A tecnologia mobile permite ao RH das empresas fazer um trabalho mais estratégico
Os dispositivos móveis mudaram a forma com que as pessoas em todo o mundo interagem. E, se o RH de uma empresa trata justamente da gestão de pessoas, nada mais esperado do que a área também migrar para o mobile. A mobilidade veio para ficar e agilizar os processos do dia a dia, além de ajudar o RH a realizar um trabalho mais estratégico para atração, engajamento e retenção de talentos.
Segundo o diretor de produtos da LG lugar de gente, maior empresa brasileira especializada em tecnologia para RH, Marcello Porto, a área passará por uma transformação parecida com a vivida pelo ramo financeiro, que se renovou a partir das plataformas de autoatendimento. “Para se ter uma ideia, entre 2011 e 2017, a quantidade de transações financeiras realizadas pelo celular saltou de 0,5% para 35%. Além dos bancos, diversos outros segmentos como transportes, entretenimento e alimentação já estão aderindo à tecnologia mobile para se aproximar dos 138 milhões de brasileiros que possuem um smartphone, de acordo com os dados do IBGE”, destaca o diretor.
Porto afirma que a tecnologia mobile permite ao RH das empresas fazer um trabalho mais estratégico. “No caso da atração, isso é possível por meio dos aplicativos que contam com games, entrevistas por vídeo e recrutamento via redes sociais, o que facilita a busca e o cadastro de vagas. Além disso, a tecnologia possibilita a participação de pessoas interessadas em seleções para vagas mesmo à distância. Para os gestores, o mobile permite também o compartilhamento de perfis e vídeos de candidatos entre si, o que otimiza e acelera os processos seletivos”, reforça.
Gestão de talentos
Já no caso da gestão e manutenção de talentos, os aplicativos facilitam os feedbacks, um benefício para os gestores e também para os colaboradores que podem acompanhar seu desenvolvimento de forma constante. “Isso é algo que sempre foi desejável pelas empresas, mas encontrava barreiras nas ferramentas para se concretizar. O mobile é ambiente propício para esse tipo de ação”, afirma Porto.
No dia a dia, as empresas e funcionários também ganham em praticidade ao terem acesso na palma da mão a tarefas cotidianas como marcação de ponto por meio de geolocalização, solicitação de férias, aberturas de vagas por gestores, consultas a recibos de pagamento, dentre outros.