O setor de RH precisa acompanhar todas as mudanças vindo com o novo mundo e lidar com várias solicitações, ao mesmo tempo em que necessita pensar em ações para contribuir com o bem-estar dos funcionários. Dessa forma, não é à toa que os líderes da área estão constantemente se esforçando para se tornarem mais estratégicos. Para isso, muitos deles estão se apoiando em soluções ou sistemas que contribuam para melhorar a gestão da área.
As soluções de RH permitem automatizar processos de negócios desde o recrutamento até o monitoramento de desempenho dos funcionários. Elas podem centralizar dados ricos e atualizados de colaboradores com fácil acesso pelos líderes, contribuindo para a tomada de decisões estratégicas e melhorando a eficiência e o desempenho geral do negócio.
Inevitavelmente, chegará um ponto durante o crescimento de uma organização em que ela enfrentará dificuldades no gerenciamento dos dados e processos atribuídos ao setor de RH. Dentre essas preocupações podemos citar o engajamento e a retenção de talentos, o desenvolvimento de lideranças, o gerenciamento das lacunas de habilidades, recrutamento, desempenho, aprendizagem e desenvolvimento, gerenciamento da folha de pagamento, integração de sistemas de RH, atendimento aos requisitos de conformidade e obtenção de dados sólidos para uma visão holística da força de trabalho.
Saber lidar com essas preocupações é essencial para a saúde da empresa, pois elas impactam significativamente na produtividade dos funcionários e no próprio desempenho do negócio. Todas essas questões podem e devem ser trabalhadas por meio do fortalecimento da cultura organizacional e de soluções capazes de armazenar dados e informações. Com as informações críticas armazenadas e a capacidade de personalizar a solução de acordo com as necessidades específicas do negócio, as equipes de RH se tornarão mais eficientes e ganharão mais precisão para a sua tomada de decisões.
Como empresa, é fundamental pagar seu pessoal com precisão e dentro do prazo, afinal, os colaboradores esperam, no mínimo, serem recompensados financeiramente por seus esforços,
A gestão de folha de pagamento é um desafio comum à maioria das empresas, mas que não precisa ser complexa. As soluções de RH podem auxiliar no seu gerenciamento, economizando tempo e dinheiro. Esse tipo de ferramenta ajuda a gerenciar a remuneração de seu pessoal e pagá-los com mais facilidade, permitindo que você possa navegar em diversos códigos de impostos, realizar correções imediatas ou até mesmo configurar seus próprios modelos de folha de pagamento.
Outro gargalo são os processos de recrutamento. Ao desenvolver uma solução com o objetivo de melhorar esse procedimento na sua empresa, você será capaz de atrair os melhores talentos para o seu negócio. Essa ferramenta pode ser pensada, por exemplo, para digitalizar todo o processo e se integrar aos principais canais de anúncio de vagas, triagem, entrevistas e integrações, agilizando também o processo de contratação. Ela pode ajudar na realização de um processo de recrutamento baseado em dados, mostrando-se fundamental para as empresas que desejam reduzir o grupo de candidatos ideais para um determinado cargo.
Aplicativos de e-learning, bem como portais de autoatendimento, oferecem a capacidade de assumir maior controle sobre o desenvolvimento de talentos. Isso é muito benéfico para as empresas, pois permite aos seus funcionários aprimorar e adquirir novas habilidades, garantindo uma maior retenção dos colaboradores. Isso evita esforços de tempo e dinheiro para novos processos de recrutamento e contratação.
Investir em soluções voltadas para a área de Recursos Humanos tornou-se essencial para empresas que buscam um melhor desempenho geral da organização. Dessa forma, encontrar a solução certa para o seu negócio trará vários benefícios, desde mais economia para melhorar o envolvimento dos funcionários até uma administração mais eficiente. Lembre-se que as pessoas são o coração de qualquer organização. Garantir seu engajamento, lealdade e produtividades é fundamental para o sucesso de qualquer empresa.
Por Renato Souza, CEO da Prox