Seu pacote de benefícios fornece os principais benefícios que as pessoas desejam e precisam?
Para os profissionais de RH, o começo de ano pode ser o melhor momento para pensar nos pacotes de benefícios para 2018. Enquanto você planeja, vale a pena considerar algumas características da sua empresa de forma holística com uma perspectiva demográfica.
Considere a faixa etária principal dos funcionários que você procura atrair e reter. Seu pacote de benefícios fornece os principais benefícios que as pessoas dessa faixa etária desejam e precisam? Ao mesmo tempo, é importante certificar-se de que seu pacote de benefícios não desencoraje os trabalhadores de outras faixas etárias.
Aqui estão algumas dicas sobre como revisar seu pacote de benefícios para o próximo ano:
Calcule a idade média dos funcionários da sua empresa – Ao planejar o programa de benefícios, pense o que as pessoas estão buscando com base na média da faixa etária. Enquanto muitos ainda são solteiros e pagam sua faculdade, alguns estão se casando e começando a ter filhos. Benefícios atraentes incluem descontos em cursos de pós-graduação, auxílio-creche, vale alimentação, entre outros.
Não se indisponha com outras faixas etárias – Certifique-se de oferecer benefícios competitivos que atraiam todas as faixas etárias. Por exemplo, convênio médico com ampla cobertura, programas de apoio ao bem-estar e a saúde e benefícios para aposentadoria. Se o seu negócio permitir horários flexíveis de trabalho, isso também pode ser considerado.
Conheça a sua força de trabalho – A sua empresa está localizada em uma área onde as pessoas tendem a buscar estilos de vida saudáveis? Adapte os benefícios de acordo com perfil dos colaboradores. Academias com desconto e amenidades para o bem-estar, por exemplo, são atrativos para os funcionários que gostam de cuidar da saúde.
Peça o feedback dos funcionários – A melhor maneira de garantir um pacote de benefícios adequado para a sua empresa é perguntando aos funcionários. Pesquisas podem ter resultados mistos, mas crowdsourcing (colaboração corporativa) é um fenômeno relativamente novo que ganhou popularidade. Semelhante a uma plataforma de revisão on-line como a Yelp, o crowdsourcing interno permite que as empresas coletem feedback dos funcionários de uma forma mais eficiente.
Teste seu pacote de benefícios – Outra maneira de avaliar o seu programa de benefícios é compará-lo com as ofertas de empresas de tamanho similar e do mesmo segmento. Os dados gratuitos para comparação de benefícios estão disponíveis por meio de empresas de consultoria privadas e associações empresariais.
Por Paul Wolfe, Vice-Presidente Sênior de Recursos Humanos do Indeed