RH acredita na qualidade do processo de gestão de talentos para garantir a retenção dos seus profissionais
Simone Sá, Gerente de RH e Comunicação do Grupo Freudenberg, iniciou a carreira em Recursos Humanos trabalhando em consultoria, realizando assessment de executivos, conduzindo treinamentos individuais e processos como headhunter. Segundo ela, esse foi um período muito importante e rico para a sua carreira, pois teve a possiblidade de interagir com empresas clientes de várias nacionalidades e mercados. Após sete anos, bateu aquela necessidade de ampliar sua experiência migrando para o outro lado da mesa.
O desejo se transformou em realidade – trabalhou na Elevadores Atlas Schindler e Nestlé, sempre com foco em T&D e Change Management. Em 2012, recebeu o convite para fazer o startup do Escritório Corporativo do Grupo Freudenberg na América do Sul. O Grupo já tinha sete fábricas no Brasil e duas na Argentina, de negócios diferentes e com um grande potencial de sinergias. “O desafio era enorme e me motivou muito, e fico feliz de ter feito esta escolha, pois a oportunidade de estruturar as áreas corporativas de RH e Comunicação do zero tem sido muito gratificante”, garante.
MUNDO RH – Quais as estratégias adotadas para atrair e reter os profissionais na Freudenberg?
SIMONE SÁ – A Freudenberg é um grupo industrial de tecnologia alemão de 168 anos, com atuação global e com mais de 48.000 colaboradores; mesmo assim, é pouco conhecida pelas pessoas, pois seus produtos são, na sua maioria, voltados para B2B, o que dificulta a atração de profissionais. Por conta disso, o Grupo está desenvolvendo um grande projeto de Employer Branding, incluindo uma estratégia de comunicação visual mais impactante e estruturada. O EVP (Employer Value Proposition) está sendo construído levando em consideração os comentários dos colaboradores que participaram de workshops em quatro regiões. Desta forma, contemplará o que é mais valorizado por quem já trabalha no Grupo e entende o que nos diferencia.
Acredito que a qualidade na condução do processo de Gestão de Talentos seja fundamental para garantir a retenção dos nossos profissionais. As possibilidades de carreiras são muito amplas em um grupo com 13 negócios diferentes e com atuação global, e o RH tem o desafio de conseguir dar visibilidade a estas oportunidades internas e aproveitar os talentos nos planos sucessórios. O envolvimento dos talentos em treinamentos e projetos globais também ajuda na retenção e desenvolvimento.
MUNDO RH – Destaque algumas das práticas de sucesso em gestão de pessoas que trouxeram resultados positivos para a organização nestes últimos anos?
SIMONE SÁ – Como parte do nosso processo de Gestão de Talentos implementamos reuniões anuais de compartilhamento de talentos entre as empresas do Grupo, nas quais são apresentados perfis dos profissionais de destaque e que possuem potencial para novos desafios. A reunião para discutir os profissionais e possíveis sucessores dos primeiros níveis do Grupo é presidida pelo Board, que dedica três dias para conhecer os talentos da organização. Além disso, o processo ocorre também nas regiões e em algumas áreas funcionais, como RH e Finanças. Como consequência deste processo, vários talentos já tiveram a oportunidade de crescer na carreira por meio de vagas em outras empresas do Grupo ou até mesmo com uma expatriação.
MUNDO RH – Qual tem sido a atuação do RH frente ao desafio de promover a integração dos seus profissionais em suas diferentes gerações?
SIMONE SÁ – Nosso papel tem sido selecionar participantes para projetos e treinamentos globais com perfis diversos; assim, promovemos a integração não só das diferentes gerações, como também de diferentes nacionalidades, tempo de casa e gênero. Desta maneira, aproveitamos a diversidade para o desenvolvimento de todos e o networking entre as partes é sempre muito positivo, e a empresa ganha com projetos de altíssima qualidade que englobam uma visão mais ampla e crítica.
MUNDO RH – Como a empresa busca se diferenciar em relação ao pacote de benefícios oferecidos aos colaboradores?
SIMONE SÁ – Um benefício que é um diferencial é o programa Tanner, no qual filhos de colaboradores têm a possibilidade de fazer um intercâmbio internacional de duas a três semanas patrocinado pela empresa. Os jovens ficam hospedados na casa de colaboradores em outros países e têm a oportunidade de conhecer uma cultura diferente e, para muitos, a primeira oportunidade de uma viagem ao exterior. O programa, que foi implementado globalmente no aniversário de 150 anos do Grupo em 1999, já realizou mais de 1.100 intercâmbios.
MUNDO RH – Destaque algumas ações promovidas pelo RH para engajar seus colaboradores?
O Grupo Freudenberg patrocina alguns projetos sociais indicados pelos colaboradores, sendo que a contrapartida é o trabalho voluntário dos mesmos nas ONGs. Esta ação tem estimulado o trabalho voluntário e integrado muito os participantes das ações sociais.
Realizamos anualmente um concurso para premiar os melhores projetos de Segurança, Saúde e Meio Ambiente implementados pelos colaboradores. Os projetos, mesmo que pequenos, são reconhecidos e compartilhados, podendo servir de exemplo para outras empresas do Grupo.
Apoio: ADS Brasil