui, nossos colaboradores estão sempre aprendendo algo novo e sendo desafiados a aplicar esses aprendizados”, finaliza Amaro.