Mundo RH

RH em tempos de jogos: como administrar a torcida no trabalho

Em tempos de jogos de futebol e outros eventos esportivos, uma das questões que mais preocupam a equipe de Recursos Humanos é como garantir o bom funcionamento da empresa sem perder o bom humor.

Algumas empresas conseguem ser flexíveis, permitindo que seus funcionários assistam aos jogos no local de trabalho, ou mesmo em casa. Outras, não podem abrir mão do horário normal de funcionamento, ainda que queiram.

Saiba como você pode agradar empresários e empregados frente a este tipo de situação caso a caso.

Caso 1: A empresa pode permitir que todos funcionários assistam aos jogos

Feche a empresa, se possível

A única forma infalível de evitar que as pessoas desapareçam nos horários dos jogos é deixá-las assistir. Por isso, se você puder sugerir o fechamento da empresa, faça isso – em 2018, cerca de 30% dos lojistas fecharam as portas durante a Copa do Mundo, segundo dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas. Possivelmente, o prejuízo não será grande, pois o movimento de clientes deve também diminuir.

RH em tempos de jogos: como administrar a torcida no trabalho
Imagem de cdu445 por Pixabay

Coloque a TV em um espaço reservado

Se você não tem certeza se poderá fechar as portas no horário dos jogos, inspire-se nos escritórios mais bonitos do mundo – ou apenas improvise, colocando uma TV em um espaço reservado. Este pode ser a sala de reunião, desde que haja acesso fácil à área de atendimento. Dessa forma, os funcionários podem assistir aos jogos ao mesmo tempo em que cuidam da loja ou do telefone.

Informe a consequência da folga

Uma coisa que precisa ficar claro é se a folga é ou não um presente da empresa. Em muitos casos, a empresa decide descontar do banco de horas ou das férias o tempo passado assistindo ao jogo. Apesar disso ficar a critério da empresa, apresentar os fatos antes evitar transtornos futuros.

Caso 2: A empresa não pode permitir que todos funcionários assistam aos jogos

Organize revezamentos

Caso a presença de seus funcionários seja fundamental, o melhor é organizar revezamentos. Certos funcionários trabalham durante o jogo A e tiram folga durante B. E vice-versa. O importante aqui é garantir que quem está torcendo faça isso em outro local. Do contrário, haverá barulho e distração.

Seja claro quanto aos limites

É importante também garantir que todos passam um bom momento. Imaginemos que o jogo começa em algumas horas e você ainda tem de preparar este plano para hoje. Uma boa estratégia pode passar por antecipar as dicas de apostas para hoje que estão disponíveis nas plataformas mais conhecidas.

Afinal de contas o que quer evitar é ver alguém dando aquela fugidinha para assistir à TV da loja vizinha ou assistindo pelo celular em tempo de trabalho. Você deixou claro o que era ou não permitido? Usar a camisa da seleção, pode ou não pode? Geralmente, o que gera conflito não é a falta de informação, e sim instruções incompletas.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios