Investir na cultura empresarial psicologicamente segura irá garantir melhorias no desempenho do seu negócio com resultados sustentáveis a longo prazo. “É necessário perceber o quanto é importante criar ambientes em que os profissionais se sintam psicologicamente seguros para poder se expressar em grupos, onde se sintam valorizados e possam se engajar e contribuir ainda mais”, diz Veruska S. Galvão, psicóloga e fundadora do Instituto Internacional em Segurança Psicológica (IISP).
Times que trabalham em ambientes psicologicamente seguros desenvolvem relações de confiança mútua e abertura para a tomada de riscos interpessoais. “Isto resulta em um espaço que favorece a contribuição individual e impacta a performance coletiva e organizacional”, explica a psicóloga Patrícia Ansarah, precursora da segurança psicológica no Brasil.
Segundo as especialistas, o conceito de segurança psicológica envolve todos de uma organização, trata-se de uma responsabilidade coletiva para fazer acontecer. Desenvolver a segurança psicológica de times é um processo que requer um novo modelo de liderança e de trabalho em equipe.
Para apoiar as empresas, líderes e equipes que buscam criar um ambiente psicologicamente seguro, as psicólogas organizacionais desenvolveram um roteiro para que todos saibam por onde começar: