Os RHs têm entendido o momento atual e já estão priorizando investimentos em ferramentas para solucionar seus principais desafios
A HR tech Ahgora realizou a pesquisa HR Innovation 2023, que chegou à terceira edição, apontando a adequação às legislações recentes como uma das grandes prioridades para os departamentos de Recursos Humanos em todo o país. Com novas normas entrando em vigor, a consolidação dos modelos de trabalho a distância e orçamentos enxutos, os investimentos foram direcionados para aquisição de tecnologias para registro e gestão de ponto, folha de pagamento e gestão de férias. 75,2% dos entrevistados destinaram suas verbas à aquisição de tecnologias para registro e gestão de ponto, seguida pela folha de pagamento (69%) e pela gestão de férias (45,3%).
A pesquisa revela que os orçamentos baixos geram dificuldade de contratar múltiplas ferramentas e tecnologias e, consequentemente, é necessário ter conhecimento do cenário para saber o que priorizar para investir, de forma que o projeto traga resultados para demandas mais urgentes. Para 41% dos profissionais de Departamento Pessoal entrevistados, a gestão de ponto e presença é o principal desafio.
Segundo Tatiana Zacheo, CMO da Ahgora, HR Tech responsável pela pesquisa, “os RHs têm entendido o momento atual e já estão priorizando investimentos em ferramentas para solucionar seus principais desafios. O RH 5.0 já está aí, e unir tecnologia e humanização é uma tendência cada vez maior”. Olhando para o contexto, fica evidente a necessidade de organizar o futuro do trabalho nos departamentos de RH. Isso significa compreender os movimentos que são feitos na gestão de pessoas, conhecer as necessidades dos colaboradores e adequar modelos de negócio.
A pesquisa também aponta que a contratação, adesão ou desenvolvimento de um LMS (Learning Management System) próprio foi outro desafio elencado pelos RHs que estão buscando atuar mais em T&D – treinamento e desenvolvimento. O recrutamento é outra das prioridades máximas dos gestores neste ano dentro do mercado, pois a rotatividade vem impactando as empresas.
A mudança na legislação trabalhista sobre o registro de ponto dos funcionários, determinada pelo Governo Federal no final de 2021 por meio da Portaria 671, foi outro tema da pesquisa, que mostrou muitas dúvidas sobre a adequação dos RHs à portaria por meio dos seus fornecedores de equipamentos e sistemas para registro e gestão de ponto. A metade dos respondentes (50%) alega que não está adequado, não está totalmente adequado ou não sabe se o seu RH está adequado à nova lei. Entre os demais, predomina a adequação por meio da categoria REP-A, com 23,7% das respostas.