Viver em um mundo cada vez mais plural como o nosso tem muitas vantagens. Uma delas está no fato de as pessoas poderem reivindicar o reconhecimento de suas identidades próprias, de uma forma mais aberta em relação ao que vivíamos em outros tempos. É fato que hoje vivemos uma grande diversidade cultural em nível global e falar em pluralidade é mostrar a intenção de compreender e estar conectado à sociedade atual.
Essa percepção embasa o novo posicionamento da marca Riachuelo, que trabalha com o propósito de transformar vidas através da moda há mais de 70 anos. E por que mudar? Porque são as pessoas que fazem as empresas pulsarem e se moverem.
Toda empresa quer estar perto do seu público, quer conversar com ele, entender as suas necessidades e atendê-las de uma forma assertiva. E isso só é possível quando existe uma verdadeira conexão. A Riachuelo criou essa conexão e hoje ela reflete as múltiplas identidades de seus consumidores.
Somos uma marca feita de pessoas e para pessoas. Nesse sentido, é importante acolher as observações de todos, de quem faz o produto, do colaborador que está na loja, dos clientes em qualquer um dos nossos canais, dos times das plataformas digitais que coletam uma infinidade de impressões dos usuários, ou seja, todos são relevantes.
Tudo isso faz parte do nosso novo posicionamento, que é o de seguir pessoas e não tendências. A Riachuelo vem acompanhando a evolução do comportamento de suas clientes e entendeu que não só os códigos da indústria de moda mudaram, mas os desejos e a maneiras como as pessoas consomem também evoluíram.
Notamos ainda que o que gera identificação e conexão são as pessoas, o que usam, o que as inspiram. Por isso, sentimos a necessidade de transformar a maneira como a marca explora as mudanças significativas desse universo, junto ao propósito de transformar vidas por meio da moda.
Novo mote
Com essa premissa, a empresa lançou este ano o mote “Riachuelo começou a seguir você”, mostrando que a marca acompanha as mudanças no comportamento da moda e que cada um pode viver e se expressar à sua maneira, inspirando outras pessoas neste caminho.
Com o intuito de influenciar em diversas frentes, a ideia não era apenas passar a mensagem de apoio para as mulheres, mas colocá-las como as verdadeiras protagonistas da empresa, investindo em escuta ativa para entender o que elas desejam vestir e mostrando que a Riachuelo acompanha as mudanças no comportamento da moda e não simplesmente as tendências de mercado.
A nova campanha de reposicionamento foi marcada pelo lançamento de música e clipe “Te sigo somando”, que contou com a participação ativa de clientes, especialmente na letra, e os talentos de três cantoras de estilos diferentes – Giulia Be, Malía e Simaria. Durante o hit, o mote “Riachuelo começou a seguir você” era destacado, mostrando que a marca segue as pessoas, suas histórias e estilos.
Isso tudo foi feito para mostrar que a empresa quer saber o que sua consumidora quer e precisa. Não à toa que a música cita “Queremos colocar em evidência os valores que realmente importam para nós e transformar a marca em um símbolo representativo do que a moda pode ser para cada um”. Este movimento é a consolidação de um longo trabalho para que a marca seja das pessoas e para as pessoas, por isso a mensagem central que conduziu todo o trabalho foi a “Riachuelo segue você”.
Dia das Mães
Como parte da nova tendência da marca, uma campanha especial de endomarketing foi criada para comemorar o Dia das Mães. Com o tema “Amor em Todos os Sentidos”, a ação relacionava a maternidade com os sentidos humanos e foi veiculada no Workplace da Riachuelo. Nos dias que antecederam a data, foram feitas publicações com essas menções, seguidas por ofertas especiais relacionadas ao sentido trabalhado, incentivando o uso do cupom para que os trabalhadores aproveitassem para presentear suas mães.
As coleções e ofertas para a data também foram postadas na plataforma, conforme virada do site, de forma a estimular o uso do cupom por parte dos colaboradores. No post sobre Olfato, por exemplo, divulgamos as novidades e descontos do setor de perfumaria; no post sobre tato e visão, as ofertas em roupas e acessórios; no post sobre audição, pedimos aos RCHLOVERS sugestões para uma playlist temática e divulgamos o setor de eletrônicos; no post do paladar, promovemos a linha de Mesa Posta e relacionados.
Foi uma campanha emocional e afetiva e que foi ao encontro da nossa linha de trabalho: A Riachuelo é uma marca feita por pessoas e para pessoas. Seguimos e nos inspiramos em pessoas, em suas histórias, em suas verdades. A liberdade de cada indivíduo é um dos valores da Riachuelo e seguimos comprometidos e a favor da igualdade. Sempre!
Por Mauro Mariz, diretor executivo de Gente, Gestão e Sustentabilidade da Riachuelo.