Considerada uma parceira estratégica, área de Gestão de Pessoas cria programas e ações e colhe resultados
O Grupo Passarelli, que atua há mais de 80 anos no setor de construção civil, infraestrutura e saneamento, começa a colher os frutos de uma decisão tomada há três anos, quando decidiu transformar sua gestão interna e incentivar uma mudança de cultura profissional para alavancar novos negócios. Esta iniciativa culminou com o lançamento do programa “Jeito de Ser Passarelli”, que vem contabilizando resultados muito positivos. Baseado em um novo propósito, visão, valores e competências, o programa incentiva uma mudança no comportamento do time com foco na melhor execução das estratégias de negócios.
A necessidade de mudar a cultura profissional foi detectada após a empresa passar por um projeto de profissionalização da gestão e dos processos, conduzido por consultorias terceirizadas, que apontaram a urgência de estabelecer maiores patamares de excelência junto aos colaboradores do grupo. A solução encontrada, em conjunto com a presidência e as diretorias de negócios, foi transformar a área de Gestão de Pessoas em parceira estratégica, com a criação de programas e ações que impulsionassem a mudança cultural pretendida pelo grupo.
Após a organização repensar e reestruturar seus princípios organizacionais, a área de Gestão de Pessoas ficou responsável por divulgar as novas diretrizes aos profissionais, tendo como objetivo deixar claro, para a força de trabalho, o que a empresa espera em termos de valores e competências, aonde quer chegar e qual o papel de cada profissional nesse caminho. Surgiu assim o “Jeito de Ser Passarelli”, lançado simultaneamente em todos os escritórios e obras da companhia.

O programa passou a direcionar todas as decisões dentro da companhia. As ações da área de Gestão de Pessoas e de Comunicação passaram a ocorrer de forma a reforçar a importância do da ação e garantir a integração do time a essa cultura. “Trata-se de um trabalho incessante, de fazer os profissionais compreenderem em que consiste cada um dos valores e competências, por meio de exemplos práticos, eventos, treinamentos, notícias publicadas nos veículos internos, entre outras ações”, conta Lucia Menezes, diretora de Gestão de Pessoas da Passarelli
A ação também representou um marco na forma da empresa se comunicar com os seus profissionais, o que passou a ocorrer com mais transparência e abertura. Através de ações de desenvolvimento das lideranças, foi criado o “Pão com Manteiga”, um canal de comunicação face a face, acionado sempre que uma mensagem precisa ser transmitida sem ruídos e com clareza. Um dos frutos colhidos pelo “Pão com Manteiga” foi o retorno positivo da equipe sobre a possibilidade de ser mais ouvida e fazer questionamentos diretamente à área de Gestão de Pessoas. Iniciada em junho de 2015 no escritório de São Paulo, a ação foi expandida para todas as obras da empresa.
“Esta ação foi de grande aprendizado para a empresa, ao ouvirmos o que os nossos profissionais têm a dizer. Os encontros fortaleceram os laços de confiança entre a empresa e seus colaboradores”, destaca Lucia.
Desenvolvimento profissional via e-learning
Em um cenário de crise econômica do País e consequente contenção de despesas, o grupo viu diminuírem as possibilidades de investir em treinamentos técnicos. A empresa decidiu então incentivar o autodesenvolvimento da equipe por meio do e-learning. A empresa já possuía uma ferramenta com uma carteira de mais de 50 cursos, mas com números de acesso reduzidos. A solução foi mapear os cursos que mais contribuiriam para a evolução dos profissionais e traçar planos de desenvolvimento utilizando a ferramenta.
“Além de realizar o curso, cada profissional envia à área de Gestão de Pessoas, e ao seu gestor, um plano de ação para melhoria de pelo menos dois insights obtidos após o treinamento online. Esta foi uma forma de preparar melhor as pessoas para os desafios e de mantê-las motivadas, por perceberem que a empresa preza sua evolução”, afirma Lúcia.
Os líderes de gestão e de equipe também tiveram treinamentos específicos. Para desenvolverem outras pessoas, os líderes precisam conhecer seus pontos fortes e fracos, e para isso, foi aplicada uma ferramenta de autoanálise chamada Quantum. Ao combinar princípios de psicologia comportamental e física quântica, a ferramenta consegue traçar um perfil detalhado das características pessoais de cada indivíduo fazendo um paralelo com a forma como ele se comporta no trabalho. “Cada gestor recebeu um retorno da área de Gestão de Pessoas sobre os pontos a desenvolver, bem como planos de desenvolvimento individuais e das equipes”, informa Lúcia.
Espírito do Dono
Em continuidade ao trabalho de disseminação e compreensão do “Jeito de Ser Passarelli”, neste ano, um dos focos das ações da área de Gestão de Pessoas é despertar a competência “Espírito de Dono” nos profissionais do Grupo. Além da divulgação de mensagens sobre a importância de se praticar esta competência nos veículos de comunicação da empresa, em fevereiro os líderes da Passarelli participaram do workshop “Esse barco também é seu”, que tinha como objetivo alinhar o conceito de Espírito de Dono no contexto da empresa. Para a empresa, quem se compromete a agir como dono do negócio reconhece as oportunidades que se apresentam, atuando positivamente para concretizá-las, enfrentando os problemas, buscando eliminar e minimizar interferências que possam prejudicar ou atrapalhar seu objetivo. “E o líder, com essa competência, dá o exemplo com sua atitude e é referência em iniciativa para sua equipe”, completa Lúcia.