Por Marília Nunes, Gerente de Pessoas e Cultura da Queima Diária
A pandemia de Covid-19 evidenciou a importância dos profissionais de Recursos Humanos (RH) e adicionou à área novos desafios em meio ao cenário de crise sanitária global. Mais do que atuar como um setor de apoio operacional nas organizações, auxiliando estrategicamente outras áreas em suas tomadas de decisão, por exemplo, os profissionais de RH tiveram, mais do que nunca, que aprofundar o olhar dentro das empresas com foco nas pessoas, entendendo as dores das lideranças e colaboradores, apresentando soluções para manter as pessoas engajadas, conectadas, seguras e motivadas.
Equilibrar os pratinhos, especialmente em meio aos novos desafios impostos pela pandemia de Covid-19 na área de RH, não é tarefa simples e requer sinergia e compromisso das equipes que compõem a área. Para auxiliar nessa missão, ter uma cultura organizacional sólida ganhou contornos mais estratégicos, permitindo que os colaboradores olhem para uma mesma direção e foquem no mesmo objetivo, especialmente em meio a um cenário turbulento, com tantas transformações e sentimentos diversos vivenciados dentro e fora do ambiente corporativo.
Por falar em cultura, na Queima Diária, maior plataforma de atividade física online da América Latina, com mais de 400 mil de alunos em sua base e aproximadamente 200 colaboradores, aspectos como ouvir, acolher e agir com foco em resultados foram fortalecidos durante a pandemia. E como fizemos? Para garantir a proximidade e o cuidado com as pessoas, nosso time criou o “animômetro”, uma ferramenta de pesquisa para saber como as pessoas estavam se sentindo e, ao detectar pontos de atenção, ficarmos ainda mais próximos.
Também lançamos a academia corporativa, nossa Queima Academy, implantamos a formação de líderes e sucessores, nos reinventamos sempre com o foco de sermos a melhor empresa para nossas pessoas. Fruto de escuta ativa de líderes e colaboradores, também aperfeiçoamos nosso código de conduta, trazendo mais força para o valor do “fazer juntos”, respeitando o ritmo, as competências e a individualidade de cada um. Dentro das nossas práticas, compartilhando erros e acertos, aprendendo algo novo todos os dias, envolvendo todos, dos que estão conosco desde o início da nossa história aos recém-chegados.
Como líder da área de Pessoas e Cultura da companhia, tenho a convicção de que os novos desafios, e aqui incluo o crescimento vertiginoso da empresa no último ano e que vem demandando da área processos internos mais complexos e eficientes, trouxeram para a equipe de RH, além de grandes aprendizados, conquistas importantes, como a certificação pelo terceiro ano consecutivo no GPTW, entre as cinco melhores empresas para trabalhar em Minas Gerais. Perceber as contribuições concretas mediadas pela área, seja no bem-estar das pessoas como no fortalecimento da reputação da empresa, é motivo de muito orgulho, demonstra que nossas estratégias estão no caminho certo e nos fortalece para encarar os desafios que ainda estão por vir.
Olhando para o mercado, percebo que muitas empresas foram resilientes durante a pandemia, aproveitando o cenário para fomentar ideias disruptivas, propor ações de estímulo e valorização do diálogo e estimular os aprendizados conjuntos. Tudo isso com a mediação importantíssima das ações estratégicas de RH, imprescindíveis para as empresas que enxergam nas pessoas valores e talentos e que resultam na qualidade das entregas, na satisfação com o trabalho e no resultado positivo para o negócio.