Entre as inúmeras ações implementadas para desenvolver seus profissionais, a preparação dos gestores ganha destaque na organização
Eleita na 8ª posição como uma das Melhores Empresas para Trabalhar, na pesquisa conduzida pelo Great Place to Work® Brasil, aTokio Marine Seguradora busca proporcionar às suas equipes, além da recompensa financeira, oportunidades de reconhecimento social, profissional e qualidade de vida. Acompanhe a entrevista com gerente de RH, Juliana Zan, que destaca o programa de desenvolvimento de líderes e as ações direcionadas para o equilíbrio dos mais de 1.700 colaboradores.
Mundo RH – De que forma o RH tem buscado desenvolver o seu time de colaboradores?
Juliana Zan – O objetivo da área de RH da Tokio Marine é preparar os colaboradores para contribuir com os negócios e impulsionar o crescimento da Companhia. Nesse sentido, oferecemos todo apoio para o desenvolvimento profissional de nossas equipes, com programas diferenciados, como:
- Trilha de Carreira: Criado em 2012, o programa permite que os colaboradores da Tokio Marine tenham acesso a um guia no qual é possível visualizar as possibilidades de crescimento dentro da empresa.
- Tokio Saber Universidade Corporativa: Programa que capacita e proporciona o desenvolvimento dos nossos profissionais.
- Avaliação de Desempenho e Competências (360º): Para incentivar o progresso de suas pessoas, a Tokio Marine tem uma política definida para mérito e promoção. Os critérios para essas movimentações são as notas da avaliação e os objetivos individuais vinculados ao processo de Gestão de Desempenho e Competências.
Mas não somente essas práticas remuneratórias, que são bastante coerentes e inovadoras, são entendidas pela Tokio Marine como geradoras de reconhecimento aos colaboradores. A Companhia faz questão de proporcionar às suas equipes, além da recompensa financeira, oportunidades de reconhecimento social.
Valorizar individualmente os colaboradores é uma atitude respeitosa por parte da Companhia, que gera um ciclo positivo, porque outros membros da equipe buscarão o mesmo tipo de comportamento. Consequentemente, a Tokio Marine evolui e se desenvolve como organização.
Outro ponto importante no processo de reconhecimento e crescimento é a política de recrutamento interno. Estimulamos que os colaboradores sejam recolocados e possam evoluir dentro da própria Companhia. Essa ação valoriza os profissionais mais experientes, permitindo que eles migrem de carreira dentro da própria empresa.
Para contribuir com o desenvolvimento pessoal dos profissionais que trabalham conosco, criamos o projeto “Mapas de Aprendizagem”, que consiste na indicação de práticas para o crescimento pessoal e profissional. Exemplos: sugestão de livros, filmes e outras atividades para desenvolver determinadas habilidades.
Também incentivamos a participação em eventos, congressos, benchmarkings, além de estimular o equilíbrio entre vidas pessoal e profissional. Oferecemos, ainda, benefício educacional e proporcionamos atividades de lazer como teatro, cinema, Dia dos Filhos (Programa BemEstar Família) e ações sociais, como o atendimento às ligações do Teleton, em prol da AACD, com convidado (familiar) dentro do Contact Center da Seguradora e blitz dos colaboradores voluntários no Shopping Pátio Paulista, em São Paulo, para conscientização do uso de vagas de estacionamento para deficientes.
Mundo RH – Qual é a importância do RH pensar continuamente em formas de aprimorar o conhecimento de suas lideranças?
Juliana Zan – Na Tokio Marine, mantemos uma cultura forte, permeada pelos seguintes valores corporativos: ética, respeito, trabalho em equipe, excelência em produtos e serviços, transparência e compromisso com a satisfação dos colaboradores, corretores e clientes. Além da identificação com nossa cultura, é importante que todos os gestores estejam tecnicamente preparados para que possam auxiliar as equipes a caminhar sempre juntas, na mesma direção e em busca dos melhores resultados.
Para preparar seus gestores, a Tokio Marine tem uma iniciativa bem estruturada chamada “PDL” – Programa de Desenvolvimento de Líderes. Criado em 2011, ele é composto por treinamentos específicos, com conteúdos que levam em consideração o nível de complexidade e a senioridade dos profissionais (diretores, gerentes, coordenadores etc.). Além disso, os gestores são recrutados, treinados e avaliados com base na Competência de Liderança “Desenvolver” e também por nível de complexidade: um cargo mais elevado, por exemplo, como um diretor, é avaliado pelo nível 4, que é o mais alto. Já um coordenador é avaliado pelo nível intermediário, respeitando a maturidade de cada posição hierárquica.
Outra ação da Tokio Marine para manter seus gestores atualizados é o MOVA, programa de treinamento, também desenvolvido em 2011, com o objetivo de abordar assuntos comportamentais alinhados ao planejamento estratégico da Companhia, ou a temas relevantes para o momento, sempre de forma lúdica e vivencial.
Mundo RH– Quais são as atuais ferramentas de treinamento adotadas pela Tokio Marine?
Juliana Zan – A Tokio Marine tem foco na carreira do colaborador e, para facilitar o crescimento de suas pessoas, disponibiliza diversos programas, como os já citados: Trilha de Carreira; Tokio Saber Universidade Corporativa; Avaliação de Competências 360º; Feedback contínuo; PDL – Programa de Desenvolvimento de Líderes; MOVA.
Mundo RH– Como o RH busca identificar essas ferramentas (de treinamento) no mercado?
Juliana Zan – O setor de seguros requer conhecimentos bastante específicos e nós estamos sempre acompanhando as tendências do nosso mercado e de empresas que são referência em boas práticas de RH. Além do benchmarking, avaliamos constantemente as necessidades internas e, alinhadas à estratégia de negócios da Tokio Marine, implementamos iniciativas únicas e pioneiras, sempre com o intuito de desenvolver, engajar e promover crescimento para os nossos colaboradores.
Mundo RH – Em se tratando do bem-estar dos colaboradores da empresa, qual tem sido a visão do RH em relação ao tema?
Juliana Zan – Acreditamos que é muito importante oferecer ferramentas para um ambiente corporativo saudável e ideal para que nossos colaboradores sejam mais produtivos e eficazes (clima organizacional, recursos, equipamentos, local etc.), além de possibilitar às pessoas a oportunidade de poderem dialogar com a Companhia e propor melhorias em diversas frentes.
Mundo RH – Destaques algumas das ações já implementadas e voltadas para o bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores, como também os seus resultados?
Juliana Zan – A Tokio Marine desenvolve diversas ações voltadas para o equilíbrio das vidas pessoal e profissional de seus Colaboradores. Nosso pacote de benefícios é considerado um dos melhores do mercado de seguros e também das empresas em geral. Entre nossos benefícios, oferecemos participação nos lucros e resultados; Programa BemViver – serviço de assessoria particular; prática esportiva, em que a Companhia subsidia, parcialmente, o custo de academias; programa de gestante; auxílio-creche ou babá; auxílio-medicamento; plano de saúde com coberturas diferenciadas; previdência privada; day-off no aniversário e nas bodas por tempo de casa; plano de carreira/Trilha de Carreira; horário flexível; massagem e ginástica laboral.
Outra iniciativa que reforça o compromisso da Seguradora em cuidar do bem-estar de seus Colaboradores (e também de seus familiares) é o Programa BemEstar, que já existe há mais de 4 anos e que serve de referência para outras empresas do mercado. Contempla diversas práticas voltadas para saúde, finanças, solidariedade, cultura e família. Entre as ações promovidas pela Tokio Marine estão o Dia dos Filhos, sessões exclusivas de cinema e teatro, programa de gestantes, ação voluntária no Dia das Crianças e a Semana BemEstar, com diversas atividades interativas, palestras e sorteio de brindes. Implementamos todas essas ações porque acreditamos que profissionais felizes e que têm qualidade de vida e saúde entregam mais e melhor.
Mundo RH – Qual tem sido a fórmula adotada pelo RH para engajar os seus colaboradores e fazer com que gostem de trabalhar na organização?
Juliana Zan – Além das práticas voltadas para o equilíbrio das vidas pessoal e profissional, do pacote de benefícios e dos treinamentos oferecidos às nossas equipes, sempre orientamos os gestores a ficar próximos aos seus times, dar feedback contínuo e exercer comunicação transparente, permitindo que todos estejam permanentemente alinhados aos objetivos da Companhia.
Também investimos de modo contínuo no capital humano (nossas pessoas) e na manutenção de um clima organizacional saudável. Somos uma empresa que sabe respeitar as pessoas, sejam elas de qualquer opção sexual, raça, cor, sexo, com ou sem deficiência. Em nossa pesquisa de clima organizacional, todos os anos, obtemos notas altíssimas nas questões que se referem a esse assunto. Mais um exemplo de respeito, que é um valor corporativo, aplicado no dia a dia.
A preocupação com o bem-estar das nossas pessoas vai desde o processo seletivo até o acompanhamento do desenvolvimento de cada um. Não só cumprimos as cotas obrigatórias por lei (jovem aprendiz e PCD – pessoas com deficiência), como também promovemos ações periódicas de conscientização e integração com todos os colaboradores. Como mais uma prova de nossa equidade, temos mulheres na alta liderança, além de gestoras em todos os níveis. Atualmente, de todo o quadro de chefias, 40% são mulheres.
Essas iniciativas atraem mais e melhores profissionais, contribuem para a satisfação dos funcionários e, consequentemente, para os resultados da Seguradora. Ser reconhecida pelos colaboradores como uma excelente companhia para trabalhar faz parte da visão estratégica da Tokio Marine Seguradora.
Mundo RH – A respeito do pacote de benefícios oferecidos pela empresa aos seus colaboradores, de que forma o RH avalia a importância destes benefícios para que os colaboradores se sintam acolhidos e protegidos pela organização?
Juliana Zan – Para a Tokio Marine, a valorização e os investimentos em Capital Humano são fundamentais, pois uma companhia é feita essencialmente de Pessoas. Uma equipe satisfeita e comprometida certamente proporcionará um atendimento mais caloroso e eficiente para corretores, assessorias e clientes.
Como citei anteriormente, o pacote de benefícios da Tokio Marine é muito amplo. Avaliamos que esse é um diferencial que contribui para a retenção de talentos e aumento de produtividade. Também demonstra a importância que damos ao equilíbrio e bem-estar tanto da vida profissional quanto da vida pessoal de colaboradores, fazendo com que se sintam especiais para a Tokio Marine.
Mundo RH– Destaque os atuais desafios do RH da Tokio Marine
Juliana Zan – A área de RH tem a missão de implementar as ações relacionadas à Gestão de Pessoas na Matriz, em São Paulo, e nas 72 unidades de negócios espalhadas pelo País. Nosso desafio é continuar proporcionando o melhor ambiente de trabalho possível e despertando paixão em nossos 1.700 colaboradores pelo que fazem, além de motivar e engajar as pessoas para alcançar as metas e objetivos da Companhia.