Empresa começa a gerar resultados após investimentos na área de recursos humanos
Em 2015, o Grupo Haganá contratou um novo Diretor de RH que tinha um grande desafio pela frente, tornar o departamento um parceiro direto da área de negócios, trazendo resultados tangíveis para a empresa e seus colaboradores.
Luiz Eduardo Silveira foi selecionado para a função. Com mais de 20 anos de experiência, trabalhou em empresas nacionais e multinacionais nas áreas de varejo, serviços e indústria. No Grupo Haganá ele está gerenciando cerca de 7.500 colaboradores e implantou uma nova política de gestão de pessoas com foco no RH estratégico, aquele que, segundo o diretor, “fala a língua do negócio”.
A ordem era de arrumar a casa. Com a ajuda de sua equipe, Luiz definiu metas claras tanto para a área de RH como para as outras áreas da empresa. “Dedicamos o primeiro semestre à reestruturação do trabalho realizado pelo departamento, implantamos um plano de trabalho, com desdobramento de metas, planos de ação, reuniões de resultado e, principalmente voltado para o atendimento do negócio. Aperfeiçoamos processos a partir da digitalização de documentos para automatizar o trabalho, ganhando ainda mais produtividade e minimizando erros, além de definirmos procedimentos internos de maneira clara e objetiva, ganhando tempo e mais qualidade.”, explica.
E os resultados já começaram a aparecer. Só no primeiro semestre o departamento atingiu um saving de 3,5 milhões, projetando um ganho anual de mais de 5 milhões de reais. Outra grande conquista do RH foi uma redução do turn over, atingindo a meta estabelecida de 3%, mensal.
O segundo semestre de 2016 promete ser de muito trabalho e bons resultados para o departamento de RH do Grupo Haganá, que se dedicará a estreitar ainda mais o relacionamento entre colaboradores e a organização. “Além de ser o RH que gera lucro, queremos ser o departamento que olha para as pessoas e respeita sua individualidade, aproveitando o talento de cada um para desenvolver lideranças.”, afirma o executivo, que adotou um modelo de gestão baseado em indicadores, metas e na promoção de talentos, Meritocracia.