Entrevista

RH que transforma a gestão de pessoas

Gestores são capacitados para desenvolver equipes confiantes e com liberdade para criar

Com 20 anos de experiência no mercado, Fernando Viriato de Medeiros é VP de Talento e Cultura da AccorHotels América do Sul, e desenvolveu sua carreira no Banco Nacional e no Unibanco Seguros. Na AccorHotels desde 1997, o executivo é formado em economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com MBA pela Fundação Dom Cabral e MBA pela Kellog School of Management. Ao Mundo RH, Fernando Viriato destacou o impacto do mundo digital na gestão de pessoas e a implantação do um programa Co-Mentoring, que permite unir . Acompanhe a entrevista:

MUNDO RH – Na sua opinião, quais foram as grandes transformações ocorridas na área de gestão de pessoas e Talentos?

FERNANDO VIRIATO – A gestão de pessoas visa a valorização dos profissionais e do ser humano. Atualmente, o mundo digital e seus impactos tem transformado a atuação de gestão de pessoas.

MUNDO RH – Quais as práticas em gestão de pessoas adotadas para integrar os sonhos dos colaboradores com os clientes da AccorHotels?

 FERNANDO VIRIATO – A AccorHotels tem uma visão de atitude de serviços baseada no conceito Heartist (artistas do coração) com o objetivo de tornar a experiência do cliente mais relevante com os nossos produtos. Acreditamos que a melhor forma de fazer nossas equipes atingirem este objetivo é termos uma atitude Heartist também como nossas equipes.

RH que transforma a gestão de pessoas

MUNDO RH – Qual é o perfil de colaborador que a AccorHotels hoje busca no mercado?

 FERNANDO VIRIATO – A AccorHotels busca profissionais qualificados e experientes como qualquer grande empresa, mas também queremos um colaborador dedicado e, principalmente, que goste de trabalhar com pessoas, pois esse é o maior ativo da AccorHotels. Nossa empresa quer que as pessoas se sintam bem-vindas, sejam hóspedes ou não. Para isso, temos como estratégia oferecer toda a experiência de hospedagem ao cliente, desde o momento em que ele começa a buscar um hotel até o momento em que conclui seu check-out, e isso passa pelo nosso atendimento. Acreditamos que para encantar o cliente, precisamos antes encantar nossos colaboradores, por isso buscamos profissionais que tenham essas características.

MUNDO RH – Como a sua gestão busca inspirar os colaboradores a criarem vínculos com a empresa?

FERNANDO VIRIATO – Nossos gestores são capacitados para desenvolver equipes confiantes e com liberdade para criar. Incentivamos a criatividade de nosso time para o desenvolvimento de ações que visem a integração e a colaboração entre todas as áreas.

MUNDO RH – Qual é o diferencial adotado na política de RH da AccorHotels para atrair e reter talentos?

FERNANDO VIRIATO – Trabalhar aspectos ligados ao engajamento, motivação e satisfação é primordial para a atração e retenção de talentos. Além disso, oferecemos oportunidades de crescimento e desenvolvimento. Já fomos eleitos 20 vezes uma das Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil pelo GPTW e esse é um indicador importantíssimo para nós.

MUNDO RH – Como a sua gestão busca unir e desenvolver a força de trabalho entre colaboradores com alta experiência digital e profissionais com mais experiência de trabalho?

FERNANDO VIRIATO – Neste sentido a AccorHotels implantou um programa pioneiro, que é o Co-Mentoring – ele permite unir smart digits (pessoa com mais experiência digital) e smart leaders (pessoa com mais experiência de trabalho). Os resultados são acompanhados por toda a empresa que já sentia a necessidade de unir e desenvolver a força de trabalho desses dois perfis de profissionais.

MUNDO RH – Na sua opinião, quais são os atuais benefícios oferecidos pela empresa aos colaboradores, que os tornam felizes em pertencer ao time da AccorHotels?

FERNANDO VIRIATO – Nosso foco são os benefícios de proteção (assistência médica, seguro de vida, entre outros). Além de oferecer um ambiente “Family friendly” onde ampliamos algumas licenças legais, como o de parto para colaboradores e colaboradoras, casamento, entre outras vantagens.

MUNDO RH – Como o RH utiliza os canais de comunicação para promover o desenvolvimento de suas lideranças, como também fortalecer o engajamento dos seus colaboradores?

FERNANDO VIRIATO – A AccorHotels é uma empresa bastante transparente. Os gestores costumam ter reuniões periódicas com seus colaboradores, além de encontros dedicados para avaliações e feedbacks. Há também canais de comunicação interna específicos para o público que trabalha nas operações e para aqueles que estão na parte administrativa. Hoje temos 15 mil colaboradores em toda a América do Sul.

MUNDO RH – Descreva uma case em gestão de talentos implementado nos últimos anos que tenha gerado resultados positivos para os colaboradores e a estratégia de negócios da empresa?

FERNANDO VIRIATO – A ampliação de licenças já mencionados é um bom exemplo. Durante o período de crise econômica no Brasil esta foi a forma criativa de implantar novas vantagens para as pessoas, com poucos recursos.

RH que transforma a gestão de pessoas

 

 

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