Sinônimo de categoria quando se fala em vale-alimentação e vale-refeição, a VR Benefícios está empenhada em cuidar cada vez mais da saúde física e emocional de seus funcionários, além de priorizar o equilíbrio na vida pessoal.
Por meio da pesquisa semanal que faz com os colaboradores e buscando otimizar a qualidade de vida dos funcionários, tendo em consideração a pandemia, a VR Benefícios fortaleceu sua atuação com o bem-estar. A empresa foi uma das primeiras a disponibilizar cadeiras e periféricos; promove webinars voltados para a saúde mental; oferece aulas ao vivo diárias de ginástica e de alongamento para incentivar a prática de atividade física; disponibiliza uma enfermeira capacitada, que conversa com os colaboradores de forma personalizada; expandiu o Auxílio-Capacitação para reembolso mensal do valor gasto com internet em casa; e criou o Auxílio Home Office com valor fixo mensal.
Por meio da campanha Sextando VR, a companhia adotou o short friday, que consiste na redução da jornada de trabalho às sextas-feiras. A iniciativa possibilita que os colaboradores possam desacelerar e relaxar mais cedo. Com exceção da última sexta-feira do mês, as demais terão jornada de trabalho reduzida até às 15h.
Além dos programas preventivos e de apoio, a empresa recomenda o bloqueio diário na agenda dos funcionários, das 12h30 às 14h. A ideia é que ninguém aceite ou marque reuniões nesse período, para que tenham uma pausa de qualidade durante o dia e um almoço mais tranquilo. Desde o ano passado, alguns times também adotaram um dia livre de reuniões. Essas ações fazem parte do Bem Me Quero, programa de qualidade de vida e bem-estar para funcionários criado em 2006 com foco nas saúdes física, emocional, social e financeira.
As iniciativas são consequência da pesquisa semanal que a VR Benefícios realiza e que indica como está o clima interno da empresa e quais ações são mais necessárias no curto prazo. O índice de participação é de 77% – considerado alto nas empresas.
“A VR Benefícios é uma empresa que pratica a empatia, o cuidado com seus times e tem um olhar voltado para a saúde integral dos colaboradores. Diante do atual cenário, queremos tornar a jornada de trabalho mais leve, oferecer períodos maiores de descanso e sem reuniões, tudo para minimizar os possíveis impactos da pandemia na vida dos funcionários. Em outras palavras, queremos promover um maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional”, explica João Altman, diretor executivo de Pessoas e Cultura da VR Benefícios.
Diante do cenário atual, e operando com a equipe completamente em formato remoto, a empresa recebeu recentemente o selo Great Place to Work. A certificação é um reconhecimento oferecido pela GPTW, consultoria global que destaca as empresas com boas práticas no ambiente de trabalho e gestão de pessoas. O selo é concedido para as organizações que participam da pesquisa e alcançam aprovação atingindo uma nota igual ou superior a 70, de acordo com a metodologia GPTW.