Carreira

Satisfação profissional plena não depende de remuneração, mas sim de propósito

Atualmente as equipes de Recursos Humanos entendem que há profissionais que são grandes talentos e que talvez estejam posicionados em lugares inadequados

Um dos maiores problemas relacionados ao ambiente de trabalho é a satisfação profissional. As pessoas desejam saber como podem ser felizes atuando em suas posições, mas existem muitos cenários em que uma pessoa não está mais feliz ou à vontade no emprego atual.

Apesar de ocuparem um bom cargo e terem remuneração adequada, muitas pessoas ainda podem se sentir insatisfeitas com o que estão fazendo. No entanto, não existe uma fórmula pronta para solucionar essa questão. Vale lembrar que satisfação não está relacionada a dinheiro: embora o salário não seja ruim, muitos ainda estão infelizes na profissão. Nesses casos, o ideal é avaliar se talvez não seja hora de mudar de carreira.

Também existem as insatisfações temporárias, que podem ser causadas pelo ambiente, pela equipe ou até mesmo algum momento que a empresa esteja passando, por essa razão é importante avaliar. Uma conversa com gestores sobre mudança de área, cargo e atividade também pode fazer bem.

Atualmente as equipes de Recursos Humanos entendem que há profissionais que são grandes talentos e que talvez estejam posicionados em lugares inadequados. Às vezes, dentro da própria empresa existem outras posições que fazem mais sentido. É fundamental não ter medo de procurar novas oportunidades no local onde trabalha, mas se for necessário, não há problema algum em buscar um caminho em uma nova empresa.

Nesse sentido, vale apostar em novos desafios. Quanto maior for o seu desafio, maior é a possibilidade de mostrar o seu valor e a sua competência. Para isso, também é necessária uma palavra que está na moda, que é propósito, a razão pela qual você faz aquilo que você faz.

Existem dois elementos fundamentais para estar satisfeito no trabalho, o propósito que te move e os desafios que você vai ter pela frente. Se você não sabe o seu propósito e quais são os desafios, provavelmente terá insatisfação com a sua carreira.

Atualmente há diversas formas e métodos que ajudam a encontrar esses fatores, e a melhor parte é que quando você os encontra, as coisas passam a fluir com mais naturalidade. Quando existe o sentimento de ser o melhor momento profissional, ao acordar feliz para trabalhar e quando os dias passam mais rápido, é nesse momento que você teve propósito ou, em outras palavras, encontrou motivo para fazer aquilo que você fez o dia inteiro.

É ideal lembrar que o mais importante não é os outros acreditarem em você, é você acreditar em si mesmo.  É necessário encontrar o motivo que faz você levantar todos os dias para fazer aquilo que você quer. Por isso os desafios e os objetivos são fundamentais para que você tenha uma plena satisfação profissional.

Alexandre Slivnik é reconhecido oficialmente pelo governo norte americano como um profissional com habilidades extraordinárias (EB1).

Botão Voltar ao topo