O ambiente corporativo é cada vez mais competitivo. Seja para profissionais recém-formados ou aqueles com anos de experiência, é preciso buscar alternativas para conseguir superar a concorrência.
Isso faz com que os colaboradores procurem por caminhos de capacitação profissional, mas com tantas opções disponíveis, fica difícil escolher aquele que realmente possa fazer a diferença.
Uma área que pode contribuir positiva e poderosamente para a carreira desses colaboradores é o marketing pessoal, com ensinamentos, estratégias e técnicas que os proporciona crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional.
Aprenda melhor o que é o marketing pessoal, como ele pode ajudar na carreira e na vida e quais são os benefícios de investir nessa metodologia.
O que é o marketing pessoal?
É um conjunto de estratégias que tem como objetivo potencializar suas características pessoais e profissionais, de modo a passar uma imagem melhor para o mercado.
Pode-se considerar que o conceito de marketing pessoal seja uma evolução da autoajuda, já que as técnicas derivam entre as áreas intelectual, econômica, emocional e espiritual e visam criar uma melhor imagem para as outras pessoas e empresas.
O processo não tem por finalidade estabelecer um perfil ou uma identidade falsa, mas sim destacar os aspectos que são mais relevantes a respeito da pessoa e do trabalho que ela realiza.
Além disso, o intuito é desenvolver habilidades importantes para a vida corporativa, como liderança, percepção, convívio pessoal e carisma.
Quando as técnicas tiverem sido postas em prática, quem as aplicou passará a ser percebido como uma referência, seja em sua área de atuação profissional ou mesmo sob o viés pessoal.
Com as estratégias certas de marketing pessoal, é possível se destacar perante a concorrência, não importa qual seja o seu ramo de atuação ou mesmo o tempo de experiência no mercado.
Ao desenvolver essa habilidade, o colaborador conseguirá iniciar e manter relacionamentos profissionais e pessoais saudáveis com outras pessoas, como amigos, colegas, colegas de trabalho, diretores, gestores e até mesmo familiares.
Quem pode aplicar o marketing pessoal na vida?
Todas as pessoas! Não existe restrição de idade, formação acadêmica, ocupação profissional ou qualquer outro impeditivo para o aprendizado e aplicação de tais técnicas.
Muitas celebridades aplicaram e aplicam os conceitos de marketing pessoal em suas carreiras, como Michael Jordan, Oprah Winfrey, Donald Trump, David Beckham, Ellen DeGeneres e outras, e o sucesso dessa decisão é evidente.
Isso, porém, não quer dizer que sua aplicação seja restrita às celebridades. É bem provável que você conheça alguém que é referência de mercado em determinada área, e tal pessoa pode ser um exemplo de sucesso do marketing pessoal.
Como trabalhar o marketing pessoal?
Através da aplicação contínua dos conceitos que o formam. Assim, o desenvolvimento será constante e os resultados tendem a ser os melhores possíveis na vida dessa pessoa.
Existe todo um planejamento para que seja possível executar o marketing pessoal, assim como quando uma empresa investe em estratégias de marketing para que consiga divulgar seus produtos e serviços.
É importante ressaltar que o marketing pessoal não consiste apenas de uma ação, mas sim de um conjunto de hábitos e costumes que devem ser aplicados continuamente.
Se você deseja melhorar o seu marketing pessoal, as seguintes iniciativas são recomendadas para mudar sua mentalidade e trabalhar pontos fundamentais na vida:
1 – Participe de eventos em sua área
Se você deseja se destacar profissionalmente, é de suma importância marcar presença em eventos que sejam ligados à sua área de atuação, onde é possível criar relacionamentos profissionais que podem lhe considerar como uma referência no futuro.
Quando souber que haverá algum evento do tipo, participe e promova-o em suas mídias sociais. É possível até mesmo conseguir parcerias profissionais com esse tipo de iniciativa.
2 – Cuidado com as suas redes sociais
É claro que você ainda terá liberdade para compartilhar conteúdos pessoais em suas redes sociais, mas elas devem ser vistas como uma oportunidade de ouro para vender a sua imagem.
Cabe aqui uma observação especial para o LinkedIn, que é uma rede estritamente profissional, onde você pode compartilhar conteúdos interessantes e relevantes sobre a sua área de atuação e, assim, se mostrar como um verdadeiro conhecedor do assunto.
Porém, ainda assim, cabe analisar bem o que é compartilhado em suas redes sociais, de modo a não fugir do objetivo proposto.
3 – Compartilhe seus conhecimentos em um blog
Blogs são ferramentas sensacionais para oferecer seus conhecimentos, insights e ideias para o público. Comece um blog e crie conteúdos relevantes, realmente capazes de chamar a atenção da audiência.
Quanto mais valor você gerar para seus leitores, melhor será a imagem transmitida em sua área de atuação.
4 – Invista nas soft skills
Você já ouviu falar em soft e hard skills? Esses são dois grupos de habilidades fundamentais para quem deseja trabalhar seu marketing pessoal.
As hard skills são as habilidades técnicas, como as obtidas em faculdades, cursos e com a vivência profissional, enquanto as soft skills são as habilidades comportamentais, como atitude, capacidade de resolver problemas, comunicação, motivação e pensamento crítico.
Quando se imagina o estabelecimento de uma referência em determinada área, as hard skills são as mais lembradas, mas sem as soft skills, é quase impossível atingir esse patamar. Invista em ambas e colha os bons frutos dessa decisão.
5 – Procure se especializar constantemente
Conhecimento nunca é suficiente. Sempre há coisas novas a aprender, processos a melhorar e metodologias a complementar para se tornar um profissional mais completo, e isso tem um peso muito grande no marketing pessoal.
Nunca fique parado. Seja uma nova graduação, uma pós-graduação, um curso técnico, profissionalizante ou até mesmo através de livros ricos em conteúdo, aumente sua biblioteca de conhecimentos sempre que puder e mantenha a constância no crescimento.
Esteja melhor preparado para o mercado corporativo!
Reuniões, projetos, decisões, atitudes, escolhas… Há muitos pontos envolvidos na carreira corporativa, e quem deseja estar em uma posição de destaque precisa buscar o desenvolvimento diário.
O marketing pessoal é um ótimo caminho para se alcançar esse patamar, já que pode trazer resultados palpáveis e, felizmente, ainda não é utilizado por tantas pessoas, o que faz com que a diferença seja mais visível.
Aproveite a oportunidade e comece a se capacitar hoje mesmo, seja através de eventos, presença nas redes sociais, compartilhamento de conhecimentos ou realização de cursos online para aprender mais. Acredite: isso pode fazer toda a diferença, positivamente, em sua carreira.