Adaptar os modelos de gestão também foi necessário, principalmente quando falamos de negócios ligados à agências de publicidade e marketing
Administrar pessoas de forma híbrida e/ou 100% remota é um desafio que precisa de planejamento para ser feito com sucesso, mas no caso das agências, que costumam prestar serviços e, por vezes até ficar alocado diretamente no cliente, é necessário implementar tanto a cultura interna, quanto o entendimento da característica de cada empresa.
Os processos de inovação e comunicação dentro das empresas passaram por transformações e aceleraram devido aos impactos da pandemia. Adaptar os modelos de gestão também foi necessário, principalmente quando falamos de negócios ligados à agências de publicidade e marketing.
Pensando nisso, Gabriel Lira, Diretor da GRUV, empresa de marketing e comunicação que pega conceitos emprestados das startups, nos quesitos: agilidade, trabalho horizontal e multidisciplinar e está presente em mais de 10 Estados e que foca na disrupção em suas entregas, listou algumas dicas para este processo.
“Entendo bem a dificuldade de gestão de pessoas em agências, hoje somos na GRUV 63 colaboradores e, damos a possibilidade de home office por alguns dias para os colaboradores. Em alguns casos, os clientes exigem um recurso alocado full time, então dificilmente temos o time completo. Para gerir o pessoal, de forma remota, temos algumas estratégias, que compartilho abaixo com vocês”, conta Gabriel Lira, Diretor da GRUV, agência sediada no Estádio Mané Garrincha, com vista para o gramado,
- Faça um bom onboarding: Ao funcionário que chega, é necessário explicar detalhadamente a missão, visão e valores da agência. Bem como metodologias, formações, repasses de conteúdos, além de, por mais que o executivo fique alocado no cliente, promover ao menos uma vez por mês um dia de trabalho na agência, para que tenha contato e familiaridade com equipe e cultura interna;
- Diálogo: É preciso conversar constantemente sobre as experiências de cada colaborador e ver como está se saindo. Uma papo mais pessoal, com feedback mútuo, para que a experiência seja clara e positiva, fazendo com que todos fiquem na mesma página. Em alguns casos, vale até rodar uma pesquisa interna para os colaboradores sobre clima organizacional e saber do que sentem falta, ou o que valorizam, para ser um balizador das ações;
- Reuniões de Alinhamento: Faça reuniões de alinhamento, de no máximo, 30 minutos por semana para alinhar os objetivos e expectativas para aquela semana. Mais que isso, normalmente perde-se o foco. No caso do colaborador alocado na empresa, pode ser remoto também, o que importa é o momento para proporcionar o direcionamento adequado;
- Incentivo ao Aprendizado: Nas agências, normalmente os recursos são criativos, sejam elas de quais ramos for. Por isso é importante incentivar os colaboradores a buscarem referências, dar bolsas de estudo, livros e cursos na área que buscam aprimorar;
- Organização: Dentro deste escopo, é considerada toda a criatividade dos profissionais. Eles ficam livres para criar, pegar referências, montar cases. Já a Organização entra em relação ao Drive/Pastas/Arquivos, afinal de contas, é o tipo de conteúdo que envolve toda a agência e é necessário ter as informações organizadas para elaborar os relatórios que vão aos clientes.“Na GRUV há um lema que definimos “Caórdico”, que é a mistura de CAOS com ORDEM. É exatamente isso que nos faz manter as rédeas”, finaliza Lira.