A pandemia de Covid-19 trouxe com ela inúmeros desafios, um deles foi preservar a saúde mental do trabalhador, segundo dados da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, em 2020 foram mais de 576 mil afastamentos, uma alta de 26% em relação a 2019. Já a Organização Mundial da Saúde (OMS), reforça que o ambiente de trabalho saudável é aquele em que empregados e gestores contribuem ativamente para a promoção e a proteção da saúde, da segurança e do bem-estar de todos.
Pensando principalmente nesse cenário, empresas passaram a oferecer e intensificar, além dos benefícios tradicionais, os que podem ajudar os colaboradores a preservarem a saúde mental e o bem-estar emocional.
Listamos aqui empresas que investem nisso no ambiente de trabalho:
A Sinch , líder global em comunicação em nuvem, que aproxima empresas e pessoas com ferramentas de comunicação automatizada e humanizada em larga escala, possui iniciativas que visam o bem-estar dos colaboradores, com a realização de palestras com especialistas sobre inteligência emocional e saúde mental, além do Happy day, data dentro do mês do aniversário do colaborador para ele tirar uma folga e curtir com família e amigos; Apoio Pass, serviço oferecido ao colaborador e seus familiares com orientações de profissionais especializados em diversas áreas como psicologia, jurídica, financeira e social, e o Gympass, aplicativo de atividade física, meditação e yoga.
A Intelipost , plataforma líder em gestão de fretes no Brasil, também conta com um projeto voltado para o bem-estar dos colaboradores. Uma das iniciativas é um dia livre de reuniões, todas às quartas, para que os colaboradores possam se organizar melhor e dedicar tempo em atividades que exigem maior concentração, o que gera impactos positivos para a empresa, que pôde observar melhorias nas entregas.
Além do day off de aniversário, um dia de folga em algum dia do mês de aniversário, há também uma short friday mensal, que consiste em um dia com uma carga horária menor de trabalho para que as pessoas possam realizar outras atividades que necessitam ou tirar um tempo para si. O expediente reduzido ainda é concedido nos aniversários dos filhos e enteados dos funcionários.
Na Mundiale , empresa referência em conversational commerce e experiências digitais, os funcionários têm acesso a uma série de projetos acerca dessa agenda: além de um time de psicólogas que atendem a um preço bem abaixo do mercado, a empresa disponibiliza, gratuitamente, aulas quinzenais de Yoga e Tai Chi Chuan, conteúdos e trilhas do conhecimento sobre assuntos referentes à saúde emocional. Em conscientização à campanha “Setembro Amarelo”, a cada semana do mês, a empresa divulgou um vídeo gravado por uma psicóloga diferente com temas, identificados ao longo do ano, que estão presentes e interferindo na qualidade de vida da equipe.
Enquanto a fintech de crédito educacional e meio de pagamentos para as escolas, Provi , disponibiliza um médico para tratar com os colaboradores exclusivamente sobre a saúde mental. Além de também realizar ações internas para divulgar os atendimentos terapêuticos disponíveis para os funcionários e orientar os gestores a darem suporte ao time sempre que necessário.