O RH está cada vez mais inserido na estratégia das empresas
Folha de pagamento, cálculo de horas extras, recrutamento, seleção e treinamento. Por muito tempo a área de recursos humanos das empresas se dedicou a atividades operacionais e burocráticas. Isso fez com que se dedicassem a “administrivialidades”, deixando de lado o que é mais importante: a gestão estratégica das pessoas. A área de Recursos Humanos precisa inovar e se adequar às mudanças que estão acontecendo. É preciso atuar de forma estratégica e alinhada com as diretrizes da organização, desenvolver ações com foco no bem estar dos colaboradores para motivá-los, reter talentos e manter o clima organizacional.
De acordo com o estudo da Deloitte Global Human Capital Trends que apontou as tendências para o futuro na área de gestão de pessoas, 73% dos entrevistados estão com sua atenção voltada para o RH Digital. Se o foco antes estava em processos, agora, o objetivo é melhorar a produtividade, o engajamento e o trabalho em equipe. As inovações em tecnologia permitem essa atuação, pois além de ajudar a mensurar resultados das ações, oferecem acesso à informação em tempo real e criam mecanismos para empoderar as pessoas para que possam inovar.
Os desafios continuarão a surgir nos próximos anos, mas o certo é que cada vez mais se exigirá desses profissionais uma atuação focada em estratégias, flexibilização da jornada de trabalho e um RH cada vez mais analítico e assertivo.
A área de Gestão de Pessoas vai mudar ainda mais e uma das protagonistas dessa transformação será a computação em nuvem (Cloud Computing). Um estudo da HR Transformation Survey, publicado pela KPMG em 2016, mostrou que os gestores de RH entrevistados acreditam que a tecnologia cloud irá apoiá-los a modernizar a área nos próximos anos e automatizar atividades e processos transacionais. Ao mesmo tempo, fornecerá informações para a tomada de decisões mais inteligentes por meio de dados e análises, suportando, assim, as atividades de gestão de talentos, além de contribuir para a estratégia de negócio.
Outras tecnologias também estão contribuindo para a transformação do RH, como é o caso do Big Data, que vem exercendo um papel fundamental no avanço da área de Gestão de Pessoas. Essa tecnologia consegue reunir e cruzar um grande volume de dados oriundos de diversas fontes, fornecendo informações para melhorar a performance da tomada de decisões. Também contribui no processo de recrutamento de candidatos.
O conceito de IoT (Internet das Coisas) também assume importância nesse cenário, pois permite a comunicação entre máquinas e softwares de gestão. Ou seja, as informações sobre a jornada de trabalho, por exemplo, poderão ser acessadas de qualquer lugar e atualizadas pelos gestores. As tecnologias Cloud, Big Data e IoT, juntas, proporcionam aos RHs uma capacidade analítica eficiente para trazer agilidade, economia de tempo, produtividade e colaboradores mais satisfeitos.
O RH está cada vez mais inserido na estratégia das empresas. Aquelas que conseguirem associar a estratégia da organização no comportamento de cada profissional terá obtido o êxito. Nesse contexto, as inovações na área de Gestão de Pessoas possuem um papel decisivo no sucesso da concretização dos objetivos.
Por Lázaro Malta, CEO da Ahgora Sistemas