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Saiba como é o processo de admissão de funcionário online!

Redação Mundo RH
Por Redação Mundo RH
02/03/2022
1.1k Views
02/03/2022
Imagem: pressfoto

O processo de admissão de funcionário online tem ganhado relevância no setor de Recursos Humanos das empresas. Com a modernização das atividades automatizadas no mundo atual, admitir um colaborador ficou mais fácil e seguro.

Conteúdo
Como funciona a admissão de funcionário online?Por que digitalizar o processo de admissão?Redução de custosSustentabilidade Segurança dos dadosMelhoria da comunicaçãoE a documentação, como fica?Como implantar na minha empresa?

Como o setor de RH ganha com essa iniciativa? A sua rotina é otimizada, visto que menos tempo de trabalho é gasto para admitir trabalhadores. Isso porque o processo passa a ser realizado por meio de um software que atua segundo as legislações e normas a respeito do processo de admissão. 

Descubra o que há de mais relevante sobre o tema com a leitura desse artigo!

Como funciona a admissão de funcionário online?

A admissão online de funcionário, como o nome mesmo sugere, é realizada de forma digital. Os colaboradores enviam a documentação pessoal e os exames admissionais por meio de um software ou plataforma própria da empresa. 

Essa plataforma tem o objetivo de coletar, armazenar e processar as informações recebidas, transformando-as em um banco de dados dos colaboradores da empresa. 

Desta maneira, os gestores conseguem administrar e gerenciar todo o processo de admissão até que a pessoa seja integrada à empresa de forma híbrida ou remota. Tal funcionalidade é muito interessante visto que o modelo home office de trabalho tem se destacado no meio organizacional mais do que o formato presencial. 

Para saber mais sobre o processo de admissão digital, confira esse conteúdo sobre admissão online e offline. 

Por que digitalizar o processo de admissão?

A digitalização do processo de admissão de funcionário online é crucial para tornar ágil as etapas de admissão que antes demandavam mais tempo. Na forma convencional, admitir um colaborador conta com:

  • Recolhimento dos documentos pessoais; 
  • Preenchimento de formulários e outras etapas manuais — o que significa mais tempo realizando atividades burocráticas, que poderiam ser resolvidas de forma digital.

Em uma empresa com grande volume de trabalho crescente e mais de 50 pessoas, por exemplo, fazer a admissão, fechamento de folha e controle de ponto de forma manual, abre brechas para a sobrecarga de trabalho do gestor e o estresse no dia a dia. Além do mais, facilita o surgimento de falhas e erros no processo. 

Então, é possível deixar de lado essa rotina manual cansativa e torná-la mais produtiva e ágil através da tecnologia, ou seja, do software próprio para RH. Vejamos a seguir outras vantagens do processo de admissão do funcionário online:

Redução de custos

Com a admissão online os custos de contratação diminuem, no sentido de otimizar a escolha do candidato certo para a vaga e o formato exato da contratação: seja fixa ou temporária.

Com isso, a empresa consegue prever os custos de:

  • Preparar a entrevista com o candidato (equipamentos de videoconferência, conexão com a internet);
  • Tempo gasto em todas as etapas da admissão;

  • Custo em manter o software funcionando na empresa para realizar as atividades do setor de RH.

Além disso, não ter um monte de papéis em cima da mesa e converter tudo para o digital, é um avanço que promove organização, bem-estar e otimização do trabalho. 

Sustentabilidade 

Com menos papel para guardar e um sistema pronto para gerenciar, a organização se posiciona em prol da sustentabilidade. Dessa forma, evita-se a impressão documentos para admissão sem necessidade. 

Além de ser uma contribuição para o meio ambiente, minimizar o desperdício de materiais de uso comum gera menos desperdício de recursos e economia para a empresa. 

Segurança dos dados

Usando um software de admissão as informações ficam muito mais seguras e prontas para serem analisadas. Essa segurança já é prevista pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 

Isso garante a privacidade das informações inerentes à admissão de colaboradores e na gestão dos dados financeiros de cada um. 

Melhoria da comunicação

No processo seletivo convencional, a comunicação dos gestores e do candidato era demorada. Faltava tempo para dar um retorno a respeito da vaga em aberto — se foi preenchida ou não — o que aumentava a tensão e estresse na rotina do setor.

Com um software de admissão digital, é possível criar disparos de e-mails automáticos sobre as etapas do processo seletivo: 

  • Se o candidato não foi aprovado e porquê;
  • Para qual etapa o candidato passou, se aprovado;
  • Efetivação do processo: a integração do colaborador à equipe, o onboarding, etc.

Viu como a sua rotina ficará mais fácil a partir do processo de admissão de funcionário online? Veja a seguir mais informações sobre a documentação digitalizada. 

E a documentação, como fica?

Uma preocupação inerente aos profissionais de RH é se a legislação regulamenta o arquivamento e uso de dados digitalizados, bem como a admissão online. A resposta para essa questão é sim!

A medida provisória n.º 2.200-2 determina que a documentação digitalizada é permitida, sem prejuízos ou riscos da empresa sofrer algum processo trabalhista ao realizar a admissão online.

Nesse processo, a documentação é digitalizada em nuvem e acessada facilmente por líderes e gestores da empresa através de uma chave de acesso.  

Além disso, esses documentos precisam passar por validação, regulamentada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP). Isso é importante no caso da empresa precisar apresentar documentos para as autoridades trabalhistas, tornando o processo legalizado.

Como implantar na minha empresa?

Primeiramente, é preciso mapear as necessidades da empresa, definindo quais as melhorias a serem feitas no setor de RH. A partir disso, os gestores poderão escolher o software ideal para saná-las.

Quando o problema está em administrar as demandas da admissão, controle de ponto, desligamento, folha de pagamento, gestão de benefícios, etc, não se preocupe! A solução está em utilizar um software que vai otimizar essas atividades e gerar mais produtividade no seu setor. 

Na Convenia, a sua empresa conta com um software que otimiza as atividades que mencionamos anteriormente e muito mais. É possível escolher o plano mensal ou anual, conforme a necessidade da organização. A otimização proporcionada por uma solução como essa, gera maior produtividade  e resultados no setor  de RH.

Sobre a Convenia

A Convenia é uma HR Tech com soluções voltadas para otimização de tempo e custos das empresas. Nasceu há alguns anos, visando trazer alta tecnologia para o setor de RH, de forma acessível e prática.

Desde então, trabalha fortemente para que os produtos evoluam com os clientes, pois compreendem que, diminuindo o tempo gasto com rotinas operacionais, as empresas têm mais tempo para as pessoas.

Atualmente as soluções abrangem admissão digital, férias e departamento pessoal, onde você pode gerir todo seu time em um sistema em nuvem.

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