Entrevista

RH de portas abertas para o desenvolvimento

Grupo Protege aposta na estratégia de investir no conhecimento do seu time de colaboradores para continuar crescendo no mercado

Com mais de 17 mil colaboradores e presente em todas as regiões do país, os serviços prestados pelo Grupo Protege englobam logística, processamento e custódia de valores, serviços auxiliares nos aeroportos, segurança patrimonial e eletrônica, além de formação de profissionais e terceirização de mão de obra para as atividades relacionadas à segurança.

Há 26 anos no Grupo Protege, Jorge Tavares de Almeida, gerente corporativo de RH, além de buscar priorizar no dia a dia os projetos que visam a valorização dos colaboradores em todos os níveis de atuação, em entrevista ao Mundo RH, destacou algumas das políticas direcionadas para o desenvolvimento da carreira dos seus profissionais, as principais ferramentas utilizadas para treinar o time de líderes, a importância de uma empresa oferecer um pacote competitivo de benefícios para reter os seus talentos e ações voltadas para a promoção da continuidade da qualidade de vida dos mais de 17 mil profissionais. Confira essas e outras ações promovidas pelo RH do Grupo Protege:   

MUNDO RH – Como o RH busca incentivar seus colaboradores no desenvolvimento de suas carreiras? 

Jorge Tavares – Além de possuirmos um plano de carreira estruturado para os nossos segmentos de atuação, nos últimos anos ampliamos os investimentos em treinamento de nossas equipes. Em agosto de 2016 implantamos nossa Universidade Corporativa, que tem a missão de promover e manter programas educacionais para o desenvolvimento humano e empresarial. Estruturada em três escolas (Excelência Profissional e Operacional, Vendas e Liderança), desde o lançamento já tivemos mais de 23 mil cursos realizados e aproximadamente 33 mil horas de Treinamentos a Distância, que somadas às mais de 76 mil horas de treinamentos presenciais realizados em 2016, reforçam nosso compromisso em capacitar as pessoas. Mantemos parcerias com mais de 140 instituições de ensino, contemplando escolas profissionalizantes e de idiomas, universidades e outros. Nossos planos futuros são arrojados para a área educacional, que juntamente com os demais programas de Recursos Humanos, facilitam o desenvolvimento das carreiras, para cada colaborador.

MUNDO RH – Quais as ferramentas são adotadas para promover o treinamento de suas lideranças? 

Jorge Tavares – Possuímos diferentes iniciativas de treinamentos para esse público. Assim como os demais colaboradores, os líderes também possuem uma trilha de aprendizagem definida, de acordo com seu cargo, suas competências organizacionais e estratégias do Grupo. Além dos treinamentos realizados no ambiente virtual de nossa Universidade Corporativa, anualmente os gestores participam do nosso Seminário de Gestão e Negócios, que traz palestrantes renomados para falar de temas de nosso ramo de atuação, da economia, de gestão e também motivacionais.

Outro programa desenvolvido para nossas lideranças é o Ler e Agir, que consiste-se em um curso estruturado a partir da leitura de um livro, com a orientação de um instrutor especialista no tema. Promovemos também cursos específicos, por demanda, como o curso de oratória e os cursos de idiomas, este último, disponibilizado através de parceria com uma grande Universidade.

E por último, não posso deixar de mencionar o nosso Programa de Desenvolvimento de Líderes, específico para capacitar os nossos potenciais talentos em tal modalidade de atuação. Este é um programa que conta com diversos recursos, inclusive com a mentoria de gestores experientes, e ao término os participantes passam a integrar um banco interno de candidatos para todas vagas oficiais de liderança no Grupo.

MUNDO RH –  Quais ações, na prática, o RH realiza frente aos programas de qualidade de vida e saúde?

Jorge Tavares – Organizamos diversas ações neste sentido. Um exemplo é a Ginástica Laboral, que alcança a maioria das unidades do Grupo. Através da divulgação de um boletim em nossa intranet, temos o programa Protege Bem Estar, que busca incentivar os colaboradores sobre a importância da prática de atividades físicas e o cuidado em se buscar o equilíbrio entre o lazer e o trabalho, bem como a conscientização em manter uma alimentação saudável. O programa também disponibiliza divulgação de calendário esportivo, informando aos colaboradores o conhecimento dos principais eventos a que podem aderir, como por exemplo, as corridas de rua. Promovemos ações pontuais também, como Campanhas de Vacinação, em especial nas ocasiões periódicas onde existam riscos de epidemias, como aconteceu recentemente em São Paulo, com vários casos de caxumba. O Outubro Rosa e o Novembro Azul são campanhas já tradicionais, e nesses meses promovemos ações de prevenção e conscientização na luta contra o câncer, através de palestras e encontros sobre o tema.

MUNDO RH – Em se tratando da segurança no trabalho dos seus profissionais, como o RH atua no dia a dia?

Jorge Tavares – O termo “segurança” é grande conhecido nosso, e não agimos diferente quanto à segurança do trabalho. Somos rigorosos no cumprimento das normas e seus respectivos controles; além disso, promovemos com regularidade os cursos da Brigada de Incêndio, alinhados com a CIPA de cada unidade; promovemos também a SIPAT em diversas unidades em que estamos alocados, além das ações do dia a dia, em reforço e orientação aos colaboradores, quanto ao cumprimento das obrigatoriedades, como o uso dos equipamentos de proteção. 

MUNDO RH – Quais os pacotes de benefícios oferecidos pelo Grupo Protege para garantir a retenção dos seus talentos?

Jorge Tavares – Além dos benefícios tradicionais, muitos deles previstos nas normas coletivas, como refeição, transporte, assistência médica e seguro de vida, possuímos um plano odontológico de abrangência nacional e diversas facilidades aos colaboradores, como por exemplo, o empréstimo consignado. No que diz respeito à assistência médica, possuímos um setor especializado que cuida de cada plano local, sempre com a preocupação de não só manter os planos, mas também de avaliar o nível de satisfação dos colaboradores, garantindo a qualidade do benefício, em harmonia com as condições dos contratos comerciais junto aos nossos clientes.

MUNDO RH – Quais os principais desafios do RH para 2017?

Jorge Tavares – A crise econômica no Brasil já preocupava em 2015 e atingiu nível alarmante em 2016. No caminho contrário, nos mantemos firmes como marca empregadora, em que pese o efeito também ter chegado indiretamente a nós, pois chegou a muitos de nossos clientes. Com as previsões da ligeira retomada da economia para este ano, mesmo cientes do quanto isso pode demorar, nosso desafio reside não só em nos mantermos firmes em atrair e reter mão de obra qualificada, mas também em qualificá-la cada vez mais, garantindo assim um ciclo extremamente saudável: excelência nos serviços, e oportunidade aos nossos colaboradores. Como citamos, desde meados de 2016 já estamos investindo em ações de ampliação do conhecimento aos nossos colaboradores. Em 2017, nossos planos é de que esta curva permaneça crescente!

MUNDO RH – Como o senhor busca trabalhar o seu branding profissional?

Jorge Tavares – Branding profissional é uma palavra que está na moda, mas como venho de uma escola antiga – em que princípios e valores são muito fortes – acredito que meu branding é o reflexo do meu trabalho, que desenvolvo com muita seriedade e lealdade, juntamente à minha equipe.

O RH vem se transformando ao longo dos anos, deixou de ser uma área apenas de recursos físicos e de pagamento de salários e benefícios legais; nossos subsistemas podem e devem entregar produtos para as áreas estratégicas e contribuir diretamente para o sucesso de nosso negócio, de forma alinhada com os objetivos e as metas organizacionais. Busco trabalhar uma política de RH de portas abertas, ouvindo o que ecoa nas necessidades dos nossos colaboradores e alinhado com o que o mercado pratica. Um RH de pessoas para pessoas!

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios