Loja virtual gera comodidade para os funcionários
Trabalhar em empresas de grande e médio porte geralmente significa acesso a mais benefícios. Uma dessas facilidades oferecidas é a venda de produtos e serviços com descontos para funcionários. Apesar de parecer um recurso simples para uma companhia, a modalidade oferece diversos pontos positivos, podendo até mesmo se tornar uma alternativa de engajamento entre os colaboradores.
“Investir na venda a funcionários é uma forma de continuar obtendo números interessantes, principalmente se a empresa estiver no segmento de produtos de necessidade básica, como alimentos e higiene. O colaborador também é o consumidor, que além de ajudar a manter a receita, pode servir como uma forma de obter feedback”, explica Marlety Gubel, especialista em gestão omnichannel e fundadora da FullCommerce Brasil. “A venda com descontos, se bem administrada, pode ainda representar uma diferente relação entre a companhia e seus funcionários, tento um acesso facilitado aos produtos, eles vestem a camisa da empresa de forma diferente, pois sabem o que estão vendendo ou falando”, completa Gubel.

A oportunidade na venda a colaboradores é grande. Para efeito de comparação, nos Estados Unidos, apenas 34% das empresas oferecem descontos em produtos e serviços para seus servidores segundo pesquisa da Society for Human Resource Management (SHRM). No Brasil, a especialista estima que este percentual não passe dos 5%. “São poucas as companhias brasileiras que oferecem o benefício, inclusive em multinacionais. Em alguns casos, a venda existe, porém, é realizada de forma desorganizada, como em pequenas lojas internas que descontam o valor dos produtos diretamente do salário do funcionário”, comenta.
Outro benefício citado pela especialista é a proximidade com a empresa.”, “Não é difícil encontrar funcionários que não conheçam os produtos ou serviços da companhia que trabalham. Mais do que um benefício na hora da contratação, a venda com descontos significa aproximar o colaborador da marca e fazer com que ele compreenda e acredite no que está envolvido defende.
Para Marlety, a melhor solução é adotar uma plataforma virtual com acesso restrito por login e senha, semelhante a um e-commerce. “A loja virtual evita descontos ilegais no holerite do funcionário e ainda permite outros meios de pagamento, como o cartão de crédito”, finaliza.