Imagine a maior e mais complexa operação da Ambev no Brasil, com um baixíssimo índice de produtividade e com um turnover que a fazia perder muitos funcionários ano após ano, além de perdas financeiras consideráveis. E como reverter esses indicadores e transformar essa operação em referência em produtividade e engajamento para as outras unidades da companhia?
Esse foi o desafio proposto pela Ambev para a Falconi, diante da cervejaria de Campo Grande, no Rio. A Falconi é uma consultoria para geração de valor por meio de soluções em gente e gestão com tecnologia, e fez um grande diagnóstico e um planejamento de trabalho, que teve como pilar a gestão de pessoas e a mudança de cultura. Como resultado, a operação atingiu a meta de produtividade um ano antes do estimado e a superou nos anos seguintes, chegando a 87% em 2019. A meta de redução do turnover foi alcançada dois anos antes do previsto, e atualmente se encontra em 2,16%.
Essa história de transformação é contada no livro “O Desafio do Impossível”, de Neuza Chaves e Viviane Martins, executivas da Falconi, a maior consultoria em gestão da América Latina. A obra relata os detalhes da avaliação profunda da situação e das dificuldades no atendimento às necessidades humanas, da identificação dos problemas, dos motivos de saída dos empregados e da elaboração de planos de ação para os diversos pontos de melhoria daquela operação da Ambev. O livro publicado pela Editora Gente nos formatos impresso e ebook será lançado no dia 12 de abril, mas já está disponível na pré-venda.
Tudo começou quando a Falconi foi chamada pela Ambev, há dez anos, para avaliar a situação de baixa produtividade. Na época, a Ambev estava em expansão global e batia recordes de investimentos. No entanto, as fábricas chamavam a atenção por seguirem na contramão, com produtividade baixa, alto turnover, e estimativas de perda financeira. A unidade do Rio de Janeiro foi então indicada para o piloto, já que se a solução funcionasse ali, na maior e mais complexa operação da Ambev, funcionaria nas demais unidades. Ao lado do Prof. Vicente Falconi, fundador da consultoria, as duas autoras compunham a linha de frente do projeto que se tornaria um dos mais bem-sucedidos de suas carreiras.
Para Neuza Chaves, senior advisor associada à Falconi, o desafio do trabalho estava além dos indicadores ruins. “Começamos nosso trabalho com a Ambev pela unidade que tinha o maior número de problemas não só internamente – como no restaurante, no vestiário, no treinamento de funcionários, mas também nos arredores com violência. Embora sentissem orgulho de trabalhar na Ambev, esses problemas estavam impactando o senso de pertencimento e autoestima dos colaboradores”, recorda. Para ela, foi a transformação – não só estrutural, mas cultural – que tornou esse projeto tão bem-sucedido e grandioso. “Queremos mostrar neste livro que o fator humano é determinante para qualquer negócio”, conta.
Viviane Martins, CEO da Falconi, lembra que o estímulo para escrever o livro foi, além do marco de dez anos do projeto, a urgência do tema. “O livro é o retrato da importância das pessoas, da sustentabilidade do ambiente de trabalho, da cadeia de fornecedores e do entorno para todas as empresas e como trabalhá-las gera resultados mais consistentes e longínquos”, diz Viviane. Segundo ela, enquanto o diagnóstico e planejamento estavam em curso, algumas ações já entravam em execução e os aprendizados eram colhidos, uma vez que todas as necessidades precisavam ser atendidas. “Compartilhamos no livro nosso processo de trabalho, que já utilizava a hoje tão em voga metodologia ágil de gestão, tornando essa história ainda mais atual”, lembra.