Boas práticas

Saúde, segurança e trabalho remoto dominam premiados pela ABRH-SC

O Prêmio Ser Humano selecionou 48 cases

 A categoria Gestão de Pessoas – Administração do Prêmio Ser Humano 2018, promovido pela ABRH-SC, teve seis trabalhos selecionados pelo júri. Com foco na otimização de recursos e competitividade, as empresas premiadas apresentaram programas na área de saúde, segurança do trabalho e home office. Os vencedores de cada categoria serão revelados na cerimônia de premiação, que acontece em Itajaí no dia 22 de novembro, juntamente com a entrega do primeiro Prêmio Personalidade RH.

Na Whirpool, Tupy e Orbenk, todas de Joinville, a saúde foi o foco em ações de prevenção. Com maior interação entre as áreas de medicina do trabalho e ergonomia, além da implantação de uma metodologia pro ativa a Whirpool chegou a um real entendimento da demanda de entrega de atestados, adotou ações proativas e reduziu quase pela metade os dias de atestados. Na Tupy, o Espaço Saúde Tupy – EST, inaugurado em janeiro de 2017, atende mais de 11.000 beneficiários por ano, com aproximadamente 130.000 procedimentos, entre consultas eletivas, consultas de pronto atendimento, exames, consultas e sessões de fisioterapia.

A segurança do trabalho também é destaque na área de saúde. Na Elian, de Jaraguá do Sul, o programa Setor Comprometido com a Segurança investe na cultura de segurança com foco em acidente zero. Desde a implantação do programa, os índices de segurança reduziram significativamente, diminuindo os acidentes de trabalho em 73,33%.

Enfrentando os desafios da competitividade, em meio à crise econômica, e buscando melhorar as condições de trabalho, duas empresas apostam no trabalho na modalidade de “Home Office”. Na Sutherland Brasil, o projeto Work From Home, implementado gradativamente aos colaboradores da empresa em Itajaí ao longo de 2017, conseguiu reduzir 80% dos gastos operacionais, sem comprometer as equipes e a entrega dos resultados aos clientes. Hoje, trabalhar de casa é mais do que um benefício apreciado pelos colaboradores, é um novo modelo de gestão.

Na Fundação Pró-Rim, que possui há mais de 20 anos um setor de Call Center responsável por 50% de seu faturamento através de doações, 48 dos 120 operadores de telemarketing participam de um projeto piloto de trabalho remoto. Além do aumento em 16,56% na produção dos operadores, o programa conseguiu bons índices de redução do absenteísmo e turnover, além da redução de custos de transporte, alimentação e uniformes.

O Prêmio Ser Humano, promovido pela ABRH-SC (Associação Brasileira de Recursos Humanos Seccional Santa Catarina), selecionou 48 cases nas categorias Acadêmico, Administração, Desenvolvimento, Jovem e Sustentabilidade. “O Prêmio Ser Humano se consolidou como instrumento de valorização das melhores iniciativas dedicadas ao desenvolvimento das pessoas dentro e fora das organizações, assim como de estímulos ao pensamento criativo e identificação de novos talentos.”, afirma Paulo Sérgio de Souza Correa, presidente da ABRH-SC.

 

 

 

Artigos relacionados

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios